Licenciatura em Pedagogia (Sede)
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TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Item A inclusão de crianças com deficiência nos anos iniciais em um município de Pernambuco(2022-10-05) Diniz, Aniely Andreza Silva Tavares; Amorim, Maria do Rosário de Fátima Brandão; http://lattes.cnpq.br/5330024930917910; http://lattes.cnpq.br/8614975484114105Aprovada pela Conferência Mundial sobre Educação para Todos, em Jomtien, Tailândia, 1990. Há mais de quarenta e dois anos, as nações do mundo afirmaram na Declaração Universal dos Direitos Humanos que "toda pessoa tem direito à educação". Em 1989, um ano após a Constituição Brasileira, o nosso país assegurou a inclusão da criança com deficiência no sistema regular de ensino, assegurada pela Lei nº 7.853/89, tornando obrigatória e gratuita a oferta da Educação Especial em escolas públicas. Entretanto, ainda encontramos nos dias atuais dificuldades e falta de preparo de algumas instituições escolares para acolher e dar suporte para que os alunos com deficiência permaneçam em sala de aula. Diante disso, a presente pesquisa teve como objetivo, investigar como se dá a inclusão das crianças com deficiência nas escolas dos anos iniciais em um município localizado na Mesorregião do Agreste Pernambucano. Apoiamo-nos em autores como; Santos (2016), Glat (2007), Mantoan (2003), Ferreira, Lima e Garcia (2015), Rodrigues (2018), Ropoli et al. (2010) entre outros. A metodologia utilizada foi quali-quantitativa. Para coleta de dados foram utilizados questionários aplicados aos professores da rede municipal, por meio do Google forms®, bem como análise documental dos Projetos Políticos Pedagógicos - PPP das escolas dos anos iniciais e do Plano Municipal de Educação - PME. Os resultados apontaram que embora os PPPs e o PME tratem de uma educação inclusiva, a realidade encontrada aponta para uma direção contrária. Foi identificado que não há diálogo entre o professor da sala regular e o AEE. Outro dado relevante foi que o AEE não atende toda a demanda que o município necessita, inclusive falta investimento para a zona rural, portanto, necessita-se de maior investimento inclusivo dentro do município para que haja uma maior equidade e que as crianças possam ter um acolhimento contínuo em todo ano letivo.Item A inclusão de crianças em uma creche de um município da Zona da Mata de Pernambuco, na perspectiva da educação inclusiva(2025-02-28) Carmo, Vitória Alves do; Amorim, Maria do Rosário de Fátima Brandão; http://lattes.cnpq.br/5330024930917910; http://lattes.cnpq.br/2908227219134600A educação infantil no Brasil tem uma trajetória marcada por desafios históricos e conceituais. Inicialmente, essa etapa tinha um caráter assistencialista e demorou a ser reconhecida como parte do processo educacional formal. No que diz respeito às crianças com deficiências elas eram frequentemente excluídas do sistema educacional devido a estigmas e preconceitos. Porém, com o avanço das políticas públicas e mudanças nas concepções de infância, a inclusão passou a ser vista como um direito, e a educação infantil se tornou um campo importante para promover a igualdade de oportunidades Este estudo focou na inclusão de crianças em uma creche da Zona da Mata de Pernambuco, uma região caracterizada por grande diversidade cultural e social. O problema da pesquisa foi compreender como a inclusão numa creche, é compreendida, a partir da perspectiva dos servidores e dos docentes, a justificativa para a pesquisa está na importância da educação infantil para o desenvolvimento humano e na necessidade de garantir acesso à educação para todas as crianças. O objetivo geral foi compreender a concepção de inclusão na educação infantil a partir da perspectiva dos educadores de uma creche na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Já os objetivos específicos incluem explorar as concepções dos educadores sobre criança e inclusão, e identificar os desafios enfrentados na promoção da inclusão. Os resultados apontaram que a infância é um período de experiências diversificadas que contribui para o desenvolvimento integral dos indivíduos; que a inclusão na educação é um conceito complexo que envolve a valorização da diversidade e a promoção da igualdade e sua implementação nos ambientes educacionais; que a formação dos educadores é fundamental, sendo necessário uma formação continuada e aprofundada para a promoção da inclusão, como também a criação de ambiente inclusivos, que são considerados essenciais para a promoção da inclusão.Item Educação inclusiva na formação inicial do pedagogo: o que dizem os discentes e os trabalhos de conclusão de curso em uma IES Pública Federal(2019-01-14) Silva, Francyne Monick Freitas da; Amorim, Maria do Rosário de Fátima Brandão; http://lattes.cnpq.br/5330024930917910; http://lattes.cnpq.br/2854498681490093É sabido que cada vez mais o espaço escolar tem recebido pessoas com deficiência e grupos que historicamente foram excluídos na sociedade como os afrodescendentes e o LGBT. Por este motivo a preparação dos educadores dos cursos de licenciaturas, em especial do professor de Pedagogia, vem sendo reiterada para o atendimento das necessidades educativas de todas as crianças. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo estudar a presença da Educação Inclusiva na formação inicial do pedagogo em uma IES pública federal. O referencial teórico apresenta três pontos centrais: A Educação Inclusiva na formação do professor, um currículo universitário e escolar com traçado inclusivo e a trajetória do Curso de Pedagogia e da Educação Inclusiva. Foi realizada uma pesquisa quantitativa a partir do que dizem os discentes; os Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC e do Projeto Pedagógico de Curso - PPC. Os dados do trabalho, ora apresentado, envolveram questionários com os discentes e a pesquisa documental e Análise Descritiva dos TCC´s e do Projeto Pedagógico de Curso. Como resultados que este estudo obteve apontam que durante três anos foram produzidos apenas 13 TCC´s que versam sobre a Educação Inclusiva, o que pode caracterizar interesse ainda discreto por parte dos discentes em produzirem TCC´s sobre a referida problemática. Outro fator importante foi o fato do PCC ofertar um número significativo de disciplinas que elucidam sobre a Educação Inclusiva e os discentes corroboraram em suas falas sobre a oferta das mesmas, porém não é um eixo que emerge nas discussões teórico-metodológico e nem nas práticas pedagógicas na formação inicial.Item O acesso e a permanência do estudante com deficiência no Ensino Superior em uma universidade pública federal(2022-10-05) Pereira, Maria de Fátima da Costa Cordeiro Henrique; Amorim, Maria do Rosário de Fátima Brandão; http://lattes.cnpq.br/5330024930917910; http://lattes.cnpq.br/9649560600378856A inclusão dos estudantes com deficiência é um direito assegurado pela lei n° 13.409/2016, que trata sobre as cotas para inclusão da pessoa com deficiência na Educação Superior. Por meio de uma revisão literária, procurou-se construir o referencial teórico através de uma discussão que trouxe a problematização sobre o acesso e a permanência em uma IES. Levantaram-se, então, questionamentos, tais como: quantos são os estudantes com deficiência e onde estão nos diferentes cursos? Quais as ações ofertadas aos estudantes com deficiência para a permanência nos diferentes cursos? Será que os projetos pedagógicos dos cursos que acolhem tais estudantes foram construídos com um olhar inclusivo? O que faz o Núcleo de Acessibilidade para possibilitar o acesso e a permanência do estudante nos diferentes cursos? O que dizem os estudantes com deficiência acerca da sua inclusão no ensino superior? Para responder às inquietações aqui trazidas, o presente trabalho objetivou investigar como se dá a inclusão dos estudantes com deficiência em uma instituição pública federal de ensino superior. Foram utilizados teóricos tais como, Cantorani et al. (2020), Guedes (2020), Giordani et al. (2020), Cabral et al. (2020), Silva e Pavão (2020) dentre outros que enriqueceram a base desta pesquisa. O estudo foi de cunho quali-quantitativa, com metodologia de análise descritiva. Para coleta de dados, foram elaborados questionários, que foram aplicados aos estudantes com deficiência que estudam na IES pesquisada, e ao Núcleo de acessibilidade da mesma instituição; por meio da plataforma digital Google forms®. Foram utilizados também análise dos projetos pedagógicos dos cursos para verificar se neles a inclusão está contida na proposta curricular do curso. Os resultados apontaram que tais projetos, apesar de ter um texto base que faz alusão à acessibilidade da pessoa com deficiência, alguns cursos não o englobam, de fato, em seu documento, pois desconsideram a sua importância para acolher esses estudantes e garantir além do acesso a permanência da pessoa com deficiência na universidade. A IES precisa, portanto, promover ações que permitam a superação das barreiras existentes desde o acesso até a conclusão desses estudantes com deficiência.Item O papel do professor e a inclusão escolar da criança autista(2018-01-14) Pequeno, Almira Alice Alves; Amorim, Maria do Rosário de Fátima Brandão; http://lattes.cnpq.br/5330024930917910; http://lattes.cnpq.br/3979568113706261De um modo geral, a Política Educacional Brasileira tem promovido avanços e retrocessos, e no caso da política inclusiva essa realidade não é diferente, pois o normal e o patológico sempre estiveram imersos numa polarização quanto à compreensão daquilo que era reabilitação e escolarização. No entre meio dessa dicotomia a formação do professor também teve seus impactos. Pesquisar como a escola promove a inclusão das crianças autistas no espaço pedagógico escolar de tempo integral foi o objetivo geral desse trabalho. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, se valendo de uma coleta de dados qualitativos, tomando como referência parte do inventário aplicado por Mendes, em 2005 (Parte A dedicada à identificação dos participantes e a Parte B com duas categorias: categoria 1: ingresso e recepção da criança na turma e categoria 2 : aceitação da criança com autismo). O resultado apontou que embora a política da educação inclusiva tenha oferecido avanços, os relatos dos professores apontaram para uma direção contrária, necessitando maior investimento profissional para que as crianças possam ser bem acolhidas e aceitas no espaço educacional. É preciso que o ingresso e aceitação das crianças com autismo estejam no planejamento na escola pesquisada.Item O ruído no ambiente educacional: como os professores percebem este problema(2019-01-14) Nascimento, Maria do Socorro do; Amorim, Maria do Rosário de Fátima Brandão; http://lattes.cnpq.br/5330024930917910O ruído é considerado um agente físico preocupante para a Organização Mundial de Saúde, podendo ser classificado como um problema de saúde pública. No ambiente escolar, os impactos e prejuízos são adversos e pesquisas apontam indicadores preocupantes (DREOSSI, 2004; GERGES, 2000; SOUZA, 2005). Indicando que o ruído afeta negativamente a concentração, a memória e o desenvolvimento da aprendizagem dentre outros impactos apesar dos limites de tolerância recomendados. Esta pesquisa se propõe em contribuir para um melhor entendimento quanto a percepção das professoras em relação a presença e os impactos que o ruído pode desencadear. Para isto, foi aplicado um questionário de múltipla escolha e realizada a medição dos Níveis de Pressão Sonora utilizando como parâmetro de comparação, a legislação vigente.
