Licenciatura em História (Sede)

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    Internet, revisionismo e ditadura: uma breve análise da produção audiovisual ‘1964 – Entre armas e livros’ - tortura
    (2025-08-01) Melo Filho, Claudio Augusto Varela Ayres de; Andrade, Juliana Alves de; http://lattes.cnpq.br/9273063697259288; http://lattes.cnpq.br/8306040271464153
    O presente trabalho visa analisar sobre a produção audiovisual da plataforma Brasil Paralelo no contexto do fenômeno está sendo nomeado de “pós-verdade. Neste sentido, discursos ideológicos revisionistas encontram mais um espaço para se propagar, aqueles com amplos fundos monetários, são capazes de realizar diversas produções e ter prioridade de divulgação no espaço digital na disputa pela memória. A nossa intenção é problematizar como o discurso revisionista explora o tema da tortura durante a ditadura Empresarial-Civil-Militar. Para isso, usaremos como fonte as narrativas do episódio intitulado “1964 - entre armas e livros”, analisadas a partir da Análise de Conteúdo. Ao analisar essas narrativas, concluímos que, a metologia revisionista não passou por alterações em sua essência, mas diante dos avanços tecnológicos adquiriu uma nova forma, focada nos estímulos sensórias com a permanência dos apelos morais, voltados para a emoção dos indivíduos, em especial o medo, no intuito de relativizar, ocultar ou minimizar as fontes que invalidam as suas afirmações, no intuito de que sua narrativa ideológica prevaleça.
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    O currículo de história no 9º do ensino fundamental e a prática do olhar interseccional
    (2023-09-20) Germano, Alyce Joyce Dias; Andrade, Juliana Alves de; http://lattes.cnpq.br/9273063697259288; http://lattes.cnpq.br/7936682472913931
    O presente artigo tem como intuito analisar como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo de Pernambuco possibilitam o currículo de história assumir um caráter interseccional. Diante disso, a partir da análise de conteúdo, foi observado como os temas/verbos ligados as categorias classe, raça e gênero foram abordados nos objetos de conhecimento e habilidades propostas pelos dois documentos. Logo, distinções e similaridades foram constatadas, em relação a articulação do conteúdo histórico. Assim sendo, após a análise propostas pelo artigo foi sinalizado um maior índice de utilização e articulação dessas categorias pelo Currículo de Pernambuco.
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    Mulheres fantásticas no contexto neomedieval: uma análise sobre a representação do feminino na série Cursed - lenda do lago
    (2022-06-01) Aquino, Allana Carolyne Silva de; Andrade, Juliana Alves de; http://lattes.cnpq.br/9273063697259288
    As séries têm o potencial de contribuir para a formação histórica dos sujeitos fora do espaço escolar. São produções audiovisuais que através de representações de um passado exploram experiências culturais e sociais de crianças, jovens e idosos. Dito isso, esse trabalho tem por objetivo analisar as representações do feminino realizadas pela série “Cursed - a lenda do lago” de 2020, produzida e distribuída pelo serviço de streaming Netflix. Para tal, usamos a Análise de Conteúdo segundo Laurence Bardin (2011) para compreender sobre os conceitos de série, neomedievalismo, medievalismo e gênero descritos, respectivamente, por Arlindo Machado (1999), Nadia Altschul e Lukas Grzybowski (2020) e Joan Scott (1991). O resultado dessa análise nos permite observar a ampliação do debate à representação do feminino em diferentes contextos históricos.