01.1 - Graduação (Sede)
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Resultados da Pesquisa
Item Cinema na escola: representatividade negra em cena(2021-03-05) Silva, Mirelly Nayara de Oliveira Alves da; Alves, Bruno Fernandes; http://lattes.cnpq.br/8297422717781216; http://lattes.cnpq.br/4571303730499405O presente trabalho teve como objetivo apresentar o cinema como uma possibilidade pedagógica para a construção identitária negra no ambiente escolar. Formulamos uma pesquisa-ação e utilizando-nos do filme Homem-Aranha no Aranhaverso, promovemos uma sessão de cinema em sala de aula para uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede municipal em Ipojuca - PE que trabalha efetivamente as determinações da Lei nº 10639/2003, e comprovamos que o cinema é uma possibilidade para o cumprimento com o papel socializador da escola, bem como é capaz de influenciar nos processos de construção identitária.Item Contribuições da EJAI para afirmação da identidade negra no Quilombo Rural de Castainho - município de Garanhuns - PE(2021-12-10) Alves, Alan da Silva; Santana, Moisés de Melo; http://lattes.cnpq.br/3373237780862014; http://lattes.cnpq.br/6182028660316441Esta pesquisa foi realizada na Escola Municipal Virgília Garcia Bessa, na comunidade Quilombola de Castainho, na turma da modalidade EJAI e tem como objetivo geral analisar e compreender as práticas de leitura e escrita como meios de afirmação da identidade negra. Entender a Educação de Jovens, Adultos e Idosos como uma das formas de construção de conhecimento aliada às forças dos saberes do povo é uma necessidade para que as mudanças de mentalidade em relação ao patrimônio étnico se consolidem. Isto só é possível quando se relaciona as práticas educativas para além da escola numa práxis pedagógica libertadora; e esta prática envolve a capacidade do educador de somar conhecimento, afetividade, criticidade, respeito, ação e, em conjunto com seu educando concorrer para a transformação do mundo. Sua metodologia tem base na abordagem qualitativa e estudo de caso, onde participaram seis sujeitos sendo estes: dois docentes, três alunos e uma liderança comunitária; para isto foram tomados como instrumentos: entrevistas semiestruturadas com todos os sujeitos, observação no campo com anotações e pesquisa bibliográfica. Essa pesquisa tomou como base teórica os estudos de Stecanella (2013), Soares (2008), Freire (2000), Munanga (2003), Brandão (1998), Bourdieu (2003) dentre outros. Concluímos que a modalidade de EJAI precisa além de uma estratégia de ensino contextualizada, alfabetizar e formar sujeitos críticos para a superação do racismo estrutural existente em nosso paísItem A importância da representatividade em sala de aula: correspondência racial entre alunos e professores e o desempenho escolar(2021-12-14) Rocha, Samuel de Albuquerque; Silva, Diego Firmino Costa da; http://lattes.cnpq.br/8895265465747877; http://lattes.cnpq.br/0186163084173110Foram encontradas estimativas de mudança de desempenho em alunos do 6º e 7º ano da rede pública do Recife, ao serem colocados em uma situação de igualdade de raça com seus professores de Português e Matemática, com dados colhidos da Pesquisa Acompanhamento Longitudinal do Desempenho Escolar de Alunos da Rede Pública de Ensino Fundamental do Recife (FUNDAJ, 2018). Dentre outras informações, foi encontrado, através do modelo das Diferenças em Diferenças, que alunos pardos apresentaram uma melhora de notas em ambas as disciplinas avaliadas, ao serem lecionados por professores pretos ou pardos, mostrando uma maior identificação de raça/cor. Alunos negros tiveram um aumento médio de 5,04 pontos na nota de Matemática quando foram ensinados por um professor negro.Item Comunidade Quilombola Onze Negras: identidade e reconhecimento em questão(2017) Silva, Jairo Hely; Barros, Marcos André de; http://lattes.cnpq.br/3743403239578149; http://lattes.cnpq.br/2547694049874830O reconhecimento de comunidades quilombolas é um problema de incomensurável relevância para as ciências sociais. Nos últimos períodos, estudos que analisam os nuances deste problema, abordam as questões a ele inerentes, bem como as implicações que estão presentes nos longos caminhos percorridos pelas comunidades quilombolas, que objetivam a sua luta por reconhecimento, num processo social que se materializa também no plano legal. Contudo, este reconhecimento de comunidades quilombolas só pode ser alcançado, evidentemente, a partir de um ininterrupto conflito. Nesse sentido, intuímos que a realidade dialógica que envolve o reconhecimento de certa comunidade quilombola, pode ser compreendida a partir da análise dos contextos de uma luta por reconhecimento que é travada por cada comunidade, numa complexa relação de construção histórica da sua identidade, mediada a partir da interação com o todo social. A fim de entender como se dão os fatores que implicam na construção da identidade das comunidades quilombolas e que operam a partir do seu reconhecimento, o presente trabalho busca, num estudo de caso etnográfico, analisar as questões deste importante processo social. A pesquisa aqui exposta foi realizada junto à Comunidade Quilombola Onze Negras, localizada no município do Cabo de Santo Agostinho, região metropolitana do Recife, capital do estado de Pernambuco. Com a realização de sessões de observação participante e entrevista semi-estruturada; dialogando com as teorias da identidade e com a análise histórica da questão quilombola no Brasil e; utilizando-se das abordagens da teoria do reconhecimento, pretendemos contribuir para a discussão sobre o reconhecimento e a construção da identidade quilombola, numa aproximação com a realidade daquela comunidade, contribuindo para o debate que envolve as temáticas do reconhecimento e da identidade das comunidades quilombolas.
