07. Nossa Memória

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/55

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Avaliação do crescimento de Leucena leucocepnala (Lam) de wit., em solos do agreste de Pernambuco
    (1998) Silva, José Antônio Aleixo da; Meunier, Isabelle Maria Jacqueline; Passos, Marco Antonio Amaral; Ferraz, Ivan
    Este trabalho teve como principal objetivo verificar a influência de diferentes fontes de adubação em Leucaena leucocephaia em solos do agreste de Pernambuco. Foram testadas inoculações com estirpes de Rhlzoblum, e adubação com uréia, fósforo e composto orgânico aplicados na fase de produção de mudas. Medições de crescimento em altura das plantas foram realizadas no campo em diferentes épocas. O composto orgânico foi o único que provocou diferenças significativas no crescimento em todas as épocas consideradas.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Efeito de diferentes níveis de fósforo na solução nutritiva sobre o crescimento de sete cultivares de cana-de-açúcar
    (1987) Andrade, Arnóbio Gonçalves de; Willadino, Lilia Gomes; Silva, M. C. Amorim
    Procurou-se caracterizar, em sete dos cultivares de cana-de-açúcar mais importantes no Nordeste, a resposta ao aumento de P no substrato. As cultivares Co331, Co419, Co997, CB45-3. CP51-22, RB70-194 e NA56-79 foram cultivadas em solução nutritiva com 3, 9 e 27 ppm de de P. Destacaram-se a cv. NA56-79 com a maior eficiência de absorção e de resposta ao nutriente, e a Co-997 e RB70-194 como as menos eficientes, Nos níveis mais baixos de P. o crescimento radicular foi o fator mais importante para a adaptação varietal, enquanto a transferência da raiz para a parte aérea e a eficiência da utilização do nutriente vão assumindo importância nos níveis mais elevados. Indicações de adaptação para os solos mais pobres são também encontrados na cv. Co331, nos intermediários em CB45-3 e para os solos mais ricos as Co419 e CP51 -22.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Efeito residual do composto orgânico do lixo, suplementado com adubo mineral, e do inoculante, na produção e fixação do N2 por Caupi
    (1985) Stamford, Newton Pereira; Silva, Israel Pereira da
    Foram conduzidos três experimentos consecutivos em casa de vegetação, para avaliar o efeito residual de níveis crescentes de composto orgânico do lixo (0, 25, 50, 75 e 100% v/v de solo), com e sem adição de adubo mineral NPK (50-50-50) e inoculação com Rhizobium, sobre a produção de matéria seca e a fixação do dinitrogênio por caupi, crescendo num solo Podzólico Vermelho Amarelo Latossólico. A aplicação do adubo mineral mostrou efeito na produção de matéria seca no experimento inicial, especialmente no tratamento sem adição de resíduo, observando-se diminuição gradativa da resposta nos dois experimentos residuais. A partir do segundo experimento o tratamento com adubo mineral NPK não mostrou diferença para o nível 25% de composto orgânico sem NPK e com inoculanle. O efeito residual do composto orgânico foi evidente tanto para a produção de matéria seca como na nodulação, na fixação do dinitrogênio e no N total acumulado na parte aérea. A inoculação com a estirpe J-01 não teve efeito na produção de matéria seca no experimento inicial, mas mostrou melhores resultados nos experimentos residuais.