Licenciatura em História (Sede)
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TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Item O limite tênue entre a literatura e a norma judiciária em Rui Gonçalves(2024-12-17) Cavalcanti, Victória Lima Souza; Menezes, Jeannie da Silva; http://lattes.cnpq.br/0863557395682263Este artigo propõe reflexões acerca de como se dá o estudo da História do Direito e as possibilidades de contribuição que o(a) historiador(a) pode ofertar a este campo. A discussão é feita a partir das reflexões acerca dos possíveis impactos e intenções relacionadas ao texto “Dos privilégios e prerrogativas que o gênero feminino tem por direito comum e ordenações do Reino mais que o gênero masculino” do jurista Rui Gonçalves.Item Identidade nacional pela obra de Victor Meirelles: “A primeira missa no Brasil’’ e seu mito fundador(2023-05-28) Lima, Beatriz Sandrelly Gusmão de Souza; Dantas, Mariana Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/8568216121012333; http://lattes.cnpq.br/0721619317307816O artigo apresentado tem como tema principal a análise da obra de Victor Meirelles “A primeira missa no Brasil”, de 1861, por meio da discussão historiográfica sobre a construção do mito da criação da identidade nacional do Brasil. A obra apresenta uma missa sendo realizada no início da colonização portuguesa, tendo ao centro a cruz, a Igreja Católica Romana e os europeus. São colocados em segundo plano, na condição de observadores passivos, os indígenas. Essa representação suscita o debate relativo ao apagamento dos povos indígenas na criação da identidade nacional brasileira no século XIX, promovido por Dom Pedro II por meio das instituições elaborando as narrativas artísticas e historiográficas consideradas oficiais, a Academia Imperial de Belas Artes (AIBA) e o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB). Dessa forma, compreende-se a ideia de identidade nacional como uma criação promovida com base em interesses políticos, sociais e econômicos, os quais contemplavam o projeto de centralização e consolidação do Segundo Reinado. A pesquisa foi feita a partir da discussão trazida por João Pacheco de Oliveira sobre os tipos de mortes indígenas e a participação destes no percurso da historiografia da fundação da identidade nacional, o debate sobre o “mito fundador” como precursor da história nacional.Item O flagelo dos Ganges: O Recife e a epidemia de cólera de 1856(2022-06-06) Melo, Iago Mário Ponce de Albuquerque; Santos, Maria Emilia Vasconcelos dos; http://lattes.cnpq.br/4794117737260000; http://lattes.cnpq.br/1262902438407305Este artigo trata sobre a epidemia de cólera que atingiu o Recife em 1856. Discute como a cólera se originou e se disseminou pelo mundo, qual era o cenário em que cidade se encontrava antes da chegada da doença e quais foram os procedimentos adotados pela comunidade médica, autoridades provinciais, religiosos e moradores para enfrentar a epidemia. Além disso, o artigo visa abordar como a imprensa noticiou a cólera e como a epidemia impactou a dinâmica da cidade, no cotidiano e nas questões da religiosidade e morte.Item O problema educativo colonial: o cotidiano nas escolas das missões religiosas (1940-70)(2022-10-10) Xavier, Adrian da Silva; Silva, Giselda Brito; http://lattes.cnpq.br/2327404253426354; http://lattes.cnpq.br/6546624502827782O presente artigo tem como objetivo o estudo das condições escolares das missões religiosas portuguesas nas colônias em África, visando conhecer como se dava a formação dos professores nativos e as condições de participação das crianças nas escolas das missões. A meta é desenvolver as seguintes questões: Quais as condições de acesso dos nativos às escolas das missões e a diferença entre o ensino nas missões católicas e nas protestantes. Para isso, utilizamos textos das missões em África, textos e documentos de missionários, além de artigos, teses e dissertações do tema.Item A resistência de mulheres estudantes pernambucanas frente à repressão da ditadura militar (1964-1985)(2022-10-05) Cunha, Ariadne Junia Gomes da; Bandeira, Élcia de Torres; Silva,; Marcília Gama da; http://lattes.cnpq.br/4669638328828195; http://lattes.cnpq.br/8481513991128495O movimento estudantil foi um dos grandes impulsionadores da resistência à ditadura militar brasileira, ocorrida entre os anos de 1964 e 1985. Os diversos atos de rebeldia e manifestações anti-governistas provocados pelos estudantes levaram a fortes reações e auxiliaram na queda do regime. Trazendo a perspectiva da participação das mulheres dentro do espaço público e a situação feminina na história, conectada ao patriarcado e a invisibilização sociocultural da mulher, o presente artigo objetiva relacionar mulheres inseridas no campo educacional e em organizações de esquerda que combatiam a ditadura no estado de Pernambuco, analisando as formas de resistência estudantil e exemplificando figuras femininas inseridas em organizações de resistência contemporâneas ao período ditatorial. Com a intenção de explorar as subjetividades dos sujeitos observados, fez-se uso do método de pesquisa qualitativo, com análise bibliográfica e documental através do estudo de artigos científicos, teses, dissertações e livros, e da consulta aos relatórios de comissões da verdade nacional e estaduais.Item Uma análise hermenêutica da subalternização da experiência fatímida na Tārīkh do historiador Abássida al-Ṭabarī (séc. X)(2025-08-06) Barbosa, Vitor Matheus de Araújo; Silva, Uiran Gebara da; http://lattes.cnpq.br/6424766542330590; http://lattes.cnpq.br/2995970252346689A presente monografia apresenta os resultados de uma análise acerca do apagamento da experiência fatímida em um trecho da Tarikh al-Rusul wa'l-Muluk, do historiador abássida Al-Tabari (839-923), entre o fim do século IX e o início do século X. A pesquisa investigou os mecanismos historiográficos empregados pelo cronista em seu processo de escrita, assim como o significado político-ideológico da ausência de eventos relevantes relacionados aos fatímidas. A metodologia utilizada foi a Análise Hermenêutica da Narrativa proposta por Paul Ricoeur (1913-2005), especialmente a partir do seu conceito central, “configuração narrativa” (Ricoeur, 2011). Do ponto de vista teórico, a ausência fatímida na narrativa foi compreendida a partir do conceito de “esquecimento” (Ricoeur, 2008). Os resultados identificaram um uso operacionalizado do esquecimento enquanto prática discursiva do autor em sua obra, manifestando-se parcialmente em algumas passagens e plenamente em outras. Ao mobilizar uma análise hermenêutica dessa narrativa histórica, o trabalho propõe contribuir com uma nova perspectiva acerca de uma das mais relevantes fontes históricas islâmicas dos séculos IX e X, adentrando em detalhes ainda pouco explorados deste documento. Trata-se, portanto, de uma investigação que amplia o debate sobre a história árabe-islâmica e as suas dinâmicas internas.Item “Formalmente ricos, realmente pobres”: o debate sobre pobreza no pensamento de Manuel Correia de Andrade (1963-2003)(2025-08-01) Siqueira, Sarah Bezerra; Machado, Maria Rita Ivo de Melo; http://lattes.cnpq.br/4858507574425651; http://lattes.cnpq.br/4144335142582239O trabalho desenvolvido tem como objetivo analisar como o Professor Manuel Correia de Andrade abordava as situações de pobreza nos conteúdos de colunas de jornais, como o Jornal do Commercio entre os anos 1963 e 2003. Visto que ele é um notável intelectual brasileiro e que contribuiu, através das suas pesquisas e textos, de maneira significativa e interdisciplinar para a compreensão das realidades sociais, econômicas e geográficas do Brasil. Para atingir o objetivo geral proposto, a pesquisa realizou um levantamento bibliográfico da sua obra. Essa pesquisa fez uso de fontes do acervo da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB/USP), e da Cátedra Manuel Correia de Andrade para mapear as temáticas relacionadas à pobreza em seus textos. Como resultado das análises dos textos conclui-se que Andrade apontou a má distribuição de renda, a concentração fundiária, a precariedade no ensino público e as relações de trabalho desiguais como estruturas causadoras centrais da pobreza no Brasil. Outros elementos também apontados nos textos das colunas foram o desemprego, as políticas neoliberais e a exclusão social, como intensificação do cenário de pobreza e criminalidade. Levando em consideração que esse trabalho busca identificar as principais preocupações acerca da temática quase 20 anos depois de seu falecimento, é observado que seus apontamentos ainda são muito atuais.Item A ação da providência divina em "O Valeroso Lucideno e Triunfo da Liberdade", do Frei Manoel Calado(2025-03-11) Silva, Gleyson Maurício Lima da; Silva, Kleber Clementino da; http://lattes.cnpq.br/2821384780282146O presente artigo almeja avaliar os relatos de manifestações miraculosas descritos na obra do Frei Manoel Calado, com o objetivo de compreender de que forma estes relatos reforçam a crença da intervenção divina na legitimação da Restauração de Pernambuco, já inserida na tradição providencialista portuguesa. Para tanto, estrutura-se a partir da contextualização histórica que levou à invasão dos neerlandeses, apresenta quem é o autor, sua obra e outras fontes contrastantes da época. Ao final desenvolve uma análise da fonte a partir de episódios relatados e interpretados pelo autor sob o prisma do providencialismo como recurso político estratégico panegírico, isto é, de promoção da imagem, bem como da concepção cristã de guerra justa.Item O impacto da adoração a Dionísio na sociedade grega arcaica: o deus do delírio(2025-08-04) Cruz, João Vinicius Dionísio Brito da; Silva, Uiran Gebara da; http://lattes.cnpq.br/6424766542330590; http://lattes.cnpq.br/2863821629084937Este artigo investiga o culto ao deus Dionísio na Grécia Antiga, analisando sua importância simbólica, política e social no contexto da pólis. Longe de ser uma manifestação religiosa isolada, o dionisismo é abordado como elemento estrutural das práticas sociais, pedagógicas e cívicas gregas, revelando-se tanto na esfera rural quanto urbana, com destaque para os ritos públicos, como as Dionisíacas. A pesquisa parte da análise dos Hinos Homéricos a Dionísio e de autores como Jean-Pierre Vernant,José Antonio Dabdab Trabulsi, Paul Veyne, entre outros, para compreender as dualidades presentes no deus e em seu culto, e seu papel central na formação da identidade coletiva. Ao explorar a relação entre mito, rito e organização social, o estudo contribui para uma leitura crítica da religião como linguagem de poder, educação e pertencimento na Antiguidade. Também propõe reflexões sobre o lugar da História das religiões no ensino, valorizando a religiosidade como fenômeno simbólico e histórico.Item O que isso tem a ver comigo? Professores (as) de história frente aos casos de violação de direitos da criança e do adolescente no contexto escolar(2025-08-01) Silva, Carlos Wellington Nascimento; Andrade, Juliana Alves de; http://lattes.cnpq.br/9273063697259288; http://lattes.cnpq.br/4611848956404156Situações de violação de direitos contra crianças e adolescentes no contexto escolar não é um acontecimento incomum. Na maior parte do tempo, a escola é cenário de gestos, narrativas e práticas racistas, homofóbicas, gordofóbicas, sexistas, xenófobas, misóginas e algumas vezes espaço de violência física. O presente trabalho busca analisar a percepção de três professores de História da rede pública de ensino diante de situações de violação dos direitos de crianças e adolescentes. Para tal, usamos a metodologia teoria da repesentação social (Moscovici, 2007), onde apresentamos três situações em que professores de história demonstram suas percepções ao serem indagados sobre como resolvem situações relativas a violência sexual de menores, racismo recreativo e agressões físicas. Como fonte para análise, utilizamos as narrativas dos professores e as matérias de jornais que retratam a violação do direito da criança e do adolescente nesse espaço. Dessa forma, discutiremos o conceito de violação de direitos (Miranda, 2018), direitos das crianças e dos adolescentes (Brasil, 1990), saberes profissionais dos professores (Tardif, 2000), Ética (Foucault, 1998) e ideia de educação combativa e emancipatória (Freire, 1996). Após análise dos dados, identificamos que os professores possuem condutas de combate e prevenção com relação às violações, centrados na perspectiva da educação emancipatória baseados no diálogo com os estudantes, familiares e sociedade.
