Licenciatura em Letras (Sede)

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    Quadrinhos no ensino de língua portuguesa: habilidades da BNCC no conhecimento e produções de histórias
    (2023-09-05) Silva, Luiz Victor Cavalcanti da; Luna, Ewerton Ávila dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/0502123155013190; http://lattes.cnpq.br/3875317395533431
    O dia a dia de inúmeros professores por vezes é acompanhado de dificuldades e transtornos dentro ou fora de aula que culminam no atraso em abordar os conteúdos pretendidos ou em aulas curtas que não fomentam a imersão dos alunos no assunto exposto. O presente artigo tem como objetivo apresentar aos docentes uma alternativa para se apropriar dos benefícios das habilidades descritas na Base Nacional Comum Curricular, a BNCC, em uma sequência didática. Para tal, o estudo analisa como se relacionam os módulos, que aqui serão denominados de aulas, e as habilidades previstas para cada momento. É constatado que o uso de sequências didáticas planejadas e adaptadas auxiliam o convívio entre professores e alunos e suas obrigações. A sequência didática utilizada traz a temática: “Quadrinhos: conhecer e produzir histórias” com o intuito de alavancar o estudo de quadrinhos, charges e tirinhas na sala de aula. As análises feitas comprovam que quando aliamos os objetivos das aulas e o que é recomendado pela BNCC ocorre a confluência dos conteúdos com os alunos, visto que as aulas permeiam por diversos âmbitos minuciosos da prática educacional sob os eixos da leitura/escuta, oralidade, produção e análise linguística/semiótica
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    HQ's na educação: a arte sequencial como ferramenta pedagógica no Brasil
    (2022-10-14) Santos, Angelo Soares; Teixeira, Renata Pimentel; http://lattes.cnpq.br/1789141041884024; http://lattes.cnpq.br/4587422216271920
    O acesso às Histórias em Quadrinhos no âmbito escolar foi conquistado pela força de sua popularidade, sendo hoje em dia vista com naturalidade dentro das instituições de ensino e até mesmo estimulada a sua utilização através dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Sabemos que o convívio das HQ’s com as escolas e educadores nem sempre foi harmonioso, principalmente pelas crenças que se propagavam na sociedade sobre os malefícios causados pela leitura dos, popularmente chamados, gibis. Analisamos a obra de autores renomados na pesquisa acadêmica sobre HQ’s (Moacy Cirne,1971; Flávio Calazans, 1997; Scott McCloud, 2005; Waldomiro Vergueiro, 2017; Paulo Ramos, 2022; Antonio Luiz Cagnin, 1995; Will Eisner, 1989 e Fábio Paiva, 2017; entre outros), além de documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) buscando indicar como foi ampliado o uso desse gênero como ferramenta pedagógica no contexto educacional brasileiro e algumas contribuições advindas dela.