Licenciatura em Letras (Sede)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/23


Siglas das Coleções:

APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O ChatGPT como ferramenta pedagógica: novas perspectivas para o ensino de espanhol
    (2024-03-05T03:00:00Z) Araújo, Emmanuel Tiago Cardoso Corrêa de; Oliveira, Aline Fonseca de; http://lattes.cnpq.br/1895304971163472
    Este artigo apresenta os resultados de um estudo teórico acerca da aplicabilidade do ChatGPT, uma ferramenta de Processamento de Linguagem Natural (NLP) desenvolvida pela OpenAI, como recurso pedagógico no ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE). A pesquisa aborda o impacto crescente da Inteligência Artificial (IA) no âmbito educacional, destacando como a tecnologia tem revolucionado as práticas de ensino e aprendizagem. Examina-se a evolução das ferramentas pedagógicas ao longo do tempo, evidenciando como a integração da IA na educação representa um salto qualitativo rumo à personalização do ensino, oferecendo experiências de aprendizado mais imersivas, interativas e adaptativas. O artigo destaca a importância de elaborar prompts claros, precisos e bem contextualizados para maximizar a eficácia da interação com esta ferramenta de IA. A pesquisa também explora estratégias para aprimorar a formulação de prompts, enfatizando a importância da adaptabilidade e flexibilidade do ChatGPT para se ajustar a diversos contextos de aprendizagem e níveis de proficiência em espanhol. Além disso, são propostos e analisados modelos de prompts específicos para o ensino de espanhol, ilustrando como esses comandos podem ser estruturados para atender às diferentes necessidades educacionais.