01.1 - Graduação (Sede)
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Resultados da Pesquisa
Item Cocos de roda em Igarassu: saberes, práticas e resistências presentes na cultura popular(2023-09-13) Silva, Natasha Hevelyn Oliveira da; Sousa, João Morais de; http://lattes.cnpq.br/9057718684364301; http://lattes.cnpq.br/1376953044534321Situada no campo dos estudos culturais, a partir de um recorte sociológico, essa pesquisa aborda a manifestação do coco de roda no município de Igarassu. Tangenciado os aspectos de identidade e memória, este trabalho tem como objetivo identificar quais as práticas e saberes dos fazedores e fazedoras do coco de roda em Igarassu que contribuem para a construção de identidades culturais que resistem à dominação da cultura de massas, da indústria cultural e as imposições do poder político local. No aporte teórico, a cultura é compreendida como um sistema de símbolos (Geertz, 1978) construído mediante o processo de socialização, ou seja, trata-se dos costumes, hábitos, códigos e crenças que são aprendidos pelos sujeitos a partir da sua inserção na sociedade (Laraia, 2020). Ainda para compreender a cultura é preciso compreendê-la como um processo social e material, de modo que as questões relativas à economia não estão separadas da cultura, compondo uma totalidade indissociável. Nessa ótica, a acepção da cultura está intimamente conectada aos conflitos sociais, às questões políticas e todo arcabouço das relações de poder presente nas sociedades (Canclini, 1983; Williams, 2011). E a cultura popular como referente às tradições, costumes, usos e memórias das classes populares (Bosi, 2000), onde também prepondera o conflito e se estabelece um limiar entre agência e estrutura, a estrutura de dominação produzida por uma identidade legitimadora e a agência produzida por uma identidade de resistência (Castells, 1999). Nesse sentido, compreendemos a cultura popular como tenaz e com capacidade para resistir e construir alternativas contra-hegemônicas (Gramsci, 1995; Thompson, 1998). No que tange a metodologia, utilizamos o método qualitativo, tendo como arcabouço teórico-metodológico o interacionismo simbólico. Para coleta de dados, foram utilizadas técnicas de observação direta, participante, e entrevistas semiestruturadas. Como técnica de análise, foi utilizada a análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa apontaram que os grupos culturais do coco de roda sofrem com ampla desvalorização por parte do poder público, mas que vêm resistindo e contribuindo para a formação de identidades participativas, solidárias e contra-hegemônicas. Portanto, o impacto social dessa pesquisa está em desvelar essas realidade, promover visibilidade para temática e fortalecer a construção de outros trabalhos e políticas públicas que valorizem a cultura popular como parte do desenvolvimento de uma sociedade humana, integrada e diversa.Item Relatório do Estágio Supervisionado Obrigatório realizado na Associação de Pescadores e Trabalhadores em Atividades Afins de Igarassu(2019-02-05) Duarte Filho, Pedro Paulo; Oliveira, Paulo Guilherme Vasconcelos de; http://lattes.cnpq.br/5700488412022830O Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) ocorreu na Associação de Pescadores e Trabalhadores em Atividades Afins de Igarassu (A-11), localizada na cidade de Igarassu – PE. O estágio teve um total de 300 horas, ocorridos no período de Novembro de 2017 à Janeiro de 2018, sob orientação do Prof. Dr. Paulo Guilherme Vasconcelos de Oliveira e Djalma Soares Correia. Durante o período do estágio, foi acompanhado o dia a dia de trabalho da Associação, tendo como principal objetivo, auxiliar os integrantes com todas as atividades relacionadas ao funcionamento da A-11, sendo algumas delas, fazer o cadastramento de novos associados (coletando todas as informações necessárias por meio de um questionário) para preencher sua ficha cadastral, efetuar a renovação anual da carteirinha de membros já associados, fazer presente a reuniões com órgãos parceiros, por exemplo, PRORURAL, para a discussão de possíveis projetos, entre outras tarefas, desta forma colocando em prática, muito do que se foi aprendido durante todo o período de sala de aula no curso de Bacharelado em Engenharia de Pesca
