Licenciatura em Matemática (Sede)
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Siglas das Coleções:
APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Item Domínios com Fatoração Única em Ideais(2019-01-10) Soares, Matheus Nunes; Guedes, Gabriel Araújo; http://lattes.cnpq.br/6087142765405339; http://lattes.cnpq.br/3706962639781669The following work is a study on integral domains that are not UFD, but are Dedekind Domains, in other words, the elements of the domain do not have unique factoration but your ideals have it. The principal objective is proof that the quadratic ring Z[√-5] is Dedekind domains but not UFD.Item Introdução à Álgebra Comutativa: um estudo sobre tensores e sequências exatas(2019-12-19) Silva, Ewellyn Carolaine Rodrigues da; Santos, Danilo da Nóbrega; http://lattes.cnpq.br/8573173492661145; http://lattes.cnpq.br/3968960981175158The objective of this work is to present and demonstrate some basic results about Modules, emphasizing their application in Exact Sequences and in the construction of Tensor Product. Furthermore we have shown some examples to make these concepts easier to understand.Item Uma jornada aos sistemas inversos de Macaulay, anéis Gorenstein e às propriedades de Lefschetz(2025-02-10) Chagas, Henrique Bernardino das; Silva, Thiago Dias Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7439995985621562; http://lattes.cnpq.br/0484636024237139Este trabalho apresenta um estudo sobre anéis artinianos Gorenstein e suas propriedades, com foco nas conexões com a Propriedade de Lefschetz e os Sistemas Inversos de Macaulay. Inicialmente, são introduzidas as teorias dos anéis, álgebras e módulos, fundamentais para a compreensão dos resultados mais avançados. Em seguida, é discutida a construção dos sistemas inversos de Macaulay, ferramenta chave para o desenvolvimento da teoria dos anéis Gorenstein. O trabalho culmina com a exploração das Propriedades de Lefschetz, tanto em sua forma fraca quanto forte, enfatizando suas características singulares. Os resultados obtidos contribuem para uma melhor compreensão da álgebra comutativa.