07. Nossa Memória

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/55

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Nutrição mineral e reação de sorgo, Sorghum bicolor, ao agente da antracnose, Colletotrichum graminicola
    (MARANHÃO, Eduardo Henrique de Albuquerque; MENEZES, Maria. Nutrição mineral e reação de sorgo, Sorghum bicolor, ao agente da antracnose, Colletotrichum graminicola. Cadernos Ômega. Série Agronomia, Recife, n. 2, p. 77-91, 1986., 1986) Maranhão, Eduardo Henrique de Albuquerque; Menezes, Maria
    Foi estudado o efeito da nutrição mineral sobre a reação da linhagem de sorgo IPA-7300010, suscetível a Colletotrichum Graminicola (Ces.) Wils. A linhagem foi cultivada em diferentes níveis de NPK, sendo posteriormente inoculada com uma suspensão de conídios, na concentração de aproximadamente 2 x 105 conídios/ml, em três folhas bem expandidas. por planta. a partir do topo. Doze dias após a inoculação das plantas foi feita a avaliação dos sintomas nos diferentes, tratamentos, através de determinações do comprimento das lesões, estabelecendo uma média por planta. 0s resultados mostraram que a reação das plantas de sorgo a C. Graminicola foi alterada significativamente pela nutrição induzindo o tratamento 2,00 N um aumento significativo no comprimento das lesões foliares. Entretanto. certa supressão dos sintomas pode ser observada nos tratamentos envolvendo os níveis de K e solução completa. A porcentagem dos macro e micronutrientes nos tecidos foliares e a suscetibilidade da linhagem de sorgo ao patógeno foram influenciadas pela aplicação dos níveis de NPK estudados.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Ocorrência do CAM em Pernambuco
    (1978) Beltrão, José Darcy de Aragão
    0 efeito de "De Sauseure" (CAM Plantas), foi estudado em Epidendrum ellipticum, Cattleya labiata, (Orohidaceae);Kalanchoe daigremontiana hibrid Bryophyllum (Crassulãceae); Tillandsiausnecides, Ananas comosus e Aechmea bromeliifolia,(BromeZiaoeae), nas sub-zonas das matas úmidas e serranas de Pernambuco, Brasil.