Bacharelado em Ciências do Consumo (Sede)

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TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

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    Elaboração de fichas técnicas de preparação de alimentos: contribuição da monitoria para uma disciplina do curso de Ciências do Consumo na UFRPE
    (2025-03-19) SILVA, Paloma Maria da; SILVA, Celiane Gomes Maia da; http://lattes.cnpq.br/3760947810306402; http://lattes.cnpq.br/0984050725613200
    A Ficha Técnica de Preparação (FTP) é um documento de apoio gerencial pelo qual se faz o levantamento de custos, ingredientes, a organização do preparo, o controle operacional dos locais de alimentação, sendo essencial para subsidiar o planejamento do cardápio. Objetivou-se elaborar fichas técnicas de preparações na disciplina de Preparo e Consumo dos Alimentos no Curso de Bacharelado em Ciências do Consumo, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Considerada um recurso importante para a gestão e operação das proteínas, incluindo os custos associados, às instruções de preparo e a análise do valor nutricional. A implementação das FTP’s, traz benefícios a todo o processo de produção, uma ficha técnica otimiza o trabalho do profissional da área, facilita o controle do valor energético e dos nutrientes fornecidos, garantindo a qualidade alimentar e promovendo a saúde dos consumidores. A presente pesquisa foi desenvolvida no laboratório de Técnica Dietética da UFRPE, na disciplina de Preparo e Consumo dos Alimentos. Foram elaboradas 10 fichas técnicas distribuídas nos seguintes grupos de preparações: 2 pratos principais, 2 sobremesas e 6 acompanhamentos. Como itens frequentes das fichas técnicas foram calculados o fator de correção, fator de cocção, rendimento total, o porcionamento e o per capita das preparações. As FTP’s trouxeram vantagens para a disciplina em estudo. Dentre elas, a uniformização da apresentação dos preparos, possibilitou que caso algum discente ou docente queira utilizar, consegue reproduzir as preparações, também contribuiu para o planejamento das aulas práticas da disciplina, além de possibilitar que seja reproduzida as preparações com as mesmas características de apresentação e sensoriais por outros colaboradores. Os resultados obtidos apresentaram algumas diferenças em relação a outros estudos, influenciados por diversos fatores, como particularidades no modo de preparo dos alimentos, além das variações nas ferramentas e equipamentos utilizados para diferentes controles. Neste estudo, não foi considerado o custo total da preparação, levando em conta apenas a despesa com a matéria-prima. As FTP’s elaboradas tiveram um papel significativo na melhoria do que seria apresentado na disciplina e na qualidade que pode ser prestado nos serviços de alimentação, atuando como instrumento essencial para o controle da padronização das preparações e dos custos.
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    O ensino da língua inglesa como consumo coletivo: um direito de todas as crianças
    (2025-03-29) Soares, Matheus José da Costa; Saraiva, Joseana Maria; http://lattes.cnpq.br/2009197399132834; http://lattes.cnpq.br/9553164730119316
    A ênfase nesse estudo é dada a introdução da língua inglesa como atividade dentro do Planejamento Político-Pedagógico do Projeto de extensão Ações Socioeducativas para Crianças e Adolescentes do Ensino Fundamental da Rede Pública, desenvolvido pelo Departamento de Ciências do Consumo, através da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Cidadania / UFRPE, implementado para crianças de 8 a 12 anos de idade, matriculadas no Ensino Fundamental da rede pública municipal, em 2024. Nessa perspectiva, acreditamos que o ensino da língua inglesa não serve apenas para instrumentalizar a criança para ser um/a cidadão/ã plurilíngue, mas também contribuir para sua formação integral. Isso porque o aprendizado do inglês na infância ajuda a exercitar o cérebro, ampliar as conexões e a melhorar a concentração e a memória, facilita a comunicação, a pronúncia e a fluência. É nesse contexto que o projeto Ações Socioeducativas {...} se insere, relevante no ensino da língua inglesa na infância, por acreditar que é durante os primeiros anos de vida que o cérebro da criança está em intensa atividade, nessa direção, propiciar as crianças a oportunidade de aprender uma segunda língua. Trata-se de um estudo de caso, de abordagem quantiqualitativa, cuja coleta de dados foi realizada com 20 crianças, de ambos os sexos, na faixa etária de 8 a 12 anos de idade, sujeitos do projeto. Para tanto aplicou-se um formulário de pesquisa tendo em vista avaliar o nível de conhecimento das crianças sobre inglês básico no início do período letivo e após atividades objetivando reforçar o aprendizado dessa língua, avaliou-se o nível de aprendizagem. Os resultados mostram a deficiência das crianças com a língua inglesa falada e escrita, assim como mostram os resultados tendo em vista a melhoria da aprendizagem durante e após as atividades realizadas com as crianças. Considera-se que, as atividades contínuas e sistemáticas contribuíram de forma significativa para reforçar o aprendizado e a melhoria da comunicação verbal, juntamente com a escrita e a leitura, muito ajudaram as crianças a terem noções claras de conteúdos básicos de uma segunda língua. Para isso, a metodologia, que priorizou a ludicidade, foi uma ferramenta importante para o aprendizado dos conteúdos trabalhados, pois tornou o processo mais leve e divertido, as crianças se sentiram sujeitos do processo ensino-aprendizagem, melhorou a atenção, a concentração e a interação social e, sobretudo, a capacidade de absorver conhecimentos.
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    Banho premium e a mercantilização do autocuidado: explorando as narrativas no consumo feminino e o papel da linha Cuide-se Bem
    (2025-03-19) Monteiro, Naylla Ramalho; Leão, Éder Lira de Souza; http://lattes.cnpq.br/4434499456331867; http://lattes.cnpq.br/6259073332244608
    O objetivo deste trabalho foi investigar como a tendência do "Banho Premium" e as narrativas de autocuidado da linha "Cuide-se Bem" de O Boticário interagem com a percepção e o comportamento de consumo das mulheres. Buscou-se compreender os elementos simbólicos e emocionais envolvidos no autocuidado e como essas narrativas influenciam as escolhas dos consumidores. A pesquisa, de abordagem qualitativa e exploratória, utilizou um questionário online com quatro categorias, abordando hábitos, percepções sobre o banho, o conceito de banho premium e o comportamento de consumo em relação aos produtos da linha. A amostra foi composta por mulheres de diferentes realidades e estágios da vida, permitindo uma análise diversificada. Os resultados indicaram que o "Banho Premium" é percebido sob três categorias: sensorial, descompressão e fortalecimento, sendo associados ao prazer físico, intervalo do estresse e renovação emocional, respectivamente. Além disso, as narrativas da linha Cuide-se Bem foram vistas como formas de engajamento emocional, com forte impacto na percepção de qualidade e no valor atribuído aos produtos. A influência do boca a boca e do engajamento digital também se destacou como fatores-chave no comportamento de consumo. O estudo sugere que, embora o uso de elementos simbólicos seja essencial para criar uma conexão emocional com o público, é necessário ficar atento aos riscos que isso pode trazer para os consumidores. A utilização de certas narrativas relacionadas ao autocuidado em estratégias de marketing, muitas vezes superficializam e desvirtuam o significado real do autocuidado, contribuindo para um processo de mercantilização, reduzindo-o a um produto de consumo em vez de uma experiência pessoal.
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    Redes sociais como ferramenta para se destacar no mercado de serviços de saúde: fenômeno psicólogos no Tik Tok
    (2025-02-14) Silva, Girlene Salvador da; Falcão, Carolina Cavalcanti; Regino, Fabiane Alves; http://lattes.cnpq.br/3088176522044224; http://lattes.cnpq.br/9887570122994623; http://lattes.cnpq.br/3666864818485487
    O trabalho tem como objetivo compreender a produção de conteúdo sobre saúde no Tik Tok voltados a diagnósticos, levando em consideração os perfis melhor ranqueados na plataforma. Parte-se de uma revisão bibliográfica na qual debateremos o papel do Tik Tok na cultura digital, seus principais usos e fenômenos, levando em conta a interação dos profissionais de saúde com a plataforma. A pesquisa propôs uma exploração desses conteúdos, tendo como grupo de análise profissionais de saúde com relevância na plataforma, atuando, sobretudo na área de saúde mental. Dessa forma, observamos uma amostra de cinco profissionais, no período de janeiro a novembro de 2024, com o objetivo de analisar e compreender quais são as ferramentas disponíveis na plataforma e como esses profissionais as utilizam para se destacar e viralizar os seus conteúdos. Além disso, busca-se compreender por que o Tik Tok tem sido escolhido como principal plataforma para distribuição de informação sobre saúde. Com essa análise, espera-se compreender melhor as dinâmicas de produção e consumo de conteúdo sobre saúde mental na internet, de modo a contribuir para um melhor esclarecimento e uso mais equilibrado dessas plataformas.
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    A percepção dos consumidores a partir das embalagens de barras de proteína
    (2025-03-18) Pais, Luiz Vynnicius Claudino; Oliveira, Gabriela Araujo Ferraz; http://lattes.cnpq.br/6517400043469005; http://lattes.cnpq.br/3882621322910326
    Este trabalho tem como objetivo geral investigar a percepção de atributos pelos consumidores a partir das embalagens de barras de proteína. Inicialmente, foi realizado um mapeamento exploratório de imagens de barras de proteína no Google, focando no sabor chocolate, resultando em 50 embalagens diferentes. Após análise, foram excluídas embalagens duplicadas e antigas, além de agruparmos por predominância cromática. Foi selecionado as seis marcas mais citadas em pesquisas online: Probiótica, Nutrata, Integralmedica, Banana Brasil, Max Titanium e Bio2. Utilizamos um questionário no Google Forms, respondido por 135 pessoas, para avaliar a percepção dos consumidores. As perguntas do questionário foram estruturadas para coletar dados gerais dos respondentes, bem como suas percepções sobre atributos específicos das embalagens, como "nutritiva", "saudável", "saciedade", "performance", "saborosa", "força", "dieta" e "energia". A pesquisa constatou que as embalagens utilizam predominantemente uma linguagem gráfica verbal, combinada com elementos visuais como tipografia sem serifa, cores variadas e esquemas gráficos para destacar informações nutricionais. As embalagens analisadas apresentaram cores predominantes distintas, sendo o preto, marrom, vermelho, branco, preto e prata, e azul e branco, que transmitem diferentes mensagens aos consumidores. Observou-se que embalagens com fotografias e esquemas gráficos específicos são mais apreciadas pelos consumidores, gerando uma percepção positiva dos atributos do produto. Concluiu-se que a categorização das embalagens é essencial para direcionar projetos de design que considerem o estímulo das emoções e a percepção dos consumidores. A análise dos elementos visuais das embalagens pode servir como ferramenta para medir e aprimorar a eficácia da comunicação do produto, contribuindo para estratégias de marketing mais eficientes e atraentes.
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    Consumo de animações por adultos: uma análise das motivações e percepções
    (2024-10-04) Silva, Everleyde Roxelle Cavalcanti da; Leão, Éder Lira de Souza; http://lattes.cnpq.br/4434499456331867; http://lattes.cnpq.br/3968848300464810
    The objective of this research is to thoroughly analyze the motivational aspects that influence the consumption of animations commonly associated with children and adolescents but that captivate a more experienced and diverse audience. This phenomenon reflects a significant shift in the collective perception of the role of animations in contemporary society. The cinematic landscape of animations presents a vast and rich field of complex themes, often underestimated, that reflect and express deeply rooted sociocultural constructions in different social contexts. By exploring this creative universe, it becomes possible to better understand the structural dynamics that not only stimulate culture but also attribute profound meanings to the consumption of animations as cultural products. Moreover, understanding the concept of animation allows for the demystification of outdated stereotypes and the breaking of stigmas often associated with human subjectivity, highlighting its relevance as an art form and a cultural expression.
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    Trajetórias subalternas urbanas: o cotidiano de mulheres egressas do cárcere em Pernambuco
    (2025) Melo, Camila Maria de Paiva; Fernandes, Raquel de Aragão Uchôa; http://lattes.cnpq.br/9733983138830524; http://lattes.cnpq.br/9738545018082383
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    Relações de consumo com as tecnologias digitais de informação e comunicação: o caso da Nat Natura no Twitter
    (2024-10-04) Santos, Melyssa Ingrid dos; Leão, Éder Lira de Souza; http://lattes.cnpq.br/4434499456331867; http://lattes.cnpq.br/2698814524148772
    Due to the increasing use and personification of virtual assistants by companies in search of better serving their customers and thus achieving new arrangements in the customer-company relationship, the need arose to better understand how this growing phenomenon occurs and what effects it produces in our current consumer society. Therefore, this work aimed to (i) relate the Culture of Convergence to the emergence of new consumer relationships; (ii) identify how Natura and the Nat Natura persona are perceived by consumers and what effects it generates in new consumer relationships; (iii) analyze the profile of Nat Natura on the digital social network Twitter; (iv) as well as identify and analyze the elements that characterize the brand representation for new consumers, through the analysis of data from a questionnaire applied to the public. To obtain the results, the levels of knowledge and involvement of consumers related to the brand persona were observed. For this purpose, a qualitative research was carried out through a literature review and the profile of Nat Natura on the digital social network Twitter was analyzed. In this way, 6 publications from their profile on Twitter were selected and analyzed, which obtained the greatest engagement and reach between September 2022 and August 2024. The results show that it is in the informality of the language, in the use of similarities in tastes, identity and values with its audience that the Nat Natura persona seeks to represent and create more personal connections with its new consumers.
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    Como o capitalismo de vigilância influencia o comportamento do consumidor: uma plataforma instagramágico
    (2024-10-09) Lima, João Wellington de; Freitas, Dayse Amâncio dos Santos Veras; http://lattes.cnpq.br/2538184572616875; http://lattes.cnpq.br/3760247991082202
    With the transition from industrial to informational development, a structure for the transmission of information and globalized communication was created. This structure provided the emergence of new interactions, control, social transformation and a new type of power, called Instrumentary, configured by digital surveillance. With surveillance capitalism, which is a new logic of capitalism defended by author Shoshana Zuboff (2020), human experience was transformed into behavioral data, considered the new raw material and creating a new type of market. Currently, such data is collected from digital tools and platforms. The present work sought as an object of study the social network platform Instagram, with the hypothesis that consumers/users of this social network identify that they are influenced by the data generated through the platform. To explore the topic, bibliographical and qualitative research was carried out, with a survey of theoretical references. To collect information, the method used was the application of a questionnaire using the Google Forms tool, applied between the 3rd and 18th of September 2024 and analyzed based on the surveillance capitalism concept of Zuboff (2020). As a result, it was found that users/consumers of the social network Instagram are influenced by the platform based on the advertisements received. And the conclusion is that surveillance capitalism is a key factor in today's society, as through data mining and collection they can influence several individuals through the analysis of their information generated on platforms.
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    O cientista do consumo na gestão do empreendedorismo e inovação
    (2024) Silva, Elaine Maria da; Leão, Éder Lira de Souza; http://lattes.cnpq.br/4434499456331867