04. Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG)
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Os trabalhos que compõem as coleções desta comunidade pertencem à produção científica da antiga Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG) da UFRPE entre os anos de 2018 e 2019.
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2 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Análise do tratamento dado à gramática em um livro didático de 3° ano do ensino médio(2019-07-26) Soares, Maria Fernanda; Santos, Eudes da Silva; http://lattes.cnpq.br/8701527300251171Esta pesquisa teve por objetivo analisar como é tratado o ensino de gramática em um livro de terceiro ano do ensino médio, identificando qual o tipo de gramática é trazido no Livro Didático (LD), visto que o último ano do Ensino Médio é entendido como decisivo na vida dos estudantes. A análise foi realizada através de um mapeamento do suporte, e três atividades ofertadas no LD foram escolhidas para serem observadas como o ensino de gramática está disposto, respectivamente da primeira e segunda unidade, porque a terceira e quarta não apresentam gramática, mas Análise linguística que é conceituada por Mendonça (2006). As noções de gramática apresentadas nessa pesquisa que deram embasamento para as análises foram de Travaglia (2009). As discussões sobre o ensino de gramática na escola foram embasadas nos textos de Possenti (2012), Vieira (2013, 2018) e Brasil (1998). A metodologia utilizada foi uma análise qualitativa dos autores Córdova & Silveira (2009) e Flick (2009), além de qualitativa essa pesquisa foi de cunho documental conceituada por Lüdke e André (2012). E por fim compreendeu-se que a gramática normativa é a mais utilizada em sala de aula, sendo interessante observar que a utilização dos gêneros textuais como base para o seu ensino tornando-a de fácil compreensão no processo de ensino aprendizagem.Item Restrições modo-temporais em sentenças introduzidas pelos advérbios antes e depois encaixadas pelo complementizador Que(2019-11-21) Silva, Joelma Sobral da; Lima, Rafael Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/8700226970298080; http://lattes.cnpq.br/5798864882238240O presente trabalho tem como escopo o estudo do sintagma verbal (VP) e sua relação com os advérbios antes e depois em orações encaixadas pelo complementizador que. Nesta acepção, procuramos descrever e analisar as restrições relacionadas às desinências modo-temporais em estruturas como: / A advogada respondia antes que o juiz interrogasse. / e / O músico tocará depois que ela pedir. Para tanto, utilizamos o quadro teórico da Teoria Gerativa para um embasamento na análise dos dados bem como o seu aparato metodológico. (CHOMSKY, 1993;1995; LIMA, 2006; 2010; CINQUE, 1999; ROCHA & LOPES, 2015; KENEDY, 2003; 2015; 2018; MIOTO & KATO, 2009). O estudo do tema se faz necessário para uma maior compreensão de fenômenos linguísticos relacionados à flexão modo-temporal de verbos no português brasileiro (PB). Procuramos defender a hipótese de três variáveis que influenciam nestas restrições, o valor aspectual, o valor modo- temporal e a interferência da relação dos advérbios antes e depois nas restrições modo-temporais. Tais restrições foram observadas na correlação entre o modo indicativo da oração matriz em correlação com o modo subjuntivo da oração encaixada. Para a análise dos dados, recorremos as nossas intuições de falantes nativos do PB e aos testes de aceitabilidade com falantes nativos, os quais apresentaram indícios que atestaram as hipóteses aqui apresentadas.
