Licenciatura em Letras (Sede)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/23


Siglas das Coleções:

APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Métodos e práticas de leitura possíveis para o letramento de crianças com o transtorno do espectro autista
    (2023-04-20T03:00:00Z) Nascimento, Lyandra Santos do; Lima, Hérica Karina Cavalcanti de; http://lattes.cnpq.br/7078742576743942; http://lattes.cnpq.br/2204521454618255
    O presente trabalho tem como objetivo principal investigar práticas de leitura que contribuam para o letramento de alunos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), no ensino básico dos anos finais do EF. Utilizando uma metodologia de cunho bibliográfico e baseando-se em autores que desenvolvem estudos acerca da educação inclusiva, letramento e autismo, este trabalho apresenta discussões sobre o processo de inclusão, as principais características da pessoa autista, as dificuldades e limitações dos professores de língua portuguesa no processo de letramento com alunos autistas e possibilidades de métodos e práticas de leitura voltadas para esses alunos. A partir das reflexões realizadas sobre as características dos alunos autistas que interferem no desenvolvimento da leitura e construção de sentidos de um texto, concluiu-se que é necessária a adaptação do ambiente e do professor em relação ao seu método de ensino, assim como é importante obter conhecimentos sobre a forma como o estudante com TEA assimila o mundo.