01.1 - Graduação (Sede)
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Item A resistência de mulheres estudantes pernambucanas frente à repressão da ditadura militar (1964-1985)(2022-10-05) Cunha, Ariadne Junia Gomes da; Bandeira, Élcia de Torres; Silva,; Marcília Gama da; http://lattes.cnpq.br/4669638328828195; http://lattes.cnpq.br/8481513991128495O movimento estudantil foi um dos grandes impulsionadores da resistência à ditadura militar brasileira, ocorrida entre os anos de 1964 e 1985. Os diversos atos de rebeldia e manifestações anti-governistas provocados pelos estudantes levaram a fortes reações e auxiliaram na queda do regime. Trazendo a perspectiva da participação das mulheres dentro do espaço público e a situação feminina na história, conectada ao patriarcado e a invisibilização sociocultural da mulher, o presente artigo objetiva relacionar mulheres inseridas no campo educacional e em organizações de esquerda que combatiam a ditadura no estado de Pernambuco, analisando as formas de resistência estudantil e exemplificando figuras femininas inseridas em organizações de resistência contemporâneas ao período ditatorial. Com a intenção de explorar as subjetividades dos sujeitos observados, fez-se uso do método de pesquisa qualitativo, com análise bibliográfica e documental através do estudo de artigos científicos, teses, dissertações e livros, e da consulta aos relatórios de comissões da verdade nacional e estaduais.Item A formação da sociedade do cansaço: uma reflexão sobre a educação a partir de uma escola pública de Recife(2019-12-16) Silva, Lucas de Lima Gonçalves da; Brito, Paulo Afonso Barbosa de; http://lattes.cnpq.br/0891943804378064; http://lattes.cnpq.br/3769075927101151Tendo em vista o número alarmante de jovens estudantes de Recife na atualidade com problemas de ordem psíquicas, como a depressão, a ansiedade, a síndrome de Burnout etc. o presente trabalho tem como objetivo analisar se é possível estabelecer uma relação direta entre a socialização feita pela educação com o aumento do índice de doenças psíquicas dessa população. O modelo educacional atual exerce violência neuronal nos jovens? Se sim, de que forma essa violência é exercida? Quais as consequências dessa violência? Para averiguar a veracidade da tese e responder a essas indagações, foi realizada uma pesquisa de campo que fez uso de questionários e entrevistas com alunos e ex-alunos com a finalidade de levantar dados para serem analisados e embasar uma discussão teórica capaz de verificar essa tese. Conclui-se que é possível estabelecer uma relação da educação com o adoecimento psíquico da população na medida em que ela interioriza valores e rotinas que jogam o indivíduo em uma vida regada de violências neuronais que contribuem para a formação de problemas psíquicos.Item Comportamento sedentário e sua relação com o desempenho acadêmico: uma revisão narrativa da literatura(2024-03-07) Joaquim, Marcos Emmanuel Miranda; Lima, Anna Myrna Jaguaribe de; http://lattes.cnpq.br/6743434574905339Introdução: Comportamento sedentário pode-se entender como qualquer atividade realizada enquanto se está sentado ou deitado, que não aumenta significativamente o gasto de energia além dos níveis de repouso, já o desempenho acadêmico pode ser compreendido como sendo o grau de conhecimento e o desenvolvimento de habilidades de um indivíduo no curso de um determinado nível educacional. Objetivo: Neste sentido o objetivo desse trabalho é realizar uma revisão de literatura sobre a influência do comportamento sedentário sobre o desempenho acadêmico dos estudantes. Metodologia: Dessa forma foi realizado o método da pesquisa bibliográfica nas plataformas da Scielo, Pubmed e Google Acadêmico, entre os meses de outubro a novembro de 2023. Utilizando as seguintes palavras chaves: “comportamento sedentário” AND “desempenho acadêmico”; “Comportamento Sedentário” AND “Desempenho Acadêmico” AND “Estudantes”. Resultados: Foram encontrados um total de 14 trabalhos, sendo 13 artigos e 1 tese de doutorado. Na base de dados Scielo foi encontrado 1 artigo, na base de dados do Google Acadêmico foi encontrado 1 tese de doutorado e na base de dados da Pubmed foram encontrados 12 artigos, a partir do critério de categorização, análise dos títulos e resumos, foram definidos 1 tese de doutorado da base de dados do Google Acadêmico e 12 artigos da base de dados da Pubmed.Conclusão: De acordo com a análise dos dados, pode-se concluir que o comportamento sedentário pode ter um impacto negativo substancial no desempenho acadêmico dos estudantes e que para combater os efeitos negativos do comportamento sedentário no desempenho acadêmico, é crucial promover um estilo de vida ativo e saudável entre os estudantes.
