Economia Doméstica (Sede)
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TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Resultados da Pesquisa
Item Reflexões sobre sustentabilidade e o ofício da costura(2023-04-03T03:00:00Z) Santos, Rogério Júlio dos; Melo, Jaqueline Ferreira Holanda de; http://lattes.cnpq.br/0639256942534141; http://lattes.cnpq.br/9577626215045560Este trabalho apresenta reflexões sobre a sustentabilidade e o empreendedorismo no campo da moda-vestuário, bem como em relação ao ofício dos/as costureiros/as auxiliado por um breve levantamento dos profissionais de costura atuantes na cidade de Recife. Para tal, foi feita uma explanação a respeito dos temas, para em seguida usar de pesquisa qualitativa com o intuito de compilar um material para possíveis conexões reflexivas ao se pensar o cotidiano dos/as profissionais da área.Item Moda all size(2021-07-06T03:00:00Z) Tani, Marianna Megumi; Melo, Jaqueline Ferreira Holanda de; http://lattes.cnpq.br/0639256942534141; http://lattes.cnpq.br/6502755641753802Este trabalho foi elaborado com o objetivo geral de refletir sobre beleza e corpo e o vestir, levando em conta a diversidade corporal, principalmente chamando à atenção para a necessidade de considerar pessoas gordas e seus gostos e anseios, bem como reflexões sobre as terminologias all size e plus size no campo da moda-vestuário. As temáticas Beleza e Corpo foram abordadas de modo que a primeira categoria foi compreendida como uma construção histórico-cultural, enquanto que a segunda conforme a variedade de silhuetas femininas. Para as reflexões sobre as marcações plus size e all size no campo da moda-vestuário, também considerou-se a produção de conteúdo em redes sociais digitais, em que a discussão tem sido frequente. Visando alcançar o objetivo proposto, procedeu-se: estudo bibliográfico; levantamento de dados secundários em redes sociais digitais sobre as temáticas; captação de dados primários por meio de aplicação de formulário on-line via plataforma Google Forms, sobre as categorias estudadas, que totalizou uma participação de 188 respondentes, assim com o formulário on-line foi possível alcançar mulheres que declararam vestir os tamanhos PP + P (62 / 33%), M + G (82 / 44%), GG + XG (32 / 17%), e XG+ (12 / 6%). Em relação aos resultados, foi quase unânime a vontade das mulheres que participaram do estudo em mudar algo em seus corpos, sendo geralmente considerado feio algo relacionado ao peso. Com relação à Moda-vestuário, a maioria das respondentes demonstram interesse em Moda, esperam sentir que suas roupas lhes representam, e que sejam confortáveis. No que se refere ao termo all size em si, ainda é pouco falado, apesar de já ser possível encontrar algumas marcas que produzem alinhadas à ideia. Em relação às respondentes, independente do tamanho que vestem, em sua maioria, preferem que as roupas tenham maior variação de tamanhos ao invés de segregar em “moda” e “moda plus size”.Item Das cores primárias ao tapete vermelho: relato de experiência de extensão universitária em unidade prisional feminina (RMR - PE)(2020-09-29T03:00:00Z) Lima, Izabelly Mikaela Rocha; Melo, Jaqueline Ferreira Holanda de; http://lattes.cnpq.br/0639256942534141; http://lattes.cnpq.br/8351926168482175Este trabalho é um relato de experiência feito com base no projeto “Artesanato e Moda: Estimulando Práticas Criativas e Solidárias para Produção do Vestuário” (2019), em relação às atividades desenvolvidas em uma Unidade Prisional Feminina, da Região Metropolitana do Recife-PE. O projeto foi pensado a partir da área do conhecimento da Economia Doméstica. As oficinas foram realizadas por meio de exposição dialogada e experimentação prática de pelo menos um dos conteúdos abordados, que foram desde as cores primárias, até a vivência básica de um desfile de moda.Item Estudo netnográfico de perfis virtuais plus size da RMR-PE na rede social “Instagram”(2021-12-02T03:00:00Z) Silva, Irtes Rodrigues da; Melo, Jaqueline Ferreira Holanda de; http://lattes.cnpq.br/0639256942534141; http://lattes.cnpq.br/4285115769436827Historicamente, as mulheres são as que mais sofrem com padrões estéticos, sendo o padrão de beleza atual dificilmente alcançado pela maioria delas. Neste contexto, o corpo gordo é geralmente associado apenas à doença e pessoas com tais características não são consideradas potencialmente consumidoras, principalmente no mercado de moda. Tendo como resposta a tal cenário, houve o surgimento do movimento plus size, que ganha destaque com o aumento de usuários de redes sociais digitais, o que é o foco deste trabalho. Por meio da netnografia foi feita uma aproximação com o universo estudado e posteriormente foi realizada uma análise de conteúdo das publicações de seis perfis da Região Metropolitana do Recife - PE, na rede social digital Instagram, voltados ao público gordo ou plus size, dos quais foram três perfis individuais e três perfis de coletivo/movimento. Ademais, foi feito recorte temporal das publicações. Após análise, foi possível categorizar as mesmas em: “Indicação de marcas e lojas”; “Looks”; “Saúde”; “Empoderamento e amor próprio”; “Eventos e Mídia”; “Estilo de Vida e Auto Divulgação”; “Engajamento”; “Parceiros”; “Questões Sociais”; “Models e Pessoas Inspiradoras”. A análise do conjunto das publicações de perfis da Região Metropolitana do Recife-PE mostrou que nesta região do estado de Pernambuco - que é um grande produtor de moda-vestuário, também se está acompanhando a tendência de uma pauta nacional e internacional de reivindicações do movimento em prol de uma moda que contemple a valorização de pessoas gordas.Item Relato de experiência de extensão universitária: estímulo à criatividade para concepção de moda-vestuário em comunidade rural (Limoeiro - PE)(2020-12-01T03:00:00Z) Silva, Irani Gomes do Nascimento; Melo, Jaqueline Ferreira Holanda de; http://lattes.cnpq.br/0639256942534141; http://lattes.cnpq.br/2530777650612821A moda é algo que vai e volta ao longo da história, principalmente com relação ao vestuário. Em muitas regiões, as vestimentas vão de acordo com a cultura local, influenciando os modelos. A cidade de Limoeiro-PE traz, em sua essência cultural, forte influência religiosa, bem como conta com inspiradoras paisagens, histórias da tradição local e uma significativa área rural. Diante do exposto, objetivou-se realizar um projeto de extensão denominado “Artesanato e Moda: Estimulando Práticas Criativas e Solidárias para Produção do Vestuário”. Portanto, o presente trabalho trata-se de relato da experiência vivenciada pela autora, a partir do que se propôs estimular a criatividade para produção de moda-vestuário, para mulheres e suas famílias de comunidade rural, da cidade de Limoeiro-PE. Para que fosse possível a realização do projeto, foram organizadas oficinas voltadas às temáticas criatividade e inspiração, cor, moulage. As oficinas aconteceram em dois espaços, em uma casa de uma das famílias na comunidade rural, e, na sede do CAM - Centro de Assistência à Mulher, no centro da cidade. Os registros da experiência apontam que o público atendido estavam tendo o primeiro contato com conteúdo técnico de produção de moda-vestuário, e após as oficinas, propuseram looks e estampas inspiradas na localidade, levando em consideração conceitos de cores, linhas e formas. Ademais, a realização do projeto permitiu, à autora e à equipe de extensão, conhecer as dificuldades do grupo e perceber que necessita-se de uma mobilização de esforços para criar condições que possibilitem aos indivíduos envolvidos, criar, transformar e inovar, de modo que sejam pensadas alternativas diante de desafios, entraves estruturais e culturais, que se apresentem em determinada localidade.Item Captação de tendências de moda pelos micro e pequenos empreendedores no Estado de Pernambuco(2018-07-20T03:00:00Z) Silva, Jéssica Maciel; Rocha, Maria Alice Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/6818128111009316; http://lattes.cnpq.br/4220690441400301Esta pesquisa teve como objetivo geral identificar o processo para captação de tendências de moda pelos micro e pequenos empreendedores em Pernambuco, analisando especificamente a ocorrência captação de tendências de moda; quem faz a apreende as informações; as fontes utilizadas para absorção dos dados; a aplicação das informações apreendidas; e a relevância da captação de tendências de moda dentro dessas empresas. Para o alcance dos objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa foi quali-quantitativa com levantamento de dados em duas etapas: coleta de dados secundários, através da pesquisa bibliográfica e coleta de dados primários, com a utilização de questionário semiestruturado como ferramenta de investigação. A pesquisa foi aplicada com 25 microempreendedores/as, micro e pequenos negócios do setor criativo de moda, das três principais mesorregiões do Estado de Pernambuco, o Agreste, a Zona da Mata e a Região Metropolitana do Recife. Os resultados mostram os perfis das empresas e esclarece seus processos criativo, onde há falta de pesquisa de tendências de moda pelas empresas reverte ao caminho simples da cópia travestida de referência, mostrando a necessidade da informação estratégica como elemento fundamental no desenvolvimento de produtos criativos e com uma identidade própria através de ação integrada dos atores da Cadeia têxtil e de confecção para vencer a competitividade do mercado.
