04. Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG)

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Os trabalhos que compõem as coleções desta comunidade pertencem à produção científica da antiga Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG) da UFRPE entre os anos de 2018 e 2019.

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    Educação do campo: repensando a prática pedagógica na escola do Campo Reunida Olindina Barros no município de Jucati - PE
    (2019) Conceição, Raiane da Silva; Costa, Caetano De' Carli Viana; http://lattes.cnpq.br/1659373322351561; http://lattes.cnpq.br/5858724929412884
    O presente artigo discute sobre a Educação do Campo, enquanto luta dos movimentos sociais, de enfrentamento a hegemonia epistemológica dos conhecimentos, que instauram-se nas práticas pedagógicas nas Escolas do Campo (SANTOS, 2002; MOLINA & MOURÃO SÁ, 2012; CALDART, 2003, 2012). Alicerçando-se na metodologia estudo de Caso Alargado, buscamos responder, como desenvolver uma proposta pedagógica para a escola do campo, que atenda as especificidades educacionais dos sujeitos envolvidos, para objetivar tal resposta, tivemos como objetivos de pesquisa, analisar o caso da escola do campo Reunida Olindina Barros, especificamente, verificar as problemáticas que pairam sobre o território educativo, apontar possibilidades para transições pedagógicas, e realizar um processo de intervenção pedagógica na escola em tela, iniciou no ano de 2017 e perdurou até 2019, com a imersão direta no campo escolar com duração de quatro meses, realizando observação participante, uma entrevista em profundidade, diagnose do território e uma intervenção em uma turma do 4º Ano do Ensino Fundamental. Tivemos como principais resultados, discussões sobre algumas categorias que direcionam a escola para um processo de urbanização; sobre a prática pedagógica estudada, a mesma se direciona para hegemonia de saberes graças o sistema que busca unificar tal processo, entretanto, existem vetores da Educação do campo que se sobressaem na prática pedagógica; e no que concerne o projeto de intervenção pedagógica, a temática agroecologia emergiu a partir do território educativo, assim, os diferentes sujeitos envolvidos na pesquisa puderam comumente refletir e atuar criticamente, promovendo-se assim, a vivacidade da educação do campo. Concluímos que a pesquisa trouxe grandes contribuições, proporcionada pela dialogicidade intercultural entre a professora, pesquisadores, comunidade e alunos, na realização da horta escolar agroecológica, e assim, promovendo confronto a hegemonia de saberes que se instauram nas práticas pedagógicas.
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    O Programa Nacional de Alimentação Escolar, a Produção Animal Agroecológica e Agricultura Familiar: desafios para a assistência técnica e extensão rural
    (2019-07-15) Torres, Ana Fabíola Araújo; Andrade, Horasa Maria Lima da Silva; http://lattes.cnpq.br/4314101991387960; http://lattes.cnpq.br/9448187873363407
    Este trabalho teve o intuito de abordar o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), objetivando caracterizar o programa de compra de alimentos da agricultura familiar, o PNAE, e os desafios para a compra da produção animal dos agricultores familiares por este programa, além de reflexões na perspectiva da Agroecologia. Como metodologia foi utilizada a revisão de literatura considerando quatro áreas temáticas: IO Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); II- A Agricultura Familiar; IIIAgroecologia e Agricultura Familiar e IV- Produção Animal Agroecológica. Além disso, foi entrevistado um grupo de técnicos e extensionistas rurais a fim de investigar a percepção dos mesmos sobre os desafios para a aquisição da produção animal dos agricultores familiares pelo PNAE. Conclui-se que esse tema proporcione um aprendizado sobre a temática, em relação aos alimentos que estão sendo levado para as escolas, e como é importante para a segurança alimentar termos produtos de qualidade. Como estes programas de aquisição alimentar vêm beneficiando agricultura familiar, pois com isso os agricultores podem investir em suas propriedades; outro ponto que ficou bem evidenciado é a introdução de animais na agricultura familiar, a criação agroecológica que vêm possibilitando recursos financeiros para estas famílias. Além de adquirir conhecimento sobre os programas desenvolvidos pelo governo federal e como estes vêm transformando a realidade de muitos agricultores, empreendedores rurais entre outros.