Licenciatura em Pedagogia (Sede)
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TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Resultados da Pesquisa
Item A dialogicidade como meio de enfrentamento à violência escolar e fortalecimento da autonomia infantil numa escola democrática(2019-11-21) Andrezzo, Clara; Ferreira, Hugo Monteiro; http://lattes.cnpq.br/9846855940173584; http://lattes.cnpq.br/9709122120661613O presente trabalho tem como objetivo compreender a contribuição da dialogicidade na escola como base para processos escolares democráticos, e como ferramenta para o enfrentamento e a prevenção à violência escolar. A escolha desse tema surgiu da vontade de compreender se efetivamente o fortalecimento das crianças, tendo o diálogo como princípio, pode auxiliar no enfrentamento à violência escolar? A pesquisa realizada é de natureza qualitativa, e utiliza a observação participante como método, entrevista semi-estruturada e questionário como técnicas de construção de dados. O lócus foi numa escola da Rede de Ensino Pública Municipal do Recife, localizada na Zona Norte da Cidade. Considerando que a escola pode ser um espaço e um tempo em que o diálogo seja fundamental para o fortalecimento da autonomia das crianças, nos dedicamos a observar os casos de violência, e identificar os dispositivos facilitadores de diálogo presentes na escola, além de analisar os princípios constitutivos de uma escola democrática, evidenciando a repercussão em processos dialógicos.Item Educação alimentar e alimentação escolar: um diálogo entre as políticas públicas e as práticas educativas de uma escola municipal do Recife(2019-12-18) Oliveira, Marta Raquel do Nascimento; Faria, Andréa Alice da Cunha; http://lattes.cnpq.br/9061416520602275; http://lattes.cnpq.br/3637510999034508A presente monografia teve como objetivo investigar as práticas alimentares e educativas dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Sociólogo Gilberto Freyre, Recife, a fim de contribuir com a articulação de ações de Educação Alimentar e Nutricional à rotina escolar. A merenda é uma das ações de EAN nas escolas e deve estar articulada ao ensino em sala de aula, considerando a relevância da alimentação saudável para o aprendizado. Desta forma, para atender ao objetivo da pesquisa, foi realizada uma Pesquisa-ação, já que essa possibilita a participação dos sujeitos da pesquisa na problemática identificada, a fim de elaborar estratégias de EAN na escola. Para isso, foram identificadas o percurso da merenda e elaboração do cardápio, os hábitos alimentares no intervalo para a merenda, as práticas de Educação Alimentar no currículo da sala de aula, e analisados os marcos legais que justificam e subsidiam as ações de Educação Alimentar e Nutricional nas instituições de ensino e o currículo da Rede Municipal. Foram feitas duas entrevistas semiestruturadas com a merendeira e a coordenadora da escola. O conteúdo coletado durante as observações, análises do currículo e marcos legais de EAN, resultaram na elaboração de uma restituição, feita a uma parte dos sujeitos da pesquisa, e elaboradas ações de EAN na escola. Foram sete ações propostas, dentre essas foi proposta elaboração de um material educativo para ser distribuído na escola.Item Professora polivalente e sua prática pedagógica exitosa: um estudo com uma docente do 2º ano do Ensino Fundamental(2019-12-03) Hora, Maria das Graças da; Silva, Fabiana Cristina da; http://lattes.cnpq.br/6908776370908653; http://lattes.cnpq.br/5617761821418113Este trabalho tem como objetivo geral compreender práticas pedagógicas exitosas de uma professora polivalente, no 2º ano de Ensino do Fundamental-I em uma escola da rede pública municipal de Camaragibe - Pernambuco. Para tanto, elencamos os objetivos específicos que foram: descrever a rotina do 2º ano do Ensino Fundamental I; analisar as estratégias de ensino da docente no cotidiano escolar e as atividades desenvolvidas durante as aulas observadas. A fundamentação teórica está baseada nos estudos sobre práticas pedagógicas e polivalência de autores como Cunha (1989), Cruz e Neto (2012) e Franco (2016). A metodologia utilizada foi de perspectiva qualitativa em que analisamos a prática de uma docente através de dez observações em sala de aula, entrevista e aplicação de questionário. Como resultados percebemos que a docente tinha uma prática pedagógica exitosa permeada de uma rotina sistemática e organizada, com realização de atividades diversas, estratégias de ensino variadas e um planejamento flexível. Acreditamos que outro elemento importante para uma prática pedagógica de sucesso é o planejamento das atividades e do ambiente da sala de aula. Diante desses aspectos constamos que a docente demonstrou em sua prática pedagógica habilidades metodológicas eficientes e eficazes que ocasionam práticas docentes bem sucedidas.Item Representações sociais dos profissionais do Centro de Atendimento Socioeducativo de Jaboatão dos Guararapes (PE) sobre os adolescentes em conflito com a lei e seus reflexos na prática pedagógica(2018-02-22) Silva, Karina Sterffany da; Portela Júnior, Aristeu; http://lattes.cnpq.br/2261345425063739; http://lattes.cnpq.br/4092080162575836O trabalho explora o contexto em que estão inseridos os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa no Centro de Atendimento Socioeducativo de Jaboatão dos Guararapes (PE). Analisamos as representações sociais dos professores e coordenadores sobre os adolescentes, o sistema socioeducativo e os possíveis fatores que contribuíram para a infração, entre outros aspectos relacionados que surgem no decorrer do trabalho. Analisamos, principalmente, a forma com que tais representações são refletidas na prática pedagógica dos educadores. Pontuamos também aspectos como estrutura física do centro, administração, planejamento técnico e pedagógico. A pesquisa surge da inquietação referente aos níveis crescentes de criminalidade e internação de adolescentes em centros de ressocialização. E pretende trazer uma reflexão e um alerta à urgência de mudanças significativas no quesito educação para jovens em situação de conflito com a lei e para a importância do papel da sociedade e do Estado em um processo de reintegração social exitoso. Devendo assim, ofertar e possibilitar novos caminhos e oportunidades para o crescimento pessoal e social do indivíduo.Item A revista da Escola Bíblica Dominical e as contribuições para o ensino e aprendizagem da leitura(2019-12-19) Beserra, Hadassa dos Santos; Silva, Fabiana Cristina da; http://lattes.cnpq.br/6908776370908653; http://lattes.cnpq.br/5376731502521919A presente pesquisa buscou analisar a revista do 4º trimestre da Escola Bíblica Dominical da classe dos juniores em uma igreja da Assembleia de Deus, em relação ao Eixo Leitura do ensino da Língua Portuguesa. O trabalho está baseado teoricamente na compreensão de leitura e letramento segundo Boff (1997) e Soares (2002), nas concepções de Gadotti (2005), Gohn (2006 e 2014) e Libâneo (2001) a respeito de educação não-formal, e nas orientações para o ensino da leitura presentes na BNCC (2017). Trata-se de uma pesquisa documental de perspectiva qualitativa de acordo com Chizzotti (1998). Utilizamos um conjunto de instrumentos metodológicos pertinentes à metodologia da análise de conteúdo de acordo com Moraes (1999) e Bardin (2010). Tivemos por objetivos: descrever a estrutura da revista e sua utilização; identificar, categorizar e analisar o conteúdo das parábolas contidas na lição “As histórias de Jesus”, e sua relação com o Eixo Leitura da Língua Portuguesa presente na BNCC; e indicar como a linguagem utilizada nos textos pode auxiliar na compreensão e/ou utilização metáforas. Ao final da investigação foi possível perceber os aspectos da revista que ajudam a desenvolver habilidades para a formação de bons leitores.Item Educação e comunidade: análise das trajetórias escolares exitosas de duas alunas egressas de uma escola municipal da comunidade Entra Apulso(2019-12-04) Bezerra, Joanna Barros Lira Alvares de Albuquerque; Silva, Fabiana Cristina da; http://lattes.cnpq.br/6908776370908653; http://lattes.cnpq.br/6580570090104108Este trabalho teve como objetivo geral analisar a influência da escola Municipal da comunidade “Entra apulso” na trajetória escolar de duas alunas egressas, e como objetivos específicos descrever as histórias de vida de duas alunas egressas da instituição e seu desenvolvimento escolar além de compreender a influência dos agentes escolares na formação acadêmica das alunas egressas. Nesse sentido buscou-se examinar a influência da educação nas experiências pessoais e profissionais exitosas de duas alunas egressas, em contextos sociais desfavoráveis, de uma escola pública situada numa comunidade de baixa renda, onde as mesmas residem. A pesquisa procurou evidenciar a magnitude da educação para a formação do sujeito e seu preparo para a cidadania, sua qualificação profissional, e sobretudo para a superação de desigualdades sociais, constituição de sua identidade, e a participação na construção e modificação da sociedade. Para isso, fundamentou-se nos seguintes autores: Fonseca (2011), Brandão (2001), Silva (2010), Freire (2000), Santiago (2006), Meirieu (2005), entre outros. A metodologia utilizada na pesquisa foi a de História Oral, de caráter qualitativo e utilizou como principal instrumento de coleta de dados a entrevista parcialmente estruturada. Foram entrevistados duas alunas egressas, utilizando a técnica da história oral, com a finalidade de perceber através de seus olhares qual a atuação da educação e da escola em suas vidas pessoais e profissionais. Na história de vida da aluna egressa Daniela, percebeu-se a notável influência da escola Municipal em toda sua trajetória escolar, não só enquanto a mesma estudava na escola nos anos iniciais, mas pela relação que a mesma manteve ao longo dos anos decorrentes com a Instituição. Já a história de vida de Maria, aponta uma forte conexão com a comunidade Entra Apulso e assim também com a escola municipal.Item Gestão democrática e conselho escolar: a participação da comunidade nos processos de decisão numa escola municipal de Olinda – PE(2019-11-28) Tavares, Ana Paula; Ferraz, Bruna Tarcília; http://lattes.cnpq.br/2100573722828366; http://lattes.cnpq.br/4960364653386296Esta pesquisa é resultado de um processo investigativo realizado numa escola municipal de Olinda – PE. Seu objetivo foi analisar a participação da comunidade no Conselho Escolar (CE), identificando sua influência nos processos de decisão da atual gestão escolar. Com base nos pressupostos do Estudo de Caso de cunho descritivo e interpretativo, o estudo foi realizado por meio da observação sistemática das reuniões do CE e das entrevistas semiestruturadas aos representantes de cada segmento atuante. Buscou-se apreender os significados e a importância que os conselheiros atribuem ao papel do CE enquanto espaço para a efetiva participação na configuração dos processos de democratização da gestão e da escola. Para análise dos dados, optou-se pela metodologia da Análise de Conteúdo, que permitiu identificar as concepções de gestão e participação, bem como os espaços e as formas de participação e decisão dos representantes entrevistados, contribuições e influências nas decisões na gestão escolar. Os resultados indicam que as concepções de gestão e participação presentes entre os membros do CE observado, aproximam – se da visão sócio – crítica da gestão escolar, a qual prevê a participação de todos os envolvidos nos espaços formais e não – formais do CE. Pode - se averiguar o nível de conhecimento da comunidade educativa acerca da função, limites e possibilidades da atuação dos conselheiros nessa instância decisória, no entanto, apesar dos avanços legais e de práticas participativas nos processos de descentralização da gestão, verificou-se a necessidade de formação dos conselheiros para melhor compreensão da participação política efetiva e do fortalecimento do conselho escolar.Item Eventos de letramento: um estudo no Centro Cultural Grupo Bongar- Nação Xambá em Olinda/PE.(2018) Santos, Ana Karolina Neri Reis dos; Miranda, Cássia Priscila Oliveira de; Silva, Fabiana Cristina da; http://lattes.cnpq.br/6908776370908653; http://lattes.cnpq.br/9202305020496260; http://lattes.cnpq.br/7889505484339977A pesquisa tem como objetivo analisar os eventos de letramento presentes nas atividades desenvolvidas no Centro Cultural Grupo Bongar - Nação Xambá, situado na comunidade de São Benedito na cidade de Olinda/PE. Essa educação popular é desenvolvida no Quilombo Urbano Xambá, oportunizando momentos de interação por meio de eventos de letramentos descritos nesta pesquisa. Esse conhecimento adquirido não se segue isolado, ele transcende por espaços informais e formais ocorrendo um diálogo entre o individual e o coletivo. A pesquisa esta baseada teoricamente em autores como Brandão (2015); Gonh (2006); Soares (2010) entre outros. Trata-se de um estudo de caso de caráter qualitativo em que realizamos entrevistas e observações no campo. O Centro Cultural apresenta uma visão solidária com o intuito de transformar a realidade da comunidade por meio da educação popular, apoiando e desenvolvendo práticas de letramento e de valorização da cultura afro brasileira, essa luta favorece a valorização do quilombo urbano dentro do contexto social atual, contribuindo para a formação de cidadãos seguros de seu papel social dentro da sociedade contemporânea.Item Rodas de leitura: uma intervenção sobre o ato de ler(2019-12-02) Melo, Talita Rodrigues de; Silva, Fabiana Cristina da; http://lattes.cnpq.br/6908776370908653; http://lattes.cnpq.br/9295915840882268A presente monografia tem por objetivo geral analisar como rodas de leitura podem contribuir para o desenvolvimento do hábito de ler em uma turma do 5° ano de uma escola pública na cidade de Olinda – PE”. Além disso, como objetivos específicos: 1) analisar a rotina de leitura da professora; 2)identificar as concepções de leitura dos alunos através da aplicação de um questionário; 3) construir e aplicar um projeto de intervenção com rodas de leitura; 4) avaliar os impactos da proposta de intervenção nas concepções de leitura dos alunos. Na fundamentação teórica, os principais autores que baseiam a pesquisa são Leal e Brandão (2005); Soares (1999) e Tonin (2016). Os pressupostos da pesquisa-ação foram julgados como o mais adequados para este tipo de pesquisa, associada a uma estratégia de intervenção. Para a realização da pesquisa foi necessária a realização de observações, aplicação de questionário e uma proposta de intervenção, para que finalmente fosse feita a análise dos dados colhidos. Os resultados obtidos apontaram que é necessário desde a formação inicial docente que haja a conscientização de que vivenciando práticas de leitura significativas poderemos incentivar a formação de bons leitores.Item Famílias de meios populares e suas concepções sobre escola(2019-12-19) Nascimento, Gabriela Cristina Lopes Bento do; Silva, Fabiana Cristina da; http://lattes.cnpq.br/6908776370908653; http://lattes.cnpq.br/3331139389735406Este trabalho teve como objetivo geral analisar as concepções que famílias de meios populares têm sobre escola e algumas formas de atuação familiar na vida escolar das crianças. E como objetivos específicos: elaborar o perfil socioeconômico e a organização parental de três famílias analisadas; investigar o que as famílias entendem por escola e caracterizar as ações desenvolvidas pelas famílias em relação às atividades escolares. A pesquisa está baseada teoricamente em Oliveira e Marinho (2010); Dessen e Polônia (2005, 2007); Zago (2012); Nogueira (2015) e Silva (2005). Como metodologia consideramos a perspectiva qualitativa e através da entrevista, único instrumento de pesquisa utilizado, foram obtidos dados de três famílias de meios populares, cujos filhos e filhas eram estudantes de escolas municipais da Região Metropolitana do Recife. A primeira família composta por pai, mãe, avó e dois filhos. A segunda família composta por mãe e cinco filhos. E a terceira família contém pai, mãe e dois filhos. Os resultados apontaram os esforços das famílias para garantir o desenvolvimento escolar das crianças, através do acompanhamento tanto na escola como em casa, por acreditarem que a escola é o melhor lugar para o crescimento e aprendizado. Mostraram também as dificuldades que as famílias tiveram em suas trajetórias escolares, sendo esse também o motivo do investimento na educação das crianças, visando a mudança futura na realidade dessas famílias. A relevância do entendimento dessas famílias sobre escola reverbera em suas atitudes no investimento e acompanhamento escolar das crianças, e também, identificamos a presença da mulher como principal responsável pelo acompanhamento e cuidados com a educação dos filhos e filhas. Através do estudo de famílias como essas, é possível compreender a importância da relação família e escola na construção de uma educação mais efetiva e de influência na vida dessas crianças.
