01.1 - Graduação (Sede)
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Item Os ecos da ditadura militar nas bibliotecas da UFRPE: as ausências percebidas(2022-06-02) Silva, Isaac Beserra da; Bezerra, Rozélia; http://lattes.cnpq.br/0968758655400113Este trabalho analisará as permanências das censuras impostas durante a ditadura civil-militar. Nesse contexto, duas escritoras, diletas pelo público e pelos pares, tiveram suas obras confiscadas e queimadas. A saber, Cassandra Rios e Adelaide Carraro. A arte destas autoras foram rotuladas e sumariamente reprimidas. Para um aluno as bibliotecas universitárias são como um baluarte de conhecimento e formadora de saberes, ao examinarmos a pluralidade discursivas e o posicionamento da biblioteca em seu escopo de seleção e o controle dos livros pelos detentores do poder analisaremos a influência e procuremos conhecer o impacto sobre as obras e responder a questões como: será que os ecos da ditadura civil-militar estão nas estantes das bibliotecas da Universidade Federal Rural de Pernambuco? Quais as ausências percebidas?Item Memorial da UFRPE: a divulgação da memória institucional através de ações educativas(2020-10-15) Oliveira, Karoline Mery de; Pacheco, Ricardo de Aguiar; http://lattes.cnpq.br/1888823708270264; http://lattes.cnpq.br/4899888101948247Entendendo que o museu existe por e para estabelecer uma relação entre sua comunidade e objetos significativos de sua cultura, o presente estudo tem como objetivo compreender o papel social do Memorial da UFRPE como espaço que cumpra com essa dimensão dos museus. Para isso realizamos uma reflexão sobre as ações pedagógicas e jogos didáticos desenvolvidos pela equipe do Memorial. Para a pesquisa foi realizada a leitura dos referenciais teóricos relacionados aos campos da museologia e da História dos museus. Também buscamos conhecer os processos de constituição da UFRPE sua importância social para entender o sentido da construção de um memorial para uma universidade. E dessa forma, dialogando com a discussão sobre o Memorial da UFRPE, utilizamos teóricos ligados aos campos da Memória, Educação em Museus, ensino de História em Museus e Educação Patrimonial. A metodologia empregada também inclui a análise das fontes disponíveis no acervo do memorial e análise da execução dos jogos. Por fim, concluímos que os jogos didáticos utilizados não atuam isolados em si mesmo, mas buscam se fundamentar na pesquisa teórica e no acervo do Memorial da UFRPE. Eles fazem com que cada peça seja utilizada como referência e fonte de conhecimento sobre a história da universidade. Entendemos que a comunicação realizada dentro do Memorial corresponde a um processo educacional que estimula e facilita a interação entre a comunidade visitante e a equipe responsável pela manutenção do memorial, possibilitando a construção e a troca de conhecimentos.Item Diversidade frutífera da UFRPE Sede(2021-12-10) Moraes, Cinthya Rachel Lopes; Shinohara, Neide Kazue Sakugawa; http://lattes.cnpq.br/7105928729564845; http://lattes.cnpq.br/9361545836388072A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Campus Sede, situado no bairro de Dois Irmãos em Recife, possui ampla diversidade frutífera, tanto nativa como exótica, devido à proximidade do Parque Estadual Dois Irmãos - Unidade de Conservação da Natureza de Mata Atlântica de Pernambuco, contribuição da população local e das pesquisas da comunidade da UFRPE. As frutas identificadas durante o levantamento de dados foram: abacate, abacaxi, acerola, amora preta, araçá, araticum do brejo, bacupari verdadeiro, banana, biri-biri, cabaça, caimito, cajá, caju, carambola, coqueiro, fruta-pão, jaca, jamelão, jurubeba, laranja, limão, mabolo, manga, mamão, melão de São Caetano, jurubeba, pitanga e pitomba. No decorrer da pesquisa constatou-se a importância dessas frutas tanto para a comunidade acadêmica como campo de pesquisa, como para a população do entorno e dos próprios estudantes que coletam essas frutas para consumo próprio. Este estudo se justifica pela necessidade de pontuar a diversidade de frutíferas exóticas e nativas do campus com suas respectivas composições físico-química, baseado em levantamento bibliográfico para posteriores estudos nas diversas áreas do conhecimento da gastronomia.
