Licenciatura em Matemática (Sede)
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Item Bingo Pitagórico: um recurso didático para o estudo do teorema de Pitágoras com estudantes surdos(2024-03-07) Oliveira, Izadora Matilde de; Espíndola, Elisângela Bastos de Melo; Marques, Rafael Emil Korossy; http://lattes.cnpq.br/7531969835893918; http://lattes.cnpq.br/0367382856462792; http://lattes.cnpq.br/6855272795384830Esta pesquisa tem por objetivo analisar o uso do “Bingo Pitagórico” como recurso didático para promover a compreensão de estudantes surdos do 1º ano do Ensino Médio sobre o teorema de Pitágoras. Para isso, tomamos como suporte teórico pesquisas sobre o ensino de Matemática para surdos. A pesquisa foi realizada com 12 participantes surdos, estudantes de uma escola pública em Recife–PE. A produção dos dados ocorreu em três etapas. Na primeira, realizamos uma diagnose sobre as dificuldades dos estudantes em Matemática e sobre especialmente o teorema de Pitágoras. Na segunda, visamos explicar como calcular a medida de um dos lados do triângulo retângulo a fim de preparar os alunos para o uso do jogo. Na terceira etapa, aplicamos um questionário para os alunos opinarem sobre as atividades que foram realizadas nas etapas anteriores. Os resultados indicam que os alunos tiveram um bom desenvolvimento na compreensão do teorema de Pitágoras, com a realização do jogo. O que nos revela pistas sobre a necessidade de mais pesquisas sobre jogos e outros recursos didáticos para o ensino de Matemática para pessoas surdas, nos anos finais do Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio.Item Estágio supervisionado: uma experiência sobre história em quadrinhos para o ensino de Matemática(2021-07-24) Moura, Vitória do Nascimento; Espíndola, Elisângela Bastos de Melo; http://lattes.cnpq.br/0367382856462792; http://lattes.cnpq.br/9675955170404701As histórias em quadrinhos têm sido utilizadas com fins pedagógicos em diversas áreas do conhecimento. Neste trabalho objetivamos analisar como licenciandos em Matemática apreendem as histórias em quadrinhos (HQs) para o ensino de Matemática, após uma oficina voltada para sua formação docente sobre este tema. Desenvolvemos a pesquisa com estudantes da licenciatura em matemática da Universidade Federal Rural de Pernambuco, em particular na disciplina de Estágio Supervisionado II (ESO II), durante o Período Letivo Excepcional 2020.4, vivenciado na modalidade de ensino remoto, devido à pandemia de COVID19. Em um primeiro momento, 10 licenciandos responderam a um questionário que buscou levantar o conhecimento prévio deles sobre HQs. Durante duas aulas síncronas do ESO II foi oferecida uma oficina sobre HQs e o uso da plataforma Pixton. Por fim, retomamos em uma outra aula para verificar as atividades elaboradas pelos licenciandos envolvendo HQs para o ensino de conteúdos matemáticos. Como resultados, apresentamos três HQs construídas pelos licenciandos: uma sobre o Teorema de Pitágoras e triângulos na geometria, outra sobre funções e a última intitulada Função Exponencial em Tempos de Pandemia.Item Função quadrática e área máxima de retângulos em livros didáticos do ensino médio: contextualizações e praxeologias matemáticas(2019-07-24) Santos, Jeandson Moura dos; Espíndola, Elisângela Bastos de Melo; http://lattes.cnpq.br/0367382856462792; http://lattes.cnpq.br/5729531258133392Este trabalho, tem por objetivo identificar os diferentes tipos de contextualizações e a praxeologia matemática de situações-problema envolvendo Função Quadrática e Área Máxima de Retângulos. Como referencial teórico nos norteamos por estudos sobre os diferentes tipos de contextualização para o ensino de Matemática e na Teoria Antropológica do Didático. Nos procedimentos metodológicos foram consultados oito livros didáticos do 1° ano do Ensino Médio. As categorias de análise foram quatro tipos de contextualização: matemática, no cotidiano, interdisciplinar e histórica. Os resultados apresentados são referentes ao levantamento nos livros didáticos sobre a introdução do capítulo, as atividades resolvidas e as atividades propostas à resolução dos alunos sobre o tema. Assim como, análise dos tipos de tarefas e de técnicas no tópico específico de Valor Máximo e Valor Mínimo da Função Quadrática nos livros didáticos. Dentre os resultados, destaca-se a ausência da contextualização matemática na Introdução do tema, mas sua marcante presença nas atividades resolvidas e propostas à resolução dos alunos. Quanto à organização matemática, foram identificados três tipos de tarefas e de técnicas com vários subtipos. Sendo a mais proposta nos livros didáticos a tarefa de calcular as medidas dos lados de um retângulo para que sua área seja máxima com a respectiva técnica: Utilizar o cálculo do vértice da parábola da Função Quadrática para determinar as medidas dos lados de um retângulo para que sua área seja máxima.Item Relação de igualdade e a noção de equivalência: um estudo sobre a implementação de orquestrações instrumentais on-line em uma aula remota(2022-06-09) Almeida, Matheus Souza de; Espíndola, Elisângela Bastos de Melo; http://lattes.cnpq.br/0367382856462792; http://lattes.cnpq.br/9512226706066185Nesta monografia, objetivamos analisar a implementação de orquestrações instrumentais online para o estudo das relações de igualdade em uma aula remota com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Tomamos como fundamentação teórico-metodológica as noções de Orquestração Instrumental e de Orquestração Instrumental On-line, levando em conta os três componentes: configuração didática, modo de execução e performance didática. A pesquisa ocorreu no cenário do Estágio Curricular Supervisionado, por meio de uma parceria entre o estagiário da disciplina de Matemática, o professor-supervisor e a professora-orientadora, em uma escola federal da rede pública. Foi elaborada uma composição de três orquestrações instrumentais online sequenciadas imediatas dos tipos: Orientação e explicação pelo professor, Demonstração técnica e Discussão entre atores. Na aula síncrona em que implementamos essas orquestrações, participou um grupo com 13 alunos de uma turma do 6º ano. Dentre os resultados obtidos, identificamos que, inicialmente, alguns alunos atribuíram uma perspectiva operacional à relação de igualdade. Em termos da modalidade de ensino remoto, destacamos as particularidades ocorridas em sala de aula síncrona, a exemplo: interações entre os sujeitos, por meio da videoconferência, e o uso de artefatos digitais (slides, vídeo, Explorador da Igualdade Básico etc.) para o estudo do tema; o que permitiu ampliar as discussões sobre a relação de igualdade em uma perspectiva relacional. Em suma, constatamos, nessa experiência na formação inicial docente, a importância de planejar sistematicamente o arranjo do ambiente de ensino para as aulas remotas.Item Significados atribuídos ao sinal de igualdade em sentenças de adição por estudantes do 6º ano do ensino fundamental(2022-06-09) Oliveira, Maria Eduarda Nunes de; Espíndola, Elisângela Bastos de Melo; http://lattes.cnpq.br/0367382856462792; http://lattes.cnpq.br/3351831899092744Esta pesquisa tem por objetivo analisar os significados atribuídos ao sinal de igualdade em sentenças de adição por estudantes do 6º ano do ensino fundamental. Para tanto, tomamos como referência teórico-metodológica estudos que discutem os significados do sinal de igualdade em uma perspectiva operacional e relacional. A coleta de dados foi realizada a partir de um teste com cinco questões com sentenças de adição, ele foi aplicado em duas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental de duas escolas da rede privada, uma localizada em Olinda - PE e outra em Recife - PE. Participaram da pesquisa 19 estudantes. Os resultados do teste apontam que a maioria dos estudantes, que errou a resolução das sentenças, apresentou a noção do sinal de igualdade operacional, por entenderem que o sinal de igual é uma indicação direta do resultado de uma operação, isto é, “operação = resultado”. Para os que atribuíram o significado, em perspectiva relacional, identificamos que a maior parte deles utilizou procedimentos aritméticos tanto para determinar o termo desconhecido, como para determinar se a sentença seria verdadeira ou falsa, demonstrando dependência da realização das operações aritméticas envolvidas na resolução das sentenças de adição.Item Um estudo sobre a construção de histórias em quadrinhos para o ensino de Matemática por alunos do PIBID da UFRPE(2021-03-23) Lima, Alaide Cecília de; Espíndola, Elisângela Bastos de Melo; http://lattes.cnpq.br/0367382856462792; http://lattes.cnpq.br/2160149549829088Este trabalho tem por objetivo analisar como bolsistas do PIBID compreendem as histórias em quadrinhos (HQs) como recurso para o ensino de Matemática, após participarem de um minicurso voltado para sua formação docente sobre este tema. A abordagem foi realizada, no formato remoto, ministrado pelos participantes do grupo Neuromatemática. Como referencial teórico seguimos algumas contextualizações para o ensino de Matemática como: práticas sociais; articulações internas à matemática; história da matemática e articulações com outras áreas do conhecimento. A pesquisa é de cunho qualitativo, a partir do “Ciclo de Oficinas - PIBID MATEMÁTICA EM FOCO” realizado pela coordenação do curso de Matemática. A metodologia ocorreu por intermédio de um questionário sobre o conhecimento dos participantes do minicurso a respeito de HQs, realizado no Google Forms seguido do minicurso realizado na plataforma Google Meet que ocorreu em dois momentos. O primeiro foi discutido a importância das HQs envolvendo os diferentes tipos de contextos e a apresentação da ferramenta digital, Pixton, para a criação de HQs; no segundo momento os participantes trouxeram suas HQs produzidas no Pixton. Os resultados apresentados foram referentes à coleta de dados do questionário, as produções dos participantes e aplicação desenvolvida pelos bolsistas na escola participante do programa, utilizando sequências didáticas respeitando as habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).Item Um estudo sobre situações-problema de estrutura aditiva envolvendo números inteiros em livros didáticos do 7° ano do Ensino Fundamental à luz da Teoria dos Campos Conceituais(2021-07-29) Félix, Rafael Carneiro; Espíndola, Elisângela Bastos de Melo; http://lattes.cnpq.br/0367382856462792; http://lattes.cnpq.br/7908466724861549Este trabalho tem o objetivo de analisar as diferentes situações-problema de estrutura aditiva em livros didáticos do 7° ano do Ensino Fundamental, no recente Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2020. Como referencial teórico usamos a Teoria dos Campos Conceituais que considera os tipos de situações-problema de estrutura aditiva: composição, transformação e comparação. Na metodologia foram consultados 11 LDs do 7° ano do PNLD 2020. A análise foi construída com base nas introduções dos tópicos de Adição e Subtração de números inteiros dos LDs. Durante a análise pode-se identificar que nos livros didáticos existe uma pluralidade de situações-problema do tipo transformação, porém as situações-problema do tipo composição são escassas. E, aquelas de comparação são ausentes nos LDs.
