Licenciatura em Letras (UAEADTec)
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2887
Siglas das Coleções:
APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Navegar
Item Um estudo da variação da língua na música de Luiz Gonzaga(2018) Ramos, Ilma Gomes; Levay, Paula Basto; http://lattes.cnpq.br/6421376400928529Item Releituras no ensino fundamental: interfaces com contos de fadas(2018) Macêdo, Amanda Maria de; Oliveira, Izabel Cristina Barbosa de; http://lattes.cnpq.br/7346857570909084Item Redação ou produção textual? Desafios para o ensino médio(2018) Oliveira, Cláudia Gabriella de Lima; Luna, Ewerton Ávila dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/0502123155013190; http://lattes.cnpq.br/6472201820211149Item Contos africanos: a linguagem literária e a pluralidade cultural no ensino de português(2018) Santos, Adriana Martins dos; Freitas, Sávio Roberto Fonsêca de; http://lattes.cnpq.br/6320246955492429; http://lattes.cnpq.br/4069539944386419Item Tecnologias no ensino fundamental: dialogando com os nativos digitais no ensino da língua portuguesa(2018) Souza, Evandro Batista de; Levay, Paula Basto; http://lattes.cnpq.br/6421376400928529; http://lattes.cnpq.br/8723440314550332Item A literatura de cordel e a prática de leitura no ensino de língua portuguesa(2018) Santana Neto, José Augustinho Maciel de; Paes, Iêdo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3281218394136739; http://lattes.cnpq.br/1164066559601512Item A literatura infantojuvenil no livro didático de língua portuguesa: análise de propostas de exercícios de leituras literárias(2018) Galindo, Olga Heloísa de Almeida; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/8911417079521641Item Análise das concepções de estudantes/leitores sobre materiais didáticos impressos para EAD(2018) Santos, João Kleber Rodrigues dos; Oliveira, Ana Paula Andrade de; http://lattes.cnpq.br/8433369549685490; http://lattes.cnpq.br/1909775535984826Item Relato de experiências vivenciadas no estágio supervisionado do curso de licenciatura em letras da UFRPE numa escola de ensino médio em turmas do 2º ano(2018) Melo, José Edmilson Zuza de; Cabral, Maria Lúcia da Silva; http://lattes.cnpq.br/8228136658125281; http://lattes.cnpq.br/7803726032555216Item Ensino de literatura em tempos de mídias digitais: análise das percepções dos docentes(2018) Nascimento, Emmanuelle Braz do; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/5841743166570218Item A utilização do poema como incentivo ao desenvolvimento da leitura, interpretação e escrita(2018) Silva, Lucidalva Avelino da; Oliveira, Ana Paula Andrade de; http://lattes.cnpq.br/8433369549685490; http://lattes.cnpq.br/7297428004982413This work, anchored in the works and legacies of poets, singers and authors of popular literature, aims to expose the importance of using this modality of expression, in the form of popular poems, in classrooms, as a way to promote the habit of reading and writing skills. These poems portray life, nature and the reality of the field -often in a comic way -which greatly facilitates the assimilation and interpretation of content. With emphasis on the Zona da Mata, more precisely in the city of Nazaré da Mata, popular literature will be used as a support tool that encourages reading, writing development and correct interpretation of texts. At the same time as it pleasantly encourages learning, it helps in the formation and preservation of a unique popular culture, culminating in a secondary language, very similar to a dialect, with an extraordinary wealth of readily absorbed words and adages, which translate the genius of the wisdom of ordinary people. Another relevant aspect will be the identification of terms and expressions that may constitute and enhance the regional lexicon, also based on the analysis of the works and respective authors described in this project,associating them with the corresponding terms or words of the Official Portuguese Language. Thus, the conception of the present work seeks to use the parallelism between classical and popular literature (represented by the poetry that characterizes it, with the genius and creativity of the wisdom of the people) to subtly fix the most basic grammatical rules.Item A importância das histórias em quadrinhos para o ensino de língua portuguesa e para a análise textual(2018) Oliveira, Caio Alexandre de Lima; Luna, Ewerton Ávila dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/0502123155013190; http://lattes.cnpq.br/5408904989939500Item Uma análise das questões de linguagens apresentadas no ENEM(2019) Barros, Emmanuella Farias de Almeida; Luna, Ewerton Ávila dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/0502123155013190; http://lattes.cnpq.br/4993497631882133Item Contação de histórias: Descobrindo o imaginário da literatura infantojuvenil(2019) Santos, Kézia Gabriela Silva dos; Azevedo, Natanael Duarte de; http://lattes.cnpq.br/1598344003069716; http://lattes.cnpq.br/6873739667575780Item O gênero histórias em quadrinhos como recurso na aula de língua portuguesa(2019) Medeiros, Heloisa Karla Guilherme de; Santos, Sulanita Bandeira da Cruz; http://lattes.cnpq.br/9012661375569097; http://lattes.cnpq.br/6811800497475912Item Oficina de libras para alunos ouvintes: possibilidades e perspectivas(2019) Cabral, Keytty Gerciane Barbosa; Oliveira, Izabel Cristina Barbosa de; http://lattes.cnpq.br/7346857570909084; http://lattes.cnpq.br/5188224144957859Item A representação de gêneros textuais em atividades de leitura nos livros didáticos de língua portuguesa do 7º ano do ensino fundamental(2019) Pimentel, Débora Cristine Maria Rosas Marinho; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833Item A importância do letramento literário para a formação juvenil a partir da experiência do grupo jovens em cena do SESC Santo Amaro no Recife(2019) Melo, Osmar Morais Santos de; Paes, Iêdo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3281218394136739; http://lattes.cnpq.br/4399950491476893Item Alfabetizar letrando: um desafio para o ensino de língua materna(2019) Barbosa, Maria Aparecida; Santos, Sulanita Bandeira da Cruz; http://lattes.cnpq.br/9012661375569097Item Letramento digital: o stop motion como alternativa pedagógica(2019) Silva, Valdirene Moura da; Rosa, Aliete Gomes Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9765841869399460; http://lattes.cnpq.br/8238548957613487