02. Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UAEADTec)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2876

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 17
  • Imagem de Miniatura
    Item
    En-caixa - Diversão e ciência : fazendo ciência com experiências simples e fácil
    (Conexões Publicações, 2024) Silveira, Thiago Araújo da; Lucena, Isabele Cristina da Silva; Simplício Neto, José Marcelino; Santos, Klyvia Leuthier dos; Galindo, Olga Heloísa de Almeida; Santos, Josivan Washington Marinho dos; Silva, Mércio Ferreira da
    Esta obra busca trazer à Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental o universo das experiências científicas, no qual a curiosidade científica das crianças é motivada com a realização de experiências científicas simples, reflexivas e conectadas ao cotidiano. As experiências apresentadas buscam também ampliar o repertório linguístico e cultural, incentivar o pensamento crítico e conectar os fenômenos naturais ao raciocínio lógico das crianças. Cada experiência tem o potencial de transformar a sala de aula em um espaço dinâmico, onde criatividade, admiração e aprendizado convivem harmoniosamente. Na formação de docentes desses segmentos, este livro busca instrumentalizar e promover reflexão sobre essa prática pedagógica visando proporcionar vivências científicas significativas. Com materiais acessíveis e interdisciplinares, cada atividade é acompanhada de provocações, contextualizações e recursos complementares, como QR codes e hiperlinks externos que enriquecem a formação e o aprendizado. Além de fortalecer os vínculos entre docentes, estudantes e a natureza, esta obra convida à inovação pedagógica, transformando desafios em oportunidades de crescimento. Seja para ampliar repertórios ou reinventar práticas, este livro é um convite a explorar o “deleite do saber” e compartilhar descobertas que transcendem a sala de aula.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Humanização pedagógica por Montessori na educação infantil
    (2022-01-17) Silva, Viviane Natália; Melo, Maria Aparecida Vieira de; http://lattes.cnpq.br/6705733173478276
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Arte de contar histórias: tradição oral versus o uso da tecnologia contemporânea na educação infantil
    (2019-07-27) Ferreira, Fernanda Maria de Lima; Ianino, Adriana Martins; http://lattes.cnpq.br/3851462283169428; http://lattes.cnpq.br/8647117905813701
    This work presents a study about the art of story telling of oral tradition, and the use of technological tools as a facilitator of the pedagogical practice of early childhood teachers. The present research was carried out in the children's class III, from the Municipal Nursery School of Santa Teresinha located in the city of Carpina-PE, raising a comparative study between the act of telling stories of oral tradition using only verbal communication and counting stories with the help of contemporary technological support; which in this case was characterized by the choice and availability of the image projection equipment. The theoretical foundation is anchored in authors such as Bussato (2008), Benjamin (1993),CISTO (2001) and Velasco (2015), aswell as other authors and official documents on the relevance of this theme. This study intends to subsidize ways for a better execution of storytelling in the pedagogical practice of teachers of Early Childhood Education, regarding the possibilities found between narratives of oral tradition and the uses of technological resources in the classroom.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A concepção do desenho como ferramenta artística na prática do professor de educação infantil
    (2019-08-10) Barbosa, Claudenice da Cunha; Melo, Énery Gislayne de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2653085378828449; http://lattes.cnpq.br/1837815718785025
    This monographic work has as its object of study children's drawings, so it sought to delineate the theme about the use of drawing in art classes, presenting a social and psychological panorama that is attributed to drawing, but linking these to didactic and artistic issues involved in it. The choice for this theme was justified by the constant contact with the children's drawing produced within the preschools, which raised concern about the visible need to revise the purpose of drawing in childhood. In this sense, the general objective was to study “the conception of drawing as an artistic tool in the practice of the preschool teacher”, followed by the specific objectives that guided the research as a whole: to analyze the use of drawing as an artistic tool by Child education; understand drawing as an instrument in child development; observe the practice with the use of drawing in the kindergarten classroom; to this end, a case study was carried out in a kindergarten and elementary school in Santa Cruz do Capibaribe-PE, with a qualitative approach. As a sampling design were focus of the study four preschool teachers with students with an average age between one and a half and four years. In addition to the use of semi-structured questionnaires applied to these teachers. As a theoretical basis, the studies by Ana Mae Barbosa (2008), Zélia Gomes (2009) and Edith Derdyk (1989) were approached in order to support the analysis of the data obtained throughout the research.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O Brincar & as Brincadeiras na Educação Infantil: reflexões sobre ludicidade e mediação do professor
    (2019) Lima, Aparecida da Dores Silva de; Silva, Valéria Casemiro da; Santos, Giselle Maria Nanes Correia dos; http://lattes.cnpq.br/0295353071625877
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O uso da sequência didática na mediação pedagógica na educação infantil, para estimular os bons hábitos alimentares
    (2021) Mendes, Roseane Alves da Silva; Lopes, Janice Maria Araújo; Calado, Ednara Félix Nunes; http://lattes.cnpq.br/2307543001407309
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A literatura infantil na educação de crianças da pré-escola em tempos de isolamento social
    (2021) Silva, Mariane Torres da; Araújo, Maria Izabel Bezerra de; Souza, Sandra Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/4678692939311710
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A música como principal instrumento no ensino e aprendizagem infantil
    (2021) Silva, Josefa Guiomar da; Carvalho, Maria Suelayne da Silva; Souza, Sandra Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/4678692939311710; http://lattes.cnpq.br/1794058317148464
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Educação infantil e autismo: estratégias de professores e responsáveis no ensino remoto
    (2021) Silva, José Felipe Bezerra da; Araújo, Railla Loislane Alves de; Souza, Gleidson de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0977263665311574
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A importância de atividades lúdicas no processo da aprendizagem em sala de aula
    (2021) Silva, Jéssica Larissa da; Silva, Silvania Maria da; Souza, Sandra Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/4678692939311710