07. Nossa Memória
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/55
Navegar
2 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Controle de qualidade no processo ensino-aprendizagem(1980) Sampaio, ElnySe o leitor compreendeu que a empresa escolar, mais do que a industrial ou a de prestação de serviços outros, precisa de qualidade como elemento essencial de valor de seu resultado, e não só de quantidade de tempo aplicado, de conteúdo e de recursos diversos, e que, para garantir esta qualidade, esta instituição escolar, que na atualidade cresce quantitativamente, precisa de um C. Q., então este artigo terá atingido seu objetivo pois esta compreensão levará a pensar a maneira mais simples e eficiente possível de organizar funcionalmente este C. Q.Item Currículo e destino do técnico em Agro-Pecuária; estudo em um colégio(1978) Sampaio, ElnyHá, no ensino profissionalizante, a possibilidade de marcantes opções na elaboração do currículo. Este pode representar; 1) uma escolha e plano de quem o define, a autoridade política ou pedagógica; 2) uma resposta às espectativas dos alunos, geralmente instáveis devido à idade, ou 3) uma resposta à demanda real do mercado de Trabalho e a exigências Tecnológicas. Mesmo havendo a procura de uma integração destas 3 direções, segundo o espirito da lei, a parte especificamente proficionalizante do currículo corre sempre o perigo de, pela imposição de opções da autoridade, pela falta de informações sobre as espectativas dos alunos e sobre a procura e as exigências do mercado de trabalho, tornar-se improdutiva ou contra producente. Daí a necessidade de uma avaliação contínua. Neste sentido algumas pesquisas foram realizadas no Colégio Agrícola de Belo Jardim cujos resultados imediatos ora publicamos e rapidamente comentamos pois, em parte, vieram evidenciar situações previsíveis, mas apontaram também mudanças.