02. Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UAEADTec)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2876

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 12
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Letramento digital: despertando o hábito da leitura literária através dos quadrinhos
    (2019-08-02) Santos, Peterson Fabrício Corrêa dos; Rosa, Aliete Gomes Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9765841869399460; http://lattes.cnpq.br/9172035980770338
    La presente pesquisa tiene como objetivo presentar la arte literaria en cómics como soporte de lectura en la era digital, buscando instigar el interés de los jóvenes sobre la lectura, que son sometidos a las tecnologías desde la infancia. Para realizar esta perspectiva, este trabajo se preocupó en crear y incentivar el hábito de la lectura de libros clásicos como Machado de Assis, que será utilizado como corpus de esta pesquisa. Con el progreso de la tecnología, surgió nueva forma de lectura y escrita que transformó los jóvenes. Ese avanzo facilitó el surgimiento del estudio relacionado al letramiento digital y a los textos multimodales. Con ese progreso, se obtuvo el interés de conciliar el cómic y la literatura para cambiar el arte literaria en historietas digitales, estimulando el hábito de la lectura en los jóvenes que están cada vez más lejos de los libros impresos y más inseridos en el mundo digital. Así, para la composición y análisis de este trabajo, será estudiada la obra Dom Casmurro de Machado de Assis, como también los autores Carla Viana Coscarelli, Ana Elisa Ribeiro y Rildo Cosson serán citados para abarcar los temas letramiento digital, letramiento literario y los textos multimodales. Con eso, pretendemos presentar la idea de crear historietas recreando la literatura para que la lectura vuelva a ser el hábito preferido de los jóvenes en la era digital.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A utilização do poema como incentivo ao desenvolvimento da leitura, interpretação e escrita
    (2018) Silva, Lucidalva Avelino da; Oliveira, Ana Paula Andrade de; http://lattes.cnpq.br/8433369549685490; http://lattes.cnpq.br/7297428004982413
    This work, anchored in the works and legacies of poets, singers and authors of popular literature, aims to expose the importance of using this modality of expression, in the form of popular poems, in classrooms, as a way to promote the habit of reading and writing skills. These poems portray life, nature and the reality of the field -often in a comic way -which greatly facilitates the assimilation and interpretation of content. With emphasis on the Zona da Mata, more precisely in the city of Nazaré da Mata, popular literature will be used as a support tool that encourages reading, writing development and correct interpretation of texts. At the same time as it pleasantly encourages learning, it helps in the formation and preservation of a unique popular culture, culminating in a secondary language, very similar to a dialect, with an extraordinary wealth of readily absorbed words and adages, which translate the genius of the wisdom of ordinary people. Another relevant aspect will be the identification of terms and expressions that may constitute and enhance the regional lexicon, also based on the analysis of the works and respective authors described in this project,associating them with the corresponding terms or words of the Official Portuguese Language. Thus, the conception of the present work seeks to use the parallelism between classical and popular literature (represented by the poetry that characterizes it, with the genius and creativity of the wisdom of the people) to subtly fix the most basic grammatical rules.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A literatura infantojuvenil no livro didático de língua portuguesa: análise de propostas de exercícios de leituras literárias
    (2018) Galindo, Olga Heloísa de Almeida; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/8911417079521641
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Literatura de cordel em sala de aula: dialogando com a formação de leitores
    (2019) Assunção, Milena Adrielly Soares de; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Contação de histórias: Descobrindo o imaginário da literatura infantojuvenil
    (2019) Santos, Kézia Gabriela Silva dos; Azevedo, Natanael Duarte de; http://lattes.cnpq.br/1598344003069716; http://lattes.cnpq.br/6873739667575780
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Contação de histórias na era digital: a importância da literatura infantojuvenil na formação de leitores críticos
    (2019) Bandeira, Karina Bastos de Luna; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/7003805851081385
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A literatura de cordel e a prática de leitura no ensino de língua portuguesa
    (2018) Santana Neto, José Augustinho Maciel de; Paes, Iêdo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3281218394136739; http://lattes.cnpq.br/1164066559601512
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Análise das atividades de leitura em HQ no livro didático do 6º ano do ensino fundamental
    (2019) Santana, Erivânia Maria da Silva; Domingos, Suzana Ferreira Paulino; http://lattes.cnpq.br/2393224245460974; http://lattes.cnpq.br/4284973418718646
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Biblioteca escolar: espaço para construção de aprendizado
    (2019) Silva, Dímitra Santos de Almeida; Levay, Paula Basto; http://lattes.cnpq.br/6421376400928529
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A representação de gêneros textuais em atividades de leitura nos livros didáticos de língua portuguesa do 7º ano do ensino fundamental
    (2019) Pimentel, Débora Cristine Maria Rosas Marinho; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833