Licenciatura em Pedagogia (Sede)
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TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Resultados da Pesquisa
Item Avaliação na educação infantil: caminhos e desafios da prática avaliativa com bebês na rede municipal do Recife(2025-07-24) Silva, Bárbara Claudiane da; Ferraz, Bruna Tarcília; http://lattes.cnpq.br/2100573722828366O presente estudo buscou compreender a prática avaliativa em uma turma de Berçário da Rede Municipal do Recife. De forma específica, procurou-se compreender as concepções do professor acerca da avaliação na Educação Infantil e seus critérios para avaliar bebês. O referencial teórico fundamentou-se em autores como Hoffmann (1991; 2005), Luckesi (2011), Kramer (2006) e outros que discutem a avaliação como processo contínuo, reflexivo e respeitoso à infância. O interesse pela temática surgiu durante o Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), em que houve contato direto com bebês e diálogos com a professora da turma, possibilitando reflexões iniciais sobre o tema. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi realizada posteriormente, com um professor diferente, em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) recifense, por meio de entrevista semiestruturada e análise de conteúdo.Item Pensamento algébrico em problemas envolvendo equações: possíveis desdobramentos em um encontro formativo com pedagogos em formação inicial à luz da Teoria da Objetivação(2025-06-30) Silva, Karolayne Gomes de Araújo; Almeida, Jadilson Ramos de; http://lattes.cnpq.br/5828404099372063; http://lattes.cnpq.br/0431296864030147Este trabalho investigou como futuros professores pedagogos desenvolvem o pensamento algébrico em contextos de resolução coletiva de tarefas e como esse processo contribui para suas práticas docentes. Fundamentada na Teoria da Objetivação, a pesquisa qualitativa foi realizada com licenciandas em Pedagogia por meio de um encontro formativo que propôs situações-problema envolvendo ideias iniciais de equação e materiais concretos. Observou-se a mobilização de meios semióticos — como linguagem verbal, gestos e manipulação de artefatos — que favoreceram a construção coletiva de significados algébricos. Identificou-se a emergência dos vetores do pensamento algébrico, apesar de dificuldades iniciais por parte das participantes. A intervenção da pesquisadora e da coorientadora auxiliou na superação dessas dificuldades e estimulou a reflexão coletiva. A discussão final evidenciou que o encontro contribuiu para a reconceitualização da álgebra, aproximando-a de práticas pedagógicas mais significativas para os anos iniciais do ensino fundamental. Conclui-se que propostas formativas que integram teoria, prática e reflexão crítica favorecem a ressignificação do saber matemático e fortalecem a formação de professores comprometidos com uma prática pedagógica dialógica e transformadora.Item Docência no hospital: caminhos e vivências de professoras de classe hospitalar da Escola Municipal em Tempo Integral Hospitalar Semear em Recife - PE(2025-07-22) Miranda, Maria Vitória de Oliveira; Carvalho, Maria Jaqueline Paes de; http://lattes.cnpq.br/9755289492514554Este estudo tem como objetivo compreender as trajetórias profissionais de professoras que atuam na Escola Municipal em Tempo Integral Hospitalar SEMEAR, localizada em Recife, Brasil. Examina os fatores pessoais, profissionais e emocionais que influenciaram suas escolhas e experiências no ensino hospitalar. A pesquisa insere-se no campo mais amplo dos estudos sobre profissionalidade docente. Adotando uma abordagem qualitativa, emprega metodologias de história de vida e narrativa, por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas com professoras atuantes na educação hospitalar. Os resultados revelam que a decisão de atuar nesse contexto está profundamente enraizada em experiências pessoais, senso de missão e empatia com a vulnerabilidade de crianças hospitalizadas. As professoras relataram desafios como a formação inicial inadequada, a necessidade contínua de desenvolvimento profissional, as exigências emocionais do trabalho e a importância da colaboração com uma equipe multidisciplinar. Por outro lado, enfatizaram o valor da formação continuada, da escuta atenta e de uma prática pedagógica humanizada. Este estudo contribui para aumentar a visibilidade de uma modalidade educacional ainda pouco explorada e reforça a importância do direito à educação para crianças em contextos hospitalaresItem Histórias em quadrinhos em sala de aula: o que pensam os educadores em formação da UFRPE(2022-10-07) Carvalho, Mariana Oliveira de; Alves, Bruno Fernandes; http://lattes.cnpq.br/8297422717781216; http://lattes.cnpq.br/9920797400406355Este estudo teve como objetivo geral verificar qual a percepção dos estudantes do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRPE, que cursaram a disciplina optativa Histórias em Quadrinhos e Educação, sobre a utilização das HQs na educação; como objetivos específicos, conhecer a relação dos pesquisados com a linguagem das histórias em quadrinhos e identificar se as mesmas foram utilizadas como recurso didático em sua formação básica. A pesquisa foi do tipo qualitativa e os dados foram coletados por meio da aplicação de questionário e observação não-participante. Concluímos que houve uma mudança quanto a percepção dos estudantes pesquisados sobre a utilização das HQs na educação e acerca da importância dos quadrinhos no processo de ensino-aprendizagem. Por fim, acreditamos que mais pesquisas sobre as histórias em quadrinhos na educação podem auxiliar os professores a construirem metodologias de ensino que abordem o processo de aprendizagem de forma lúdica.Item A visibilidade dos estudos de gêneros nos projetos pedagógicos do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco(2022-10-03) Cabral, Ana Carolina Gomes da Silva; Souza, Ana Paula Abrahamian de; http://lattes.cnpq.br/5944309643014109; http://lattes.cnpq.br/3906970103863900Esta pesquisa buscou refletir sobre a visibilidade dos estudos de gênero no Curso de Licenciatura em Pedagogia, Campus Dois Irmãos, Recife, Pernambuco, Buscou analisar como as questões de gênero emergem no Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco, campus Dois Irmãos. O quadro teórico foi elaborado com base em Scott (1995), Louro (1997), Carvalho (2015), Rosemberg (2001), Santos e Souza (2020), Grossi (1998), Saviani (2020), Laville e Dionne (1999). Metodologicamente, foi realizada uma análise documental com base nos PPC’s do curso de Licenciatura em Pedagogia, que são dois, o primeiro tido no ano de 2010, e o atual, do ano de 2018. Nos resultados foi visualizada uma carência com relação aos estudos de gênero no curso de Pedagogia, que pode ser visualizada nas ementas do curso. Compreendemos que é necessário a ampliação dessa discussão acerca dessa temática de forma articulada, pois será através do aprofundamento das questões relacionadas ao corpo, ao gênero e às sexualidades que teremos profissionais preparados para lidar com as práticas sistêmicas de machismo, sexismo e todos os tipos de violência às pessoas que não estão em conformidade ao sistema sexo-gênero.Item Conhecendo e analisando os espaços museais: um olhar sobre as propostas pedagógicas e o fazer docente nos espaços não-formais na cidade do Recife - PE(2021-02-26) Mélo, Séfora Micaela Fernandes de; Albuquerque, Mariana Zerbone Alves de; http://lattes.cnpq.br/8419255160811830; http://lattes.cnpq.br/6363616665721365Na presente pesquisa busca-se analisar a relevância do papel dos pedagogos e graduados na articulação dos conteúdos escolares das disciplinas de Geografia e História com as experiências vividas em espaços museológicos da cidade do Recife. Analisando essa estrutura e sua função em relação ao conteúdo das duas disciplinas abordando a estrutura do plano museológico como facilitador na construção do conhecimento pelos alunos e contribuindo para a educação formal e educação continuada. Fez-se uso, metodologicamente, da abordagem qualitativa por meio de uma visão social da temática. O universo pesquisado trata-se da análise do plano museológico, leitura de livros e artigos científicos que serviram de aporte teórico e metodológico, tanto em meio físico quanto digital, embasando-se nos argumentos de Albuquerque (2014); Cardoso e Albuquerque (2018); Jacobucci (2008); Libâneo (2001; 2005); Pacheco (2010; 2012); Santos (2007); e, Tomita (1999). Quanto à metodologia de análise, se deu por meio da análise de discurso presentes nas entrevistas e questionários abertos, avaliados. De encontro a este objetivo, se quis desbravar o mar de entraves existentes para o uso desses, possibilitando que o espaço museal seja um ambiente não-formal efetivo e integralizado ao ambiente formal de educação.Item O lugar da educação das relações étnico-raciais na prática docente segundo as concepções de professores da Educação de Jovens, Adultos e Idosos(2021-07-19) Souza, Edileuza Maria de; Silva, Lucas Victor; http://lattes.cnpq.br/0058476610695399; http://lattes.cnpq.br/3682038188263725A presente monografia se propõe a investigar a abordagem das temáticas pertinentes à Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) segundo as concepções de docentes atuantes na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). O problema foi determinado a partir das vivências in loco, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), onde cursamos a Licenciatura em Pedagogia; e nas escolas públicas e particulares, nos períodos do estágio na rede de ensino do Recife, Pernambuco. Sua elaboração surgiu de questionamentos acerca da inexistência da abordagem de conteúdos sobre a cultura e a História da África e dos afro-brasileiros nas salas de aula observadas nas etapas formativas teórico-práticas do curso superior. O objetivo geral desta pesquisa consiste em analisar as concepções docentes sobre o ensino das temáticas pertinentes a ERER, tais como História da África e dos e afro-brasileiros, nas turmas de Educação de Jovens, Adultos e Idosos. Nossos objetivos específicos; analisar as concepções docentes sobre sua formação inicial e continuada em ERER; analisar as concepções docentes sobre suas práticas através das quais abordavam a ERER nas suas turmas do EJAI; analisar a articulação ou desarticulação entre das concepções docentes e as DCNERER. Para tanto, utilizamos questionários on-line para serem respondidos por docentes que atuam ou atuaram no EJAI. À guisa desse trabalho foi pensada como uma primeira incursão da pesquisadora no universo do EJAI permeado pelos significados do povo negro, criando percepções acerca da natureza de suas diversidades e de suas diferentes formas de aprendizagem.Item Políticas públicas de enfrentamento ao analfabetismo: um estudo no período 2015-2018(2021-07-08) Silva, Camila Alves da; Salvador, Maria Aparecida Tenório; http://lattes.cnpq.br/2076591934554686; http://lattes.cnpq.br/4962047315903458O presente trabalho tem por finalidade analisar os efeitos das políticas públicas de enfrentamento ao analfabetismo no Brasil, no período de 2015 a 2018 e apresenta os resultados da pesquisa a partir de um estudo do campo conceitual e histórico da alfabetização no contexto brasileiro. De natureza quali-quantitativa, a coleta de dados da pesquisa foi acessada por meio da análise documental, utilizando-se de marcos regulatórios, leis e textos históricos. Para exame dos dados obtidos foi utilizada a Análise Documental, buscando compreender os aspectos registrados nos documentos utilizados na pesquisa. No ano de 2015, o número de analfabetos no Brasil era de 12,9 milhões, correspondendo a 8% da população. O Plano Nacional de Educação, aprovado em 2014, na sua Meta 9, pretendia chegar, no ano de 2015, a 6,5% no percentual de analfabetos. No período estabelecido na pesquisa, que resultou neste trabalho, foi apontada uma queda na taxa de analfabetismo, porém a referida meta não foi cumprida, chegando a 6,6% no ano de 2018, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e publicada em 2019. Os resultados possibilitaram destacar questões como: a necessidade de garantia dos direitos dos alfabetizandos de avançarem no processo educativo, ampliação dos recursos que possibilitem o desenvolvimento das políticas de alfabetização no Brasil, assim como, investimento nos processos de formação continuada de professores alfabetizadores.Item O lugar da tecnologia nas licenciaturas em pedagogia das universidades públicas de Pernambuco(2019-12-04) Souza, Bruna Lima de Araújo; Tenório, Alexandro Cardoso; http://lattes.cnpq.br/6169033174942344; http://lattes.cnpq.br/4360303649622105A presente monografia assume o objetivo de identificar se os cursos de Licenciatura em Pedagogia das universidades públicas de Pernambuco contemplam a formação de profissionais capacitados tecnologicamente para fins pedagógicos, discutindo qual o lugar das Tecnologias da Informação e Comunicação(TIC) nos currículos de Licenciatura em Pedagogia das universidades públicas do Estado de Pernambuco. Para isso buscamos analisar os principais documentos que norteiam os cursos de pedagogia das instituições públicas que estiveram disponíveis em rede como dados públicos . E assim, voltamos nossa preocupação nos Projetos Político de Curso (PPC), nas matrizes curriculares e programas das disciplinas da UFPE, UFRPE e UPE. Buscou-se ainda aplicar um questionário online junto a pedagogos e estudantes de pedagogia, para assim compreender quais elementos da área tecnológica os cursos têm abordado durante a formação, no sentido de formar um profissional de pedagogia capaz de enfrentar os desafios contemporâneos da emergente sociedade da informação.Item Formação pedagógica e conhecimento sobre sexualidade(2019-11-21) Morais, Paula Patrícia Silva de; Stadtler, Hulda Helena Coraciara; http://lattes.cnpq.br/6495194776185200; http://lattes.cnpq.br/2518260884747851A sexualidade é ainda objeto de repressões, tabus e preconceitos, sendo considerado um assunto complexo e de difícil entendimento. Mas é condição de reprodução e existência humana e demarca grande parte da identidade do sujeito. Desta forma, é de suma importância que em lugares de formação dos sujeitos, como a escola, essa temática seja suficientemente compreendida pelos/as profissionais que nela atuam. Porém, diante da pouca abordagem na formação sobre questão tão fundamental para o preparo dos/as professores, o presente trabalho objetivou compreender como os/as docentes percebem ou justificam essa fragilidade para seu desempenho no ambiente escolar e a criação de estratégias para enfrentá-la. Para isso, optou-se pela pesquisa de natureza qualitativa. Sigmund Freud, Guacira Lopes Louro e Tomaz Tadeu da Silva são alguns dos teóricos fundamentais para a discussão acerca dos aspectos psicossociais sobre a sexualidade. O processo investigativo desenvolveu-se a partir de entrevistas semiestruturadas. E, diante dos dados coletados, foram realizadas algumas reflexões acerca da formação pedagógica e o entendimento sobre sexualidade, identificando e analisando as reais condições que profissionais da educação encontram acerca do trato da temática na escola fundamental. Os resultados apontam para a necessidade de uma abordagem mais ampla e significativa a respeito da sexualidade nos cursos de formação docente. Pois, a sexualidade está na escola, campo de atuação desse profissional e a ausência de disciplinas que discutam essa temática na matriz curricular desses cursos, foi identificada pelas entrevistadas como um obstáculo a mais no ambiente escolar, ocasionando a redução da capacidade destas profissionais para orientar.
