Licenciatura em Letras (Sede)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/23


Siglas das Coleções:

APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Ensino de Língua Portuguesa em contexto de dislexia: um relato reflexivo baseado em mapas mentais
    (2025-02-26) Cunha, Alice Gomes da; Luna, Tatiana Simões e; http://lattes.cnpq.br/5833346013466040; http://lattes.cnpq.br/9008373567311540
    Este relato abordará as experiências vivenciadas em aulas particulares de Língua Portuguesa junto a um aluno disléxico, abordando o uso de metodologias ativas como ferramenta de auxílio de aprendizagem. O objetivo deste trabalho é refletir sobre uma experiência exitosa através de aulas de atendimento individualizado e direcionadas a dirimir as dificuldades do aluno, a fim de fornecer aos professores e discentes perspectivas, estratégias e ferramentas de como lidar e adaptar suas atividades para trabalhar determinados objetos de ensino junto a alunos com dificuldades de aprendizagem, em especial a dislexia. Buscamos, também, refletir sobre a importância da democratização do acesso à inclusão educacional. Alicerçada nas experiências vividas nestas aulas, em reflexões pessoais, no contexto escola-família e em pesquisas da Associação Brasileira de Dislexia (ABD), este relato também busca enfatizar a necessidade de incluir meios de adaptação do ensino da Língua Portuguesa para alunos com transtorno de aprendizagem.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O uso de metodologias ativas na prática de ensino da língua portuguesa em tempos de pandemia
    (2022) Moreira, Karina Santos; Gomes, Valéria Severina; http://lattes.cnpq.br/8893406062883304
    Devido às transformações vivenciadas pela educação em função do isolamento social acarretado pela pandemia da COVID-19, observou-se a importância do uso das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, este artigo tem como propósito refletir acerca da utilização desses novos métodos na prática do ensino de língua portuguesa, bem como verificar a sua aplicabilidade no período de aulas remotas em dez escolas do Recife e Região Metropolitana, por meio de uma pesquisa de campo realizada com 10 professores de escolas distintas, sendo três da rede pública e sete da rede privada. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico a fim de embasar a discussão, seguido de uma pesquisa de campo com os educadores que responderam ao questionário. Os resultados obtidos a partir dessa análise comprovam a necessidade de ressignificar o fazer docente e de enxergar o educando como protagonista do seu aprendizado, por meio da aprendizagem significativa.