Licenciatura em Letras (UAG)
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TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Item Discurso (i)legítimo na BNCC?: contribuições críticas investigativas sobre o documento(2019-07-19) Silva, Anderson Leandro Gama; Lima, Angela Valéria Alves de; http://lattes.cnpq.br/4075380055242993; http://lattes.cnpq.br/6584540291076388O presente trabalho tem como objetivo investigar se há uma presença de discurso ilegítimo como forma de manipulação discursiva em um documento que norteia e dirige a educação brasileira, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa coletou dados por meio da primeira versão do documento e a versão homologada, utilizando como abordagem teórico metodológica as contribuições de Fairclough (1995; 2001; 2003), Chouliraki e Fairclough (1999) e as relações de poder nesse discurso, propostas por van Dijk (1997; 2010; 2012) e Falcone (2008). À luz da Análise Crítica do Discurso e com método de análise tridimensional, averiguamos se a BNCC está intercalada de discursos com ideologias propensas a afirmar desigualdades e contribuir com uma visão de mundo antidemocrática e individualista. Sobre um olhar atento aos direitos de aprendizagem, e agora competências gerais da Base Nacional, pretendemos que esse trabalho contribua de maneira significativa para esclarecer dúvidas e certas inseguranças em relação ao discurso proposto pelo documento que faz parte do cotidiano escolar em todo o país.Item Reflexões sobre o ensino de produção textual : uma análise do que propõe a base nacional curricular comum para os anos finais do ensino fundamental(2019-02-15) Araújo, Ubiralange Virgínio Nunes de; Santos, Eudes da Silva; http://lattes.cnpq.br/8701527300251171; http://lattes.cnpq.br/3056116470173462Este trabalho tem como objetivo refletir sobre como a produção textual é tratada na Base Nacional Curricular Comum – BNCC (2017). A pesquisa se enquadra como qualitativa, de cunho bibliográfico e de caráter documental, justificada por termos tomado como base o documento da BNCC. Especificamente, nos detemos em analisar sobre como o documento direciona o fazer docente em relação ao ensino da produção textual para discentes do ensino fundamental, anos finais. Para tanto, tomamos como base os seguintes autores: Antunes (2017); Koch e Elias (2009); Dolz, Gagnon e Decândio (2010), dentre outros, para tratarmos de questões relativas à produção de texto e outros temas correlatos. A análise do documento evidenciou que o eixo da produção textual é apresentado de uma forma que leva o docente a trabalhar com a língua portuguesa seguindo uma perspectiva que não vê o ato de escrever como algo estanque, isolado em si mesmo, mas sim de maneira interativa, sistemática e processual. Enfim, este trabalho nos levou a entender que a BNCC aponta propostas para o desenvolvimento de competências que são essenciais na vida do aluno, de uma forma em que o aluno tenha uma aprendizagem ativa, integral e relevante para a vida social.
