01.1 - Graduação (Sede)
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Item Memes e o ensino de História: uma experiência pedagógica no âmbito do PIBID História - UFRPE(2024-02-21) Azevedo, Paulo Matheus Bezerra Viana de; Santos, Maria Emília Vasconcelos dos; http://lattes.cnpq.br/4794117737260000; http://lattes.cnpq.br/2375934324499736Nos últimos anos, foi possível observar o aumento do uso das tecnologias digitais, sobretudo pelos jovens do mundo todo. Em um momento de boom de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC's), os métodos tradicionais de ensino-aprendizagem se tornam ultrapassados, sendo necessário a inovação desse processo, levando em consideração o contexto histórico e as transformações vivenciadas pelo alunado. Por este motivo, o presente artigo tem o objetivo de, em primeiro lugar, entender a conjuntura atual em que os jovens estão inseridos, assimilando, também, como estes utilizam as redes; conhecer a origem e trajetória dos memes, analisando como eles são utilizados pelos jovens social, cultural e politicamente; apresentar os possíveis usos pedagógicos dos memes nas aulas de História, valendo-se do meme enquanto um produto cultural que mobiliza diversas habilidades e, por fim, expor um projeto alinhado a esta temática vivenciado na esfera do PIBID História - UFRPE. A partir do projeto e da pesquisa feita com os estudantes participantes, foi possível observar um alto engajamento e maior interesse dos discentes quando são estimulados a trabalharem com ferramentas que já lhes são familiares, provando que o meme é um recurso pedagógico eficaz nas aulas de história.Item Mitada, riso e movimentação neofascista nas redes: a nova direita brasileira e a memeficação da política(2022-09-10) Borges, Carlos Eduardo Muniz; Spenillo, Giuseppa Maria Daniel; http://lattes.cnpq.br/4350911353530987; http://lattes.cnpq.br/2289929250590316O trabalho apresenta uma investigação sobre o processo de aproximação de atores da chamada nova direita brasileira com setores da cibercultura, sugerindo que essa proximidade resultou em um processo denominado de memeficação da política, onde a ideologia defendida e a propaganda transmitida via memes se confundem. A pesquisa foi realizada através de uma análise do discurso manifestado por esses sujeitos nas plataformas digitais. Os discursos para análise foram obtidos por meio de observação da atuação dos usuários em redes sociais digitais, nomeadamente o Twitter e o Reddit, no período compreendido entre os dias 03 de agosto de 2022 e 15 de outubro de 2022.
