Bacharelado em Ciência da Computação (Sede)
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Item Análise de sentimentos de tweets relacionados a vacinas antes e durante a pandemia da COVID-19 no Brasil(2023-03-01) Silva, Íkaro Alef de Lima; Andrade, Ermeson Carneiro de; http://lattes.cnpq.br/2466077615273972; http://lattes.cnpq.br/7938306473921402No início de 2020, a doença COVID-19 se alastrou rapidamente pelo mundo e uma das formas de combatê-la é a vacina. Governos enfrentaram problemas com notícias falsas e grupos contrários à vacinação. Assim, se faz necessário entender os sentimentos da população para propor políticas públicas eficientes. Este artigo descreve uma análise de sentimentos em tweets relacionados a vacinas no Brasil de junho de 2020 a junho de 2021. Os resultados revelaram picos do total de tweets em janeiro e maio de 2021, a predominância de tweets positivos e sentimentos de confiança, medo, submissão e tristeza. Também estão associados ao ex-presidente Jair Bolsonaro. A polaridade negativa foi a menos comum, mostrando que a população brasileira foi receptiva às vacinas.Item Sentiment analysis of tweets related to SUS before and during COVID-19 pandemic(2021-02-19) Silva, Henrique Farias Pereira da; Andrade, Ermeson Carneiro de; Araújo, Danilo Ricardo Barbosa de; Dantas, Jamilson Ramalho; http://lattes.cnpq.br/5655706091153128; http://lattes.cnpq.br/2466077615273972; http://lattes.cnpq.br/9810796504568932Item Os efeitos da (in)felicidade no processo dedesenvolvimento de software(2019) Falcão, Tiago Coutinho; Marinho, Marcelo Luiz Monteiro; http://lattes.cnpq.br/3362360567612060; http://lattes.cnpq.br/8796523691341550No processo de desenvolvimento de software o principal ator e responsável por impactar diretamente na produção, é o indivíduo. Com o aumento da literatura e das vivências profissionais, assim como a importância de se estudar o ser humano, estudos recentes envolvendo os aspectos humanos na engenharia de software procuram relacionar fatores psicológicos com ciências exatas. Estudos mostram que emoções como a(in)felicidade num ambiente de desenvolvimento de software estão diretamente ligadas a qualidade do software , afetando o desempenho do desenvolvedor. Compreender a felicidade e a infelicidade é possível elaborar formas que melhorem as condições do ambiente de trabalho,a produtividade e motivação do desenvolvedor.O presente trabalho busca identificar os efeitos da (in)felicidade no desempenho dos desenvolvedores de software atuantes no estado de Pernambuco. Neste trabalho, serão analisados os efeitos e os fatores moderadores que influenciam o desempenho dos desenvolvedores quando estão felizes e infelizes durante o processo de desenvolvimento de software.Baseada em uma revisão bibliográfica e na opinião de envolvidos no desenvolvimento de software, através de um questionário, que contou com a participação de 71 desenvolvedores, foram levantados os fatores moderadores capazes de influenciar emocionalmente o indivíduo acarretando na melhora ou piora do seu desempenho. Dentre eles estão: saúde mental e física influenciando negativamente e a motivação do time como fator moderador positivo. Apesar de algumas empresas terem flexibilidade em diversos sentidos como por exemplo, a vestimenta,coffee breakse espaços de lazer,a atenção ao desenvolvedor muitas vezes não é explorada individualmente. Nesse trabalho, podemos concluir que fatores como a Saúde Mental comprovam que o cuidado com o bem-estar do individuo é de extrema importância para um bom funcionamento do processo de desenvolvimento.Item Abordagem híbrida e independente de domínio para extração de aspectos na análise de sentimentos(2018) Lins, André Lucas Machado; Lima, Rinaldo José de; http://lattes.cnpq.br/7645118086647340; http://lattes.cnpq.br/3233947254235611As opiniões são centrais a quase todas as atividades humanas e são chaves influenciadoras do nosso comportamento. Nossas crenças e percepções da realidade, e as escolhas que fazemos, são em grau considerável, condicionadas a como os outros veem e avaliam o mundo. Tendo em vista esta afirmação a área da Análise de Sentimentos ou Mineração de Opinião vem crescendo constantemente, a possibilidade de entender os sentimentos e opiniões que pessoas expressam sobre determinados assuntos enchem os olhos de todos. A Análise de Sentimentos(AS) é o estudo computacionaldasopiniões,atitudeseemoçõesdaspessoasemrelaçãoaumaentidade. A literatura sobre Análise de Sentimentos é bastante vasta, existindo inúmeras variações de como realizar essa tarefa. Uma dessas variações da AS que vem recebendo bastanteatençãodospesquisadoresnosúltimosanoséaAnálisedeSentimentosbaseada em Aspectos(ASBA). Nessa abordagem os sentimentos são identificados em relação a aspectos de sentenças, a fim de discernir os tópicos que são tratados em cada sentença ou documento. A ASBA é dividida em três grandes tarefas que são a extração,classificaçãoeagregaçãodoaspecto,sendoaextraçãodoaspectocomoa tarefa mais complexa. Existem muitas abordagens para resolver a tarefa da extração de aspecto para ASBA, porém muitas dessas são abordagens dependentes de um domínio, o que dificulta replicar estas abordagens para outros domínios que não possuam as mesmas características. Logo, este trabalho visa propor um método híbrido e independente de domínio para extração de aspectos para ASBA, que consiste em quatro grandes etapas. A primeira identifica todos os aspectos candidatos a partir de regrassemânticasparacadasentença.Apósissoégeradoumléxicodetodasassentenças contendo os aspectos e sentimentos mais relevantes. Então segue-se a poda dos aspectos candidatos utilizando regras semânticas através do léxico de aspectos e sentimentos criados e, por último, é feita a seleção dos aspectos restantes através de um limiar dinâmico. Essa proposta foi avaliada nas bases de dados do Semeval 2016, contendo opiniões sobre vários aspectos relacionados com restaurantes e laptops, utilizando as métricas de avaliação mais utilizadas na literatura. Os resultados experimentais obtidos sugerem que o método proposto é competitivo quando comparado a vários outros métodos dependentes e independentes de domínio do estado da arte.
