01.1 - Graduação (Sede)

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Resultados da Pesquisa

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    Desenvolvimento e tendências na pesquisa científica do mel de abelha (Apis mellifera): um estudo bibliométrico
    (2024-10-02) Silva, Marina França Elias da; Paiva, Emmanuela Azevedo de Prado; http://lattes.cnpq.br/4257860689808014; http://lattes.cnpq.br/7928232171149998
    O mel é um produto natural produzido pelas abelhas melíferas e sua produção e consumo está em constante crescimento no mercado mundial. Segundo as Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), entre 2010 e 2022, a produção global de mel aumentou em 16%, pois além de ser reconhecido devido ao seu sabor, também é valorizado pelas suas propriedades nutricionais e potenciais benefícios medicinais, como antioxidantes, antibacterianos, anti-inflamatórios e analgésicos. Diante desta relevância econômica e social é fundamental compreender o desenvolvimento da pesquisa acadêmica sobre o mel da Apis mellifera. Assim, este estudo teve o objetivo de identificar novas tendências de pesquisa, preencher lacunas na literatura e orientar futuras investigações através de uma análise bibliométrica empregando a base de dados Scopus e analisando os dados com o software VOSviewer. Os resultados mostram um crescimento notável nas pesquisas sobre mel de abelhas melíferas, impulsionado pelo aumento do interesse global por produtos naturais e alternativas medicinais, especialmente durante a pandemia de Covid-19, foi observado que o mel pode beneficiar pacientes infectados com a doença, aumentando o sistema imunológico resposta, aliviando doenças comórbidas e agindo como antiviral. Esse crescimento também foi estimulado pela crise de polinização e necessidade de conservação ambiental. A Universiti Putra Malaysia liderou em produção de artigos, seguida pela Universidade Federal de Santa Catarina e a Chinese Academy of Agricultural Sciences. O Brasil destacou-se com o maior número de publicações, refletindo sua biodiversidade e práticas apícolas sustentáveis, além de colaborações significativas com pesquisadores espanhóis. A análise de coautoria mostrou padrões significativos de colaboração entre autores e os documentos mais citados destacam tanto a análise detalhada das propriedades do mel quanto a questão da sua autenticidade e qualidade. Por fim, as palavras chaves indicam que os termos mais frequentes são “honey” e “Apis mellifera”, refletindo o foco principal dos estudos. Apesar dos avanços, persistem lacunas, como a falta de dados sobre variações na composição do mel e a necessidade de estudos clínicos e ferramentas para garantir a qualidade do mel. As oportunidades futuras incluem investigar novos compostos bioativos, desenvolver produtos farmacêuticos e nutracêuticos e promover práticas apícolas sustentáveis.
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    Estudo mercadológico de ovos no município de Barreiros-PE
    (2019-01-15) Lins Junior, Oziel Saturnino; Rabello, Carlos Bôa Viagem; http://lattes.cnpq.br/4760288746238700; http://lattes.cnpq.br/6818910337068938
    Poultry farming is one of the most important activities of Brazilian agribusiness and economic results have been favorable for companies, markets and people linked to this means of production, trade and consumption. This study aimed to evaluate the average number of eggs sold and the parameters that the consumer of the municipality of Barreiros-PE uses for the purchase of this food. To do so, the market research was used as a method for data collection, through two questionnaires, one aimed at the seller and the other for the consumer, obtaining data from the 20 main commercial establishments that sell eggs and from 187 consumers who participated in the online questionnaire. From the data analysis it was possible to notice that all the eggs sold in the city's commerce are from commercial farms in the state of Pernambuco and that 81.7% are of white bark, and 17.7% are brown eggs and only 0.6% are white eggs, with a total of approximately 205,230 egg units sold weekly between supermarkets, markets, grocery stores and free-market banks. As for consumers, 44.4% prefer white eggs, while 21.4% prefer brown eggs and 34.2% doesn´t have a preference for shell color. The main decision-making factor for egg selection was 47.6%, followed by 16%, and thus completing the other factors (commercial origin, indifferent and shell color), which together added up 36.4%. Finally, through the study carried out and the presented results it was possible to obtain information of great value to assist in the purchase and sale of eggs, knowing the interest of the consumer and the market dynamics.