02. Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UAEADTec)

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Resultados da Pesquisa

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    Fomento à gestão da tecnologia da informação e comunicação no contexto educacional durante a pandemia da COVID-19 na esfera municipal
    (2022-10-07) Pereira, Amanda Malena dos Santos; Souza, Eliabe Roberto de; http://lattes.cnpq.br/2080413007192218; http://lattes.cnpq.br/0693160514160011
    As Tecnologias de Informação e Comunicação são ferramentas que podem auxiliar no desenvolvimento das atividades pedagógicas no ambiente educacional. O objetivo desta pesquisa foi investigar quais ações foram propostas pela União para a gestão das Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto educacional municipal durante pandemia da Covid-19. A pesquisa teve embasamento qualitativo com caráter investigativo documental, os dados obtidos foram de ordem secundária e examinados com a técnica de análise de conteúdo. Os resultados revelaram que as recomendações das Tecnologias de Informação e Comunicação para a gestão educacional municipal estiveram voltadas para o planejamento da reposição da carga horária do calendário escolar ao término da pandemia. No que diz respeito à utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Infantil se restringiu à atividade de leitura com meios digitais quando possível. Tratando-se de todos os anos do Ensino Fundamental, as sugestões de Tecnologias de Informação e Comunicação relacionaram-se à utilização de meios e plataformas digitais, atividades síncronas e assíncronas, além do uso de mídias sociais. Concluiu-se com esta pesquisa que o estímulo à gestão das Tecnologias de Informação e Comunicação para a esfera educacional municipal teve caráter facultativo para a gestão escolar; incentivo para algumas atividades em meio digital na Educação Infantil, quando possível; e amplitude de utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Fundamental.
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    Um estudo sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino infantil durante a pandemia de Covid-19 no município de Solidão-PE
    (2022-09-13) Lima, Márcia Galdino de; Santos, Liliane Aparecida da Silva; http://lattes.cnpq.br/5033234063718432; http://lattes.cnpq.br/6668670036542999
    A pandemia de Covid-19 assolou o mundo afetando negativamente a vida das pessoas, causando medo, doenças, mortes e problemas diversos na sociedade. Como medida de proteção, o afastamento social foi adotado para combater a disseminação dessa doença. Devido a essas restrições, o sistema de ensino buscou alternativas para além de proteger os profissionais e estudantes, manter o vínculo escolar e promover o ensino, mesmo que de forma remota. Esta pesquisa teve como objetivo saber como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) contribuíram no processo de ensino em uma escola pública infantil, no município de Solidão-PE. Buscou-se identificar os meios tecnológicos utilizados pelos professores em suas aulas, verificar as principais dificuldades encontradas, assim como a realização de capacitações para o uso de tecnologias na realização das aulas. O referencial teórico contemplou discussões sobre o ensino remoto durante a pandemia de Covid-19, uso das TICs na educação, educação infantil entre outros. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram em uma pesquisa junto às professoras da escola, utilizando como meio de coleta de dados um questionário, elaborado no google forms com perguntas fechadas e abertas. Os dados obtidos indicam como principal dificuldade para o ensino remoto, o difícil acesso a internet e a equipamentos tecnológicos por parte dos estudantes. Contudo, apesar das dificuldades, 75% das professoras afirmaram ter obtido retorno positivo em suas aulas. Com base nos resultados e discussões apresentados, a educação mediada por TICs é uma realidade, que traz grande contribuição para o ensino, pois agiliza o processo de comunicação, porem a necessidade de inclusão dos meios tecnológicos é urgente, em especial para a classe mais pobre. Sendo assim, a inclusão digital deve ser incentivada para todos, assim como os professores devem ser valorizados através de formação continuada com ênfase em mídias digitais e tecnológicas e recebimento de ajuda de custo para aquisição de equipamentos tecnológicos e acesso a internet.
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    Autismo e o trabalho docente: reflexões sobre os desafios encontrados nesse momento pandêmico
    (2021) Morais, Mariana Rodrigues de; Brito, Thais da Silva Ayres de; Souza, Gleidson de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0977263665311574; http://lattes.cnpq.br/8889060064264737
    Este artigo tem por objetivo analisar a atuação de professores de alunos TEA no ensino remoto, e suas estratégias de ensino. Observando os aspectos que envolvem a nova dinâmica do processo de ensino e aprendizagem durante a pandemia de COVID-19 ao longo do ano de 2020. A pesquisa de caráter qualitativo, realizada através de levantamento bibliográfico e questionário pré-estruturado por meio eletrônico.A pesquisa se configura de caráter qualitativo e nos detivemos às ideias apontadas pelos seguintes documentos e autores: Brasil (2020); Miranda (2017) e Volpin (2016).O questionário contou com nove professoras respondentes, atuantes na rede pública e particular, tanto na educação infantil como no ensino fundamental da Região Metropolitana do Recife, buscamos compreender seus desafios e estratégias pedagógicas utilizadas nos encontros síncronos e assíncronos. Os dados apontam que o apoio familiar no processo de aprendizagem é um fator mais decisivo neste novo contexto, marcado pelo distanciamento social e a necessidade de pensar em conjunto formas para suprir as demandas de um público em que se convencionou o uso de materiais concretos e acompanhamento contínuo e presencial. Nota-se também que há um déficit na capacitação de professores para atuação com alunos TEA em específico, e para o uso de ferramentas digitais. Visto o baixo apoio das instituições de ensino em geral para a adaptação e desenvolvimento a novas formas de transmitir saberes, sobretudo em um cenário atípico.
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    O uso de tecnologias digitais nas redes de ensino na cidade de Pesqueira Pernambuco
    (2022-01-20) Santos, Luana Lara Silva dos; Juvencio, Thalya Ewelline Alves; Cavalcanti, Jacqueline Santos Silva; http://lattes.cnpq.br/9841407418433772
    O ensino remoto tornou-se uma realidade em todo o mundo durante a pandemia do Covid-19. Essa situação aconteceu de forma compulsória, haja vista não haver outra alternativa educativa, ao passo que muitos desafios foram perpetrados devido a esse evento nas escolas. Diante dessa realidade, este estudo objetivou identificar o uso das tecnologias na educação durante o período de pandemia da covid-19, nos anos de 2020 e 2021 nas Redes de Ensino no município de Pesqueira, Pernambuco. A metodologia utilizada foi um questionário estruturado com 20 perguntas enviado digitalmente a GRE - Sertão do Moxotó Ipanema - Arcoverde, para ser repassado aos professores que se encaixavam no perfil do trabalho. No entanto, como a GRE não deu uma resposta ao tempo cabível, os questionários foram enviados aos professores através do aplicativo WhatsApp. O perfil desejado foi de professores vinculados na rede pública e privada do município, atuando no ensino fundamental I e II durante o período da pandemia. Diante disso, verificou-se que o uso das tecnologias são elementos unificadores no processo de conhecimento, como ferramenta de apoio para discentes e docentes, ampliando os horizontes dos mesmos no processo de ensino aprendizagem. O que impõe a constatação que diante os desafios vividos durante o período de isolamento, a implementação das plataformas digitais no âmbito educacional fortaleceu o aprendizado nos mais diversos fins, proporcionando a continuidade dos conteúdos educacionais no período de ensino remoto emergencial. Conclui-se, pois, que a experiência educativa trazida pela pandemia da Covid-19 referente ao ensino remoto permitiu que inovações pudessem ter sido implementadas na educação, no entanto, reside a necessidade de capacitação dos discentes e docentes na aplicação e uso das tecnologias da educação.