07. Nossa Memória

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/55

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Efeito de fungicidas sobre o crescimento micelial e germinação de esporos de Fusarium oxysporum f. sp. phaseoli
    (1997) Reis, Ailton; Oliveira, Sônia Maria Alves de; Menezes, Maria; Mariano, Rosa de Lima Ramos
    Testou-se, in vitro, o efeito dos fungicidas benomil, captan, iprodione e metalaxyl, nas dosagens de 0,5; 1,0; 5,0; 10; 50 e 100 ppm do princípio ativo (p.a.), sobre o crescimento micelial e a germinação de esporos de Fusarium oxysporum f. sp. phaseoli O fungicida benomil mostrou-se o mais eficiente apresentando média de 72,33%, inibindo completamente o crescimento micelial a partir da dosagem de 5% do p.a.. Quanto a germinação de conídios, captan mostrou-se mais eficiente apresentando média geral de 82,07%, inibindo completamente a geminação de esporos a partir da dosagem de 5% do p.a.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Novas informações sobre o controle químico da queima do inhame (Dioscorea cayennensis Lam.)
    (1992) Ramos, João Elisio Lauria; Moura, Romero Marinho de
    Foi estudada a eficácia dos princípios ativos fungicidas/mancozeb e Iprodione no controle da Queima do inhame (Dioscorea cayennensis) causada pelo fungo Curvularia eragrostidis. A pesquisa foi desenvolvida através de testes de inibição do crescimento do patógeno "in vitro", supressão de sintomas em plantas vivas, usando-se condições de casa-de-veqetação. e reduções no índice de germinação dos conídios, em testes laboratoriais. Em todos experimentos, usaram-se as concentraçbes 0,0; 0,l; 0,2; 0,3 e 0,4 de p.a para Mancozeb e 0,0; 0,06; 0,12; 0,18 e 0.25% para Iprodione. Os resultados obtidos demonstraram que os fungicidas estudados são altamente eficientes no controle da Queima do inhame, atuando em baixas concentrações. Pulverizações com Mancozeb a 0,2 ou 0,3% de p.a. e Iprodione a 0,18 ou 0,25% de p.a. devem conferir efetiva proteção às plantas de inhame à incidência da Queima. A utilização destes dois fungicidas alternadamente em diferentes anos agrícolas, evitará o aparecimento de biótipos do patógeno resistente a um dos princípios ativos.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Eficiência de fungicidas no controle de Macrophomina phaseolina Tassi, em sementes de feijão macassar, Vigna unguiculata (l.) Walp. Cultivar sempre-verde
    (1986) Barros, Severina Torres de; Menezes, Maria
    O presente trabalho teve como objetivo avaliar a influência dos fungicidas Benomil, Tiofanato metílico, Tiabendazol e PCNB, nas concentrações de 10,5 e 100 ppm, no controle de Macrophomina phaseolina, inoculado pelo método de imersão em sementes de feijão macassar, Vigna unguiculata, cultivar Sempre-Verde. Os resultados revelaram que Benomil foi o mais eficiente no controle de M. phaseolina nas concentrações de 50 e 100 ppm e que PCNB não controlou o patógeno nas três concentrações utilizadas. Com relação a Tiofanato metilico e Tiabendazol, foi observada uma tendência para controle do patógeno quando empregados na concentração de 100 ppm.