Licenciatura em Letras (Sede)
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Item Processo avaliativo da oralidade no livro didático de Português do Novo Ensino Médio(2023-04-12) Araújo, Midian Rebeca Justino de; Luna, Ewerton Ávila dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/0502123155013190; http://lattes.cnpq.br/7864104414144837A presente pesquisa analisa o processo avaliativo dos livros didáticos da educação básica no ensino médio, abordando o eixo da oralidade. O trabalho é resultante, portanto, da reflexão sobre como os livros didáticos encaminham o processo avaliativo do ensino da oralidade em língua portuguesa e como todos esses aspectos podem ser relacionados ao desenvolvimento do ensino e aprendizagem, pois entendemos que os livros didáticos favorecem o ensino da oralidade, diversificando seus gêneros textuais, em consonância com novas experiências educacionais. Para subsidiar essa pesquisa, cuja metodologia é de caráter qualitativo e documental, utilizaram-se autores como Marcuschi (2000), Dolz e Schneuwly (2004), entre outros. Dessa forma, foram definidas algumas categorias a fim de delimitar as atividades destinadas ao ensino de oralidade. São atividades de reflexão sobre a língua falada; oralização da escrita e debates/discussão. No primeiro elemento, consideramos as atividades que priorizam conversas e discussões entre alunos e professores, que conduzem à análise de atividades que reflitam sobre os fenômenos típicos da oralidade e suas variações. No último item, consideramos as atividades que estimulem a produção dos gêneros orais e de retextualização dentro dos mais variados contextos sociais, além de aspectos congruentes à sinestesia e às práticas discursivas. As coleções, “Língua portuguesa: ensino médio” de Maria Tereza Rangel Arruda Campos; Lucas Kiyoharu Sanches Oda. Ed. São Paulo: FTD (2020); além do livro “Estações Língua Portuguesa: rotas de atuação social”. São Paulo: Ática (2020) da Fernanda Pinheiro Barros et al. Conduzem a reflexões sobre a fala e a escrita, as variedades linguísticas e os gêneros orais significativos para o desenvolvimento de habilidades linguísticas, tendo em vista a língua como o produto das relações sociais. Essas competências e habilidades propostas nos livros didáticos não são suficientes para uma estratégia efetiva, apresentando estratégias pedagógicas distantes da realidade dos alunos. O processo de ensino e de aprendizagem da oralidade relacionados ao livro didático exige que tanto professores, quanto os alunos, assumam uma nova postura, muito mais ativa e autônoma na compreensão diante do seu objeto de estudo, a língua portuguesa.
