02.2 - Especialização (UAEADTec)

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    O ensino de arte na EJA: uma possibilidade na educação do sistema prisional
    (2019-08-08) Silva, Solange Maria da; Torres, Niedja Ferreira dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3501803097646190
    Esta pesquisa tem como objetivo demostrar como se deu a realização de um trabalho em uma escola da unidade prisional, cujo propósito foi trazer uma possibilidade de ensino de arte para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), através das exposições de dois Museus: MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (SP) e MAMAM – Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (PE), sendo o público as estudantes do Sistema Penitenciário – Colônia Penal Feminina do Recife – CPRF. A metodologia de estudo utilizada foi pautada na pesquisa qualitativa e explicativa com base na pesquisa de campo. Foram realizadas leituras e releituras das obras de artes visuais (por meios de vídeos) pelas estudantes, bem como produções artísticas. Este trabalho contribuiu para o ensino aprendizagem das reeducandas, no tocante ao desenvolvimento da sua percepção e reflexão, adquiriram um novo olhar para as artes visuais e uma concepção diferente no que se refere aos museus.
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    A importância do ensino da arte para a alfabetização na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
    (2019-08-02) Alves, José Ricardo; Machado, Josefa Alexandrina Medeiros de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5285590707178347
    A presente pesquisa tem como objetivo apresentar argumentos sobre a importância da isenção do ensino de arte na Alfabetização da Educação de Jovens e Adultos, atentos a sua influência para a formação cidadã dos estudantes, analisando os impactos das tecnologias no ensino. Buscaremos a descrição de fatores que podem definir à arte como instrumento motivacional, e contribua para a superação dos obstáculos cognitivos, falta de investimentos na infraestrutura da educação básica, no processo formativo da capacitação de professores de arte e da EJA. Destacamos que os processos formativos ajudariam os professores a entender melhor os impactos tecnológicos presentes nas salas de aulas por meio das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), que já faz parte do cotidiano dos estudantes presente hoje em nossas escolas. Refletimos a partir da abordagem triangular de Ana Mae Barbosa como metodologia fundamental, aliada com a dialética Freireana como base essencial para o ensino da Arte na Alfabetização de Jovens e Adultos. Pois, acreditamos que ajudaria bastante, de um modo geral, principalmente no entendimento do contexto histórico da arte e na sua relação com a cultura, os grupos socioculturais e sua influência na educação popular, que necessariamente precisa se fazer presente no ensino da arte e na alfabetização como também nos demais módulos da educação de Jovens e Adultos, onde a arte contemporânea representada dentro dos quatro grandes campos: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. Já presente no Parâmetro Curricular da Educação Básica de Pernambuco (PCEB, de Pernambuco 2013, p 18). Normatização que se faz necessária abranger a alfabetização no primeiro módulo da Educação de Jovens e Adultos, no ensino formal como também no não formal, na luta pela a erradicação do analfabetismo, dialogando com os novos segmento da arte e da tecnologia que tem por obstáculo a falta de estrutura das escolas, como também professores que não são formados em arte e nem tão pouco recebem capacitação por meio de uma formação continuada adequada a disciplina de arte e dentro dos eixos tecnológicos. A investigação aponta que, na iminência em superar esses obstáculos, é preciso um esforço pedagógico em prol da autoestima dos estudantes da EJA, otimização do uso da tecnologia móvel, no caso dos aparelhos de telefonia celular, os tablets e notebooks. Na utilização desses aparelhos de forma mais direta na arte com vídeos, fotografias entre outros meios tecnológico vinculado a arte, superando as questões de infraestrutura materiais das escolas ao mesmo tempo, conscientizando os estudantes de que a escola é um espaço de construção do conhecimento, e o ensino da arte neste processo pedagógico amplia o conhecimento de mundo expressivamente, cognitivamente e perceptivamente tanto de estudantes em sala de aula ou fora dela.
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    A arte como artefato pedagógico/reflexivo nos livros didáticos de sociologia
    (2019-06-18) Costa, José Raimundo Silva; Vila Nova, Júlio Cesar Fernandes; http://lattes.cnpq.br/6629242832192015; http://lattes.cnpq.br/3172206035987713
    Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a utilização de imagens de arte como artefato pedagógico no Livro Didático de Sociologia, e mais pensar a poética artística como ponto de partida para reflexão sociológica no Ensino Médio. Para tanto, foram analisados os Livros de Sociologia selecionados no âmbito do PNLD/2015 para o triênio 2018-2020. Especificamente, analisamos o papel das imagens de arte na construção de sentidos do conhecimento sociológico, um canal de acesso a bens culturais dinamizando o desenvolvimento da cidadania. Os encaminhamentos teórico-metodológicos eleitos para a construção da pesquisa foram desenvolvidos no âmbito da metodologia qualitativa, especificamente à luz dos Estudos Culturais e estudos da Cultura Visual.Nesse sentido, as imagens serão aqui pensadas não simplesmente como um dado, mas como uma um artefato performático, um campo de estudos. (BANKS, 2009). Portanto, essa estratégia de associar textos escritos com imagens visuais além do seu apelo estético contribui para desenvolver uma identificação dos estudantes em relação a esses recursos imagéticos, pois alguns desses signos fazem parte do seu repertório sociocultural e estético. Nos resultados e discussão identificamos que no conjunto dos livros analisado duas obras se destacam na utilização da cultura visual, estabelecendo uma relação dialógica com a maioria das imagens. Os livros se destacam no uso de charges, de fotografias e do grafite em atividades e exercícios como mediadores de aprendizagem. Em síntese, dos cinco livros analisados apenas um conseguiu desenvolver e atingir em parte alguns parâmetros do alfabetismo visual.
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    Uma proposta pedagógica a partir da perspectiva artística sobre o observatório solar indígena
    (2019-07-22) Praxedes, Jamerson Lopes; Melo, Énery Gislayne de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2653085378828449; http://lattes.cnpq.br/6779751158110343
    Este trabalho traz um novo olhar sobre a discussão do ensino de artes brasileira, em destaque, à arte indígena, considerada como origem da arte nacional (DARCY RIBEIRO, 1986). As artes, ainda hoje, são negligenciadas em livros ou em museus. Nesse contexto, esta pesquisa tem como questão investigativa: como explorar um artefato indígena, especificamente, o Observatório Solar Indígena – OSI, no ensino de arte indígena em um museu? Nosso objetivo geral consiste em “elaborar uma proposta de ensino não formal de artes para os monitores da área de Astronomia do Museu Espaço Ciência a partir de um olhar artístico sobre o Observatório Solar Indígena”. Para tanto, realizamos estudos teóricos sobre o conceito de arte dos povos índios, a partir de autores como Afonso e Silva Afonso e Silva (2012) e Darcy Ribeiro (1986); e do uso da arte indígena no ensino de artes, em Ana Mae Barbosa (1998, 1991, 2011), Darcy Ribeiro (1986) e Berta Ribeiro (1989). Além disso, identificamos aspectos artísticos no OSI, que podem ser adotados no ensino de arte índia. A pesquisa metodológica adotada neste trabalho é do tipo qualitativa, que tem como fator principal examinar o objeto de estudo (GERHARDT; SILVEIRA, 2009). Entre os principais resultados, destacamos que o Observatório é um instrumento prático usado como calendário, contudo apresenta uma estrutura ímpar da cultura Guarani, podendo assim, ser apreciado como um objeto tecnológico, como normalmente acontece em um museu de ciências, mas também, pode ser definido como arte indígena, como um cocar, as cerâmicas, os grafismos, entre outros.
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    A Tríade Significativa nas aulas de arte como possibilidade de transformação da realidade escolar: o caso da escola cidadã integral prof. Anésio Leão
    (2019) Melo, Iago José Lima de; Alves, José Fernando da Silva; Silva, Cristiane Barbosa Tosta da; http://lattes.cnpq.br/0195862765669468; http://lattes.cnpq.br/9142049164350284; http://lattes.cnpq.br/4075226809765649
    Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo geral explicar o conceito de tríade significativa, criado pelo autor dessa pesquisa, como sugestão metodológica a ser trabalhada nas aulas de arte, relatando suas possíveis contribuições para as transformações da Escola Cidadã Integral Professor Anésio Leão, em Campina Grande-PB. Iniciativa motivada pela percepção de que os três conceitos trabalhados, a arte, a alteridade e o contexto social, associados, contribuíam para um ensino-aprendizagem significativo. A pesquisa teve como objetivos específicos: descrever como chegamos ao conceito de tríade significativa, bem como quais os elementos que a compõe; identificar a escola em estudo quanto a sua localização, espaço, comunidade escolar e outras particularidades; mostrar, brevemente, práticas artístico-pedagógicas realizadas durante o ano de dois mil e dezoito, tendo como princípio de produção a tríade significativa; entender como a tríade significativa foi pensada para ser trabalhada nas aulas de arte da escola; realizar um estudo comparativo entre o passado e o presente da escola, tendo como fator de observação as práticas artístico-pedagógicas desenvolvidas no ano de dois mil e dezoito, bem como a resposta dos alunos ao formulário aplicado; buscar entender, por meio da análise de formulários aplicados, como as aulas de arte mudaram a realidade e a imagem da escola em estudo. A partir disso, foi utilizado o conceito investigativo de (LEITE, 2008), como procedimento metodológico para o desenvolvimento dessa pesquisa, assim como os estudos de (BARBOSA,1998), sobre a abordagem triangular da aprendizagem, que serviram como norte para o planejamento e para a execução dessa pesquisa. O entendimento da alteridade pelo viés antropológico de (LAPLANTINE, 2003), se mostrou significativo para o que pretendíamos exemplificar. Por fim, os estudos de (FREIRE, 2011), sobre contextualização, bem como o entendimento de (SANTOS, 1998), sobre sujeito-espaço e espaço-sociedade contribuíram para o desenvolvimento da ideia central. Ao longo do relato, realizou-se um estudo comparativo entre o passado e o presente da escola. Tivemos como resultado dessa pesquisa os trabalhos artisticos desenvolvidos na escola no ano de dois mil e dezoito, esses que serão descritos e estudados, retomando a hipótese inicial à luz dos resultados obtidos.
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    A formação inicial de professores polivalentes e sua relação com o ensino da arte
    (2019-08-10) Barbosa, Dayse Patrícia Pereira; Melo, Énery Gislayne de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2653085378828449; http://lattes.cnpq.br/5087371823144795
    Este trabalho tem por objetivo investigar a formação para o ensino de arte em cursos de Licenciatura em Pedagogia e identificar suas concepções de arte. A partir disso, foi analisado como a formação inicial, graduação, contribuiu para o desenvolvimento das práticas docentes no âmbito das aulas de Artes. Foi realizada análise documental das Diretrizes do curso de Pedagogia, da BNCC e do Projeto Pedagógico do Curso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva, na qual foi utilizada uma entrevista semiestruturada, contendo 6 questões aplicada para 10 professores polivalentes. Os resultados mostraram que os professores se aproximam do entendimento de que a formação inicial não contemplou satisfatoriamente todas as demandas do dia a dia da sala de aula. Sendo necessárias pesquisas, cursos de especializações, entre outros.
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    A concepção do desenho como ferramenta artística na prática do professor de educação infantil
    (2019-08-10) Barbosa, Claudenice da Cunha; Melo, Énery Gislayne de Sousa; http://lattes.cnpq.br/2653085378828449; http://lattes.cnpq.br/1837815718785025
    Este trabalho monográfico tem como objeto de estudo o desenho infantil, assim buscou-se delinear a temática sobre o uso do desenho nas aulas de artes, apresentando um panorama social e psicológico que é atribuído ao desenho, mas vinculando este à questão didática e artística que o envolve também. A escolha por esta temática justificou-se pelo constante contato com o desenho infantil produzido dentro das escolas de educação infantil o que fez surgir inquietação sobre a visível necessidade de revisar o objetivo do desenho na infância. Neste sentido, como objetivo geral estipulou-se estudar “a concepção do desenho como ferramenta artística na prática do professor de Educação Infantil”, seguida dos objetivos específicos que nortearam a pesquisa como um todo: analisar o uso do desenho como ferramenta artística pelos professores de Educação Infantil; compreender o desenho como instrumento no desenvolvimento da criança; observar a prática com a utilização do desenho em sala de aula da Educação Infantil; para tanto, foi realizado um estudo de caso numa instituição de Educação Infantil e Ensino Fundamental I da cidade de Santa Cruz do Capibaribe-PE, com uma abordagem qualitativa. Como delineamento de amostragem teve como foco do estudo quatro docentes da Educação Infantil com alunos com média de idade entre um ano e meio e quatro anos. Além da utilização de questionários semiestruturados aplicados junto a estas docentes. Como base teórica foram abordados dentre outros autores, os estudos de Ana Mae Barbosa (2008), Zélia Gomes (2009) e Edith Derdyk (1989), no intuito de dar suporte à análise dos dados obtidos ao longo da pesquisa.