01.1 - Graduação (Sede)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Sugestão de livros baseada em algoritmo híbrido de recomendação e grau de interesse recente
    (2023-05-26) Tavares, Eduardo Brandão; Bocanegra, Silvana; http://lattes.cnpq.br/4596111202208863
    Com a vasta e crescente gama de livros disponíveis, escolher a próxima leitura se tornou um trabalho complexo em meio a tantas opções. No contexto do Brasil, onde boa parte dos leitores tem que escolher bem qual livro comprar, devido ao baixo poder de compra da nossa população, uma recomendação assertiva se tornou mais valorosa. Neste artigo é apresentado um algoritmo de recomendação de livros baseado em um modelo híbrido, que consiste em utilizar tanto técnicas relacionadas a regras de associação, quanto técnicas que se baseiam no conteúdo dos livros, visando apresentar livros desconhecidos e que acompanhem o interesse recente leitor. O modelo conseguiu atingir uma precisão equiparável a outros modelos nas métricas RMSE e MAE e entrega recomendações bastante relacionadas com as últimas leituras de cada leitor.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Práticas de leitura familiar na infância
    (2022-10-04) Mendes, Everlaine Maria Viturinio Brandão; Silva, Fabiana Cristina da; http://lattes.cnpq.br/6908776370908653; http://lattes.cnpq.br/5527369250845678
    Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar as práticas de leitura de famílias de classe média com seus filhos e filhas com idade entre 0 a 5 anos. A fundamentação teórica teve como base autores como Nogueira (2002; 2013; 2015), Silva (2017), Nelly Novaes Coelho (1981; 1991; 2000). Assim, apresentamos em nossa metodologia, a análise de conteúdo categorial com base nos estudos de Bardin (1977). E por meio disso, elencamos cinco categorias de análise de dados para compreensão da temática em três famílias selecionadas e entrevistadas. Neste estudo verificamos a estreita relação das mães com o hábito de ler e que essa prática teve início na infância e trouxe influência na formação leitora de seus/suas filhos e filhas atualmente. Os resultados da pesquisa também indicaram que as práticas de leitura familiar na infância são rotineiras, e as mães são as principais mediadoras nesse processo. Foi possível perceber nos dados coletados, a existência de diversos suportes de leitura utilizados pelas famílias. Além do mais, as famílias ainda não utilizam muito os meios digitais com a finalidade de leitura, mesmo que as crianças estejam inseridas em uma era tecnológica. Para as famílias estudadas, as práticas de leitura são importantes para o desenvolvimento de seus/suas filhos e filhas em diferentes aspectos. Uma vez que tais práticas de leitura são importantes para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo do ser em formação, isto é, a criança.