Economia Doméstica (Sede)
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Item Docentes negras na Universidade Federal Rural de Pernambuco: um estudo sobre a presença e o significado da mulher negra na academia(2019) Ferreira, Mailonga Albuquerque; Albuquerque, Hortência Cruz de; http://lattes.cnpq.br/4316127961561473; http://lattes.cnpq.br/3580679428083890Essa pesquisa trata sobre a construção da mulher afro-brasileira dentro do espaço acadêmico a partir da interseccionalidade que fundamentaa identidade da mulher negra e das produções dessa significação/representação dentro da academia. O objetivo foi compreender o empoderamento feminino negro na perspectiva de docentes afro-brasileiras que estão inseridas no ambiente universitário da UFRPE. Para isto, utilizamos metodologia qualitativa com obtenção de dados secundários a partir da consulta à periódicos, artigos, livros, teses e dissertações disponíveis na base de dados da CAPES, e para acesso aos dados primários foi elaborado questionário na ferramenta GoogleForms oqual foi enviado à docentes da UFRPE e respondido por 14 professoras sendo elas 8 auto declaradas:negras(4 docentes); morena clara(2 docentes) e pardas (2 docentes). A partir da análise de conteúdo, observou-se as diferentes significações que perpassam o ser docente negra dentro da universidade(haja vista que é um espaço majoritariamente e historicamente ocupado por homens brancos), como a imagem de “vencedora” e consequentemente “empoderada” por ocupar tal lugar. Notou-se ainda a escassez dos dados sobre docentes negras universitárias,o que pode ser visto como uma oportunidade para pesquisas futuras e para o aprofundamento das questões que conectam gênero, raça e classe, compreendendo que ao ocupar uma posição de poder como docente criam-se representações práticas das transformações e avanços da comunidade negra brasileira.
