04. Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG)
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2947
Os trabalhos que compõem as coleções desta comunidade pertencem à produção científica da antiga Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG) da UFRPE entre os anos de 2018 e 2019.
Para ter acesso à produção acadêmica da Universidade Federal do Agreste Pernambucano (UFAPE) a partir de 2020 CLIQUE AQUI.Navegar
2 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Avaliação de impacto ambiental (A.I.A.) da nascente do Bom Pastor UFRPE - UAG(2018-08-15) Torres, Karlla Grazielle Bernado; Dill, Paulo Roberto Jaques; http://lattes.cnpq.br/4253323933047125; http://lattes.cnpq.br/2806685764906203A Avaliação de Impacto Ambiental (A.I.A.) é um dos instrumentos da Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA), introduzida no Brasil por meio da Lei nº 6.938/1981, sendo composta por várias etapas que pretendem assegurar uma avaliação dos possíveis impactos ambientais que uma determinada atividade ou empreendimento possa gerar, além disso, contribui nas futuras tomadas de decisões para atividades com potencial poluidor/degradador do meio ambiente. Esta monografia tem como objetivo avaliar os impactos ambientais nas nascentes do córrego do Bom Pastor, localizada em Garanhuns – Pernambuco, segundo a metodologia quantitativa da matriz de Interações proposta por Leopold e adaptada por Rocha (1997), e assim recomendar medidas mitigadoras e compensatórias. Nesta, foram realizados 107 cruzamentos entre as ações propostas e os fatores ambientais, onde foram atribuídas notas de 1 a 10, para Magnitude e Importância. Os fatores ambientais quantificados foram características físicas e químicas da terra, características físicas e químicas da água, características físicas e químicas da atmosfera, características físicas e químicas dos processos, condições biológicas da flora, condições biológicas da fauna, fatores culturais usos do território, fatores culturais recreativos, fatores culturais estéticos e de interesse humano, fatores culturais: nível cultural, fatores culturais: serviços e infraestrutura e relações ecológicas. O fator com maior grau de deterioração encontrado foi “fatores culturais estéticos e de interesse humano” apresentando valores de 38,90% de Magnitude e 59,72% de Importância. O grau de deterioração da nascente é de 37,99%. A partir desse valor foram recomendadas as medidas mitigatórias e compensatórias a fim de buscarem-se melhorias.Item Maquete temática: deterioração dos recursos hídricos(2019-02-14) Moraes, Guilherme Souza de; Dill, Paulo Roberto Jaques; http://lattes.cnpq.br/4253323933047125; http://lattes.cnpq.br/0640280937337680A falta de saneamento básico é um dos maiores problemas infraestruturais do Brasil. Praticamente metade da população não tem saneamento básico de qualquer tipo. Os prejuízos são sentidos por todos, mas alguns números demonstram desigualdades: as crianças são as mais afetadas em termos de mortalidade; o Norte e o Nordeste são as regiões com piores índices de assistência; a população rural é a mais marginalizada. Rios, praias e ruas são frequentes destinos. A maioria dos tipos de fossas polui, porém a poluição não é facilmente observável, já que vai para o subterrâneo, para o lençol freático. Os lençóis freáticos alimentam rios e reservatórios. Dessa forma a qualidade de água que sai de uma nascente pode influenciar a qualidade da água dos reservatórios. Simultaneamente, existem soluções que podem ser empregadas na zona rural para o tratamento de resíduos de esgoto. Uma das soluções é o modelo denominado Tratamento de Efluentes Caseiros de Rocha (2001), que é um tipo de fossa ecológica onde os dejetos são fermentados e mineralizados e plantas absorvem os minerais e a água. No entanto, para aplicação dessa tecnologia, a população da zona rural precisa conhecer e compreender a importância dela, o que pode se dar através da Educação Ambiental ou da Extensão Rural. Este trabalho teve como objetivo elaborar uma maquete temática que pudesse auxiliar alunos a compreenderem o funcionamento da tecnologia, comparando-o com um sistema rudimentar de esgotamento sanitário (sumidouro). A maquete temática reproduziu esses dois modelos de esgotamento sanitário e obteve boa percepção dos alunos quanto a diferença na qualidade da água. A maquete temática pode ser, portanto, trabalhada em turmas de Educação Ambiental para demonstrar a contaminação dos recursos hídricos através do sistema de esgotamento sanitário.
