01.1 - Graduação (Sede)
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2
Navegar
41 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Circularidade de resíduos de origem vegetal em uma indústria de grande porte em Pernambuco: um estudo de caso de economia circular(2025-08-07) Feitosa, Wiliane Marinho; Silva, Ana Carolina Borges Lins e; http://lattes.cnpq.br/7518216414237885; http://lattes.cnpq.br/7408056145463399Este trabalho apresenta uma análise do Primeiro Teste de Economia Circular (EC) dos Resíduos Orgânico e Efluente Gorduroso em um modelo produtivo que conecta a indústria de sabão em barra à criação de suínos, por meio do aproveitamento de resíduos de origem vegetal industriais como fonte alternativa de alimentação animal. O trabalho teve como objetivo principal avaliar os impactos econômicos, ambientais e sociais decorrentes da destinação de resíduos orgânicos da ASA Indústria e Comércio para a Granja Cavalcanti no interior de Pernambuco. O estudo adotou a metodologia de estudo de caso, fundamentada em levantamento de dados primários e secundários, como visitas técnicas, registros fotográficos, entrevistas com os responsáveis pelo processo e análise quantitativa dos custos de transporte, destinação e substituição alimentar. O período analisado correspondeu a julho a dezembro de 2023, totalizando seis meses de monitoramento. Os resultados evidenciaram que a ASA obteve um descarte ambientalmente correto de 179.240kg e uma economia de R$ 20.458,00 em custos de destinação de resíduos, gerando impacto social também. Já para a Granja, verificou-se a redução de 60% na substituição da ração convencional pelos resíduos de origem vegetal na dieta dos suínos. Contudo, observou-se também a leve queda de 10% no desempenho zootécnico dos animais, além do ônus logístico para o destinador final, em razão da distância média de 408 km entre os empreendimentos, o que inviabilizou a continuidade da prática no modelo descrito. A análise demonstrou que, embora a circularidade desses resíduos seja ambientalmente plausível e tecnicamente possível, para a parceria ASA – Granja não é factível. Conclui-se que a experiência analisada reforça o potencial da EC como estratégia de gestão de resíduos e de sustentabilidade industrial com parceiros geograficamente próximos e aproveitamento de outros resíduos de origem vegetal gerados pela indústria.Item Estabelecimento de capineira de genótipos de capim-elefante [Cenchrus purpureus (Schum.) Morrone] de diferentes portes na Zona Da Mata de Pernambuco(2025-03-13) Oliveira, Eduardo Eraldo Alves de; Santos, Mércia Virgínia Ferreira dos; Damas, Luciana Pereira; http://lattes.cnpq.br/1935877952205692; http://lattes.cnpq.br/9565465836878202; http://lattes.cnpq.br/5835511624505718O capim-elefante [Cenchrus purpureus (Schum.) Morrone] é uma forrageira de alta produção de matéria seca e cultivado em distintas regiões do Brasil. A escolha criteriosa de genótipos para cada sistema de produção resulta na maior eficiência do sistema. O estudo visa avaliar genótipos de diferentes portes para otimizar a produção de forragem, avaliou-se o estabelecimento e desempenho de seis genótipos de capim-elefante sob condições de sequeiro na Zona da Mata Seca de Pernambuco, visando identificar características morfológicas, morfogênicas e produtivas que otimizem a produção forrageira. Foram testados três genótipos de porte alto (BRS Capiaçu, Elefante B e IRI-381) e três de porte baixo (BRS Kurumi, Mott e Taiwan A-146 2.37) durante os 100 dias de período de estabelecimento. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com quatro repetições. Utilizou-se colmos de tamanhos variados a depender do genótipo, 50 cm para os genótipos de porte baixo e 100 cm para os genótipos de porte alto, fracionados, estabelecidos em uma área de 25 m2 com espaçamento de 1 metro entre linhas. A correção de solo foi realizada através de calagem com 2 t ha-1. A adubação de fundação foi realizada com cloreto de potássio e superfosfato simples (120 e 100 kg ha-1). As avaliações morfológicas foram realizadas a cada quinze dias ao longo de um período de 90 dias, enquanto as avaliações morfogênicas foram conduzidas ao final do experimento, após as plantas completarem os 90 dias. As plantas foram colhidas aos 100 dias de estabelecimento, a 5 cm do solo. Foram avaliados altura (cm), comprimento (cm) e diâmetro do colmo (mm), taxa de perfilhamento, taxa de alongamento foliar e do colmo, além da produção de matéria seca (t/ha). A análise estatística incluiu testes de normalidade dos resíduos e homocedasticidade, seguidos de ANOVA utilizando o PROC MIXED do SAS. Os genótipos de capim-elefante foram tratados como efeitos fixos, e os blocos, como aleatórios. Quando o teste F foi significativo (P < 0,05), as médias foram comparadas pelo teste de Tukey, garantindo uma avaliação robusta das diferenças entre os genótipos. Observou-se diferenças significativas entre os genótipos para as variáveis mensuradas. O BRS Capiaçu destacou-se pelo maior crescimento vegetativo, atingindo altura média de 189 cm e maior produção de matéria seca (88,2 t/ha). O Elefante B e o IRI-381 apresentaram valores intermediários, enquanto os genótipos de porte baixo demonstraram maior perfilhamento e maior relação folha/colmo, as quais são características desejáveis para sistemas de pastejo. O Taiwan A-146 2.37 exibiu a maior densidade populacional 15,56 perfilhos/m2, mas apresentou menor vigor e produtividade total de 17,22 t/ha. De acordo com os resultados obtidos, recomenda-se o BRS Capiaçu para sistemas de corte, enquanto os genótipos de porte baixo são mais indicados para o pastejo. Esses dados fornecem suporte técnico para produtores e pesquisadores na seleção de cultivares mais eficientes, contribuindo para o aumento da produtividade forrageira e contribuindo para sustentabilidade da pecuária na região.Item Uso de mídia biológica alternativa em sistema de recirculação de água para a produção do Acará-Bandeira(2023-09-22) Clemente Júnior, José Rafael; Costa, Gelcirene de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/5708354454106543A piscicultura ornamental se destaca pela variedade de espécies e particulares quanto às estruturas de cultivo utilizadas. Diferentemente da piscicultura convencional, podem ser implementados tanto em ambientes rurais como ambientes urbanos. Sistemas superintensivos são o principal sistema de cultivo de peixes ornamentais em ambientes urbanos e se destacam pela otimização dos recursos hídricos, altas produtividades e minimizam os impactos ambientais, com destaque para o sistema de recirculação de água (RAS). Assim, o presente estudo tem como objetivo avaliar o uso de mídias biológicas alternativas em RAS para o cultivo do acará-bandeira (Pterophyllum scalare). O experimento foi conduzido no Departamento de Pesca e Aquicultura - DEPAq/UFRPE durante 31 dias, em delineamento inteiramente casualizado, com dois tratamentos e quatro repetições, considerando o uso de mídias biológicas convencionais composto por anéis de cerâmica (AC) e mídias biológicas alternativas compostas por resíduos de impressora 3D composto de ácido polilático (PLA). Para isso foram utilizados 8 aquários de volume útil de 6 L e densidade de estocagem de 1,5 juvenis de acará-bandeira (AC= 0,12 g e 1,75 cm; e PLA= 0,11 g e 1,82 cm) por litro. Os animais foram alimentados com ração comercial para peixes ornamentais (TetraMin - Tetra, 47% P.B), com taxa de arraçoamento de 20% da biomassa nos primeiros nove dias e redução para 10% nos demais dias de cultivo. Diariamente foram mensurados pela manhã, a temperatura, oxigênio dissolvido, pH, condutividade e sólidos totais dissolvidos. A amônia e o nitrito foram analisados três vezes na semana. Ao final do cultivo, foram determinados os índices de desempenho zootécnico como sobrevivência, ganho de massa (GM), taxa de crescimento específico (TCE), conversão alimentar aparente (CAA) e produtividade (g.m-3). Os resultados deste estudo mostraram diferenças na concentração de amônia e pH entre os tratamentos (P<0,05), porém se mantiveram adequados para espécie, assim como as demais variáveis da água. O uso de diferentes mídias biológicas também não afetou na sobrevivência, CAA, GM, TCE e produtividade (P> 0,05). Dessa forma, para as condições de cultivo propostas neste estudo, os resíduos de PLA podem ser uma alternativa sustentável e aproveitados como mídias biológicas para o cultivo do acará-bandeira em RAS.Item Explorando os heróis do solo: construção e validação de um kit didático para o ensino de biologia do solo no contexto do ensino básico(2025-06-30) Galvão, Gabryella Dayane Menezes; Fracetto, Giselle Gomes Monteiro; Silva, Cíntia Caroline Gouveia da; http://lattes.cnpq.br/9814234807547606; http://lattes.cnpq.br/8533548378125097; http://lattes.cnpq.br/6134849404451180O solo, apesar de toda a sua importância para o funcionamento dos ecossistemas, é um recurso extremamente negligenciado, principalmente no cenário educacional. Com a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), os solos passaram a receber maior atenção, uma vez que sua preservação e bom funcionamento influenciam diretamente pelo menos 12 das 17 metas estabelecidas. Os conteúdos relacionados ao solo apresentam grande potencial interdisciplinar, e sua abordagem sob a perspectiva da Biologia, associada aos preceitos da Educação Ambiental, surge como uma alternativa viável para a inserção desse tema no contexto escolar. Diante disso, este trabalho teve como objetivo desenvolver e validar um Kit didático que possibilite o ensino de Biologia do Solo no contexto do ensino básico. Para isso, foi realizada uma análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em busca das lacunas nos conteúdos de solos para as disciplinas de Ciências e Biologia para os anos finais do ensino fundamental e ensino médio. Posteriormente à análise do currículo e identificação das lacunas, foi produzido o Kit “Explorando os Heróis do Solo”, com a montagem de artefatos para a utilização de professores e alunos. Para a validação do Kit, 5 juízes especialistas na área de Biologia, Ciência do Solo e Educação foram convidados a avaliarem os materiais via formulário. Utilizou- se a escala de Likert (Concordo Totalmente – CT; Concordo – CO; Indiferente – IN; Discordo – DI; Discordo Totalmente – DT) para o cálculo do Índice de Validade do Conteúdo (IVC), considerado-se válido IVC= 0,80 ou 1,00. A análise curricular revelou negligência nos conteúdos de Solos e Biologia do Solo para os anos finais do ensino fundamental e ensino médio, com grande escassez do tema nas disciplinas de Ciências e Biologia. Com a identificação das lacunas, 7 artefatos pedagógicos foram produzidos, sendo 1 artefato para professores e 6 para aplicação em sala de aula. Os artefatos mesclam diferentes recursos e são acompanhados de sugestões de aplicação. A avaliação dos juízes se mostrou favorável à validação, e o IVC para os itens referentes a objetividade, relevância, aplicabilidade e inclusão ficou entre 0,80 e 1,00, indicando a necessidade de pequenas melhorias e a validação do Kit para a utilização em sala de aula. Como conclusão, foi possível observar que o currículo para a Educação Básica possui lacunas para os conteúdos de solos, sendo este visto apenas nas perspectivas da geografia e desconsiderando as possibilidades de abordagem interdisciplinar. Além disso, o trabalho reforça a importância de utilizar recursos educativos atrativos e diversos, de modo que sejam inclusivos e atendam a diferentes realidades educacionais. O Kit “Explorando os Heróis do Solo” tem potencial de aplicação e pode fortalecer o ensino de biologia do solo na educação básica, tornando o aprendizado significativo e chamando a atenção para as potencialidades inerentes ao ambiente edáfico. O uso de materiais interativos e interdisciplinares representa uma estratégia inovadora, que quebra com a educação conservadora e preza pela interatividade e processos de ensino-aprendizagem significativos, formando estudantes conscientes sobre sustentabilidade, valorização e preservação do solo.Item Caracterização físico-química da água do rio Capibaribe no trecho avenida Beira Rio - Recife(2024-09-26) Lancha, Rebeca Carolina de Albuquerque Oliveira; Tavares, Rosângela Gomes; http://lattes.cnpq.br/2497390236537569; http://lattes.cnpq.br/8097503816413269O consumo exagerado e descarte de resíduos nos recursos hídricos nas sociedades contemporâneas contribui significativamente para o aumento de problemas ambientais, que acarretam mortes da fauna e flora e contaminação da água. Dessa forma, a saúde de recursos hídricos se configura como uma pauta amplamente discutida atualmente. Com o crescimento da população e desenvolvimento das cidades, será cada vez mais necessário realizar pesquisas para diagnosticar um rio, para que assim seja possível realizar medidas mitigadoras. Logo, foi realizado um estudo sobre o Rio Capibaribe, em específico o trecho da Avenida Beira-Rio no bairro da Graças no Recife – Pernambuco. Foram realizadas três coletas em pontos específicos, antes e após ponto de descarte de esgoto, analisadas no laboratório de Saneamento Ambiental da Universidade Federal Rural de Pernambuco, a fim de obter resultados dos seguintes parâmetros físico-químicos: pH, Turbidez, Cor aparente, Sólidos Totais, Fixos e Voláteis, Demanda Química de Oxigênio e Cloreto. Dessa forma, foi possível observar a poluição no trecho, causada por descarte de esgoto doméstico e poluição com resíduos sólidos, com valores de Sólidos Totais e Cloretos superiores ao máximo estabelecido pela Resolução CONAMA n° 357, na primeira coleta. Entretanto, estudos biológicos devem ser feitos para obter um laudo exato e é importante destacar o impacto das chuvas nos resultados da pesquisa, com a primeira coleta obtendo valores maiores de indicadores de poluição, pois a chuva na região mascarou o problema. Portanto, fica nítido a necessidade de investimentos em projetos de tratamento de esgoto, como método para combater a poluição no Rio.Item Educação ambiental: a importância da coleta seletiva no âmbito da escola pública(2025-08-01) Conceição, Fernanda Maria da; Silva, Suely Alves da; http://lattes.cnpq.br/3497194749381919; http://lattes.cnpq.br/4685779094201138Este trabalho promove a consciência crítica e a responsabilidade socioambiental, integrando saberes e práticas sustentáveis no cotidiano. É sabido que a educação ambiental forma cidadãos conscientes, capazes de agir em prol da preservação do meio ambiente. A pesquisa trata a respeito da realização de um projeto de intervenção que teve como objetivo principal analisar como a sensibilização de um sistema de coleta seletiva contribui com a educação ambiental no âmbito da escola pública. Os participantes da pesquisa foram estudantes do 2º ano do Ensino Médio de uma escola estadual da rede pública de ensino do município de Itapissuma - PE. Para alcançar tais resultados, utilizou-se uma metodologia baseada numa abordagem qualitativa, que incluiu a execução de uma palestra, seguida da realização de uma oficina. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um formulário elaborado na plataforma Google Forms, em que obtivemos a resposta dos 16 (dezesseis) estudantes participantes. Os resultados evidenciam que, mesmo com alguns desafios na continuidade da prática, em muitos casos devido à resistência à mudança de hábitos, os estudantes compreenderam a importância da separação correta dos resíduos sólidos e demonstraram engajamento para aplicar o conhecimento adquirido em casa e na vizinhança. A pesquisa revelou ainda que a educação ambiental, quando vivenciada na prática, contribui significativamente para a formação cidadã dos estudantes. Diante disso, conclui-se que, projetos como esse fortalecem o papel da escola na construção de uma consciência ambiental crítica, ética e ativa, e que ações simples, como a coleta seletiva, podem gerar impactos positivos duradouros, dentro e fora da escola. Reforça-se, ainda, a necessidade de maior apoio institucional e integração entre escola, comunidade e órgãos públicos para fortalecer práticas sustentáveis no ambiente educacional.Item Proposta de manual ambiental e diagnóstico de conformidade legal em uma empresa de exploração de águas subterrâneas(2025-08-01) Grimaldi Filho, Geraldo Albuquerque; Costa Filho, Francisco das Chagas da; http://lattes.cnpq.br/2930296374645794; http://lattes.cnpq.br/0219945654041909As águas subterrâneas têm papel estratégico no abastecimento no Brasil, sobretudo em áreas urbanas e semiáridas, o que exige gestão e conformidade legal robustas. Este estudo teve por objetivo elaborar um manual ambiental sobre captação e comercialização de águas subterrâneas e aplicá-lo para diagnóstico de conformidade em uma empresa da Região Metropolitana do Recife (PE). O manual foi desenvolvido a partir de pesquisa exploratória em fontes acadêmicas, institucionais e na legislação brasileira, e sua aplicabilidade foi testada por meio de formulário diagnóstico (Anexo A). Os resultados mostram que, embora a empresa atenda a requisitos mínimos, persistem fragilidades em atualização cadastral, organização documental, treinamentos, rotinas preventivas, monitoramento contínuo da qualidade da água e registro de operações e licenças. As melhorias propostas incluem fortalecimento das rotinas administrativas, digitalização de registros, capacitação da equipe e implantação de programas permanentes de gestão e conservação de aquíferos. Conclui-se que integrar atendimento legal, aplicação prática do manual e uma cultura organizacional de prevenção é essencial para a conformidade sustentável e para o fortalecimento institucional no setor de águas subterrâneas.Item Evolução dos indicadores sociais, econômicos e ambientais dos municípios da área de influência direta no Porto de Suape (PE) entre 2000 e 2020(2025-07-28) Silva, Arthur Vinícius Pereira da; Carneiro, Ana Cristina Guimarães; http://lattes.cnpq.br/7641686662966528; http://lattes.cnpq.br/9712417303939202O Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros surgiu como instituição pública em 1978 com a implantação da empresa “SUAPE – Complexo Industrial Portuário” tendo a finalidade de administrar a implantação do distrito industrial com o desenvolvimento das obras e a inicialização das atividades portuárias na região do Nordeste de Pernambuco. O presente trabalho tem o objetivo de analisar, através da estatística descritiva e comparativa, os impactos dos investimentos realizados entre os anos de 2000 e 2020 nos municípios do Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, área de influência direta do Porto de Suape. A pesquisa se concentra na avaliação dos indicadores econômicos, sociais e ambientais, com o intuito de compreender se o desenvolvimento econômico observado se refletiu em melhorias reais nas condições de vida da população local. Nesse sentido, foram utilizados no estudo dados secundários provenientes de instituições governamentais e privadas, abordando as variáveis econômicas; PIB, PIB per capita e Valor Adicional Bruto (VAB), variáveis sociais; IDHM e Evolução do número de favelas locais e as variáveis ambientais de estimativa de emissão de gases poluentes, o indicador de emissão por PIB real. O trabalho se restringiu a pesquisa dos dados através do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Banco de Dados do Estado de Pernambuco (BDE), Fundação Getúlio Vargas (FGV), Atlas Brasil e o Sistema de Estimativas de Emissão e Remoções de Gases do Efeito Estufa (SEEG Brasil). O estudo conclui que os investimentos diretos realizados pelo Complexo Industrial Portuário de Suape, provocaram impactos significativos nas dimensões socioeconômica e ambiental dos municípios. Embora tenha sido observado um crescimento econômico expressivo nessas localidades, os avanços sociais e ambientais não acompanharam esse progresso ao persistir ineficiências sociais e elevados níveis de emissões de gases poluentes, evidenciando que o desenvolvimento econômico não se traduziu, de forma equitativa, em melhoria da qualidade de vida e sustentabilidade regional.Item Relatório das atividades de extensão: compostagem como instrumento de educação ambiental(2019) Xavier, Bruno Otaviano Costa Medeiros; Gomes, Maria José de Filgueiras; Batinga, Verônica Tavares Santos; http://lattes.cnpq.br/7759044153725982; http://lattes.cnpq.br/0060810526769648; http://lattes.cnpq.br/8921735210836827O projeto de extensão Compostagem como instrumento de Educação Ambiental teve como objetivo promover ações práticas e teóricas voltadas à conscientização ambiental de alunos do ensino médio de escolas públicas da Região Metropolitana do Recife. Desenvolvido pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em parceria com o Espaço Ciência, o projeto contemplou a capacitação de monitores, realização de oficinas, implantação de hortas e confecção de composteiras domésticas. As atividades incluíram análises de solo, produção e distribuição de material didático, visitas técnicas e acompanhamento de práticas de compostagem e horticultura. O público alcançado incluiu aproximadamente 500 pessoas, sendo 120 alunos participantes de visitas ao Espaço Ciência e 12 envolvidos diretamente nas atividades práticas na Escola Técnica Estadual Alcides do Nascimento Lins. Apesar de atrasos decorrentes de imprevistos estruturais e escolares, o projeto apresentou resultados positivos, despertando o interesse dos alunos para o manejo sustentável de resíduos orgânicos e para a produção de alimentos saudáveis. Constatou-se que a compostagem, aliada à horticultura, é um recurso eficaz para estimular a responsabilidade ambiental e a participação ativa de jovens na preservação ambiental, fortalecendo o vínculo entre comunidade escolar e práticas de sustentabilidade.Item O cultivo de larvas de tenébrios gigantes (Zophobas atratus) para a redução de plástico poliestireno expandido (EPS)(2025-07-24) Santos, Anderson Mário da Silva; Porto Neto, Fernando de Figueiredo; http://lattes.cnpq.br/1475750525654086; http://lattes.cnpq.br/9843443538407321O presente trabalho versa sobre o aspecto da sustentabilidade em Zootecnia, onde um cultivo massivo de larvas tenébrios gigantes (Zophobas atratus) foi utilizado para verificar a capacidade desta espécie em degradar e consumir plástico do tipo “isopor”. Assim, este trabalho teve como desenho experimental uma pesquisa onde quatro tratamentos utilizando essas larvas sob diferentes densidades de plástico, em forma de pratos de “isopor”, utilizando-se também batatas como fonte de hidratação para elas. Cada tratamento teve duas réplicas, sendo o tratamento 1 realizado apenas com larvas alimentadas com ração (controle); tratamento 2, onde as larvas foram alimentadas com 50% de plástico e 50% de ração; o tratamento 3, com larvas alimentadas com pratos plásticos e “isopor” picado; e um quarto tratamento, onde as larvas foram cultivadas em penumbra, com 100% de plástico. Os resultados apontam para um consumo ativo e eficiente de plástico ao longo dos tratamentos, sendo o tratamento realizado no escuro (penumbra) o que teve um consumo mais ativo e mais rápido. Análises sobre microscopia revelam que o metabolismo das larvas não excretou plástico nas fezes, apontando para o fato das bactérias no trato digestivo dessas larvas como capazes de biodegradar esse tipo de resíduo sólido.
