01.1 - Graduação (Sede)

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    Relatório final do estágio curricular obrigatório
    (2019) Lima, Carlos Roberto de; Santos, Maria Elizabete Pereira dos; Faria, Andréa Alice da Cunha; http://lattes.cnpq.br/9061416520602275; http://lattes.cnpq.br/7005094493372410
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    Relatório final do estágio curricular obrigatório
    (2019) Lins, Maria Gabriela Freire; Santos, Maria Elizabete Pereira dos; Faria, Andréa Alice da Cunha; http://lattes.cnpq.br/9061416520602275; http://lattes.cnpq.br/7005094493372410; http://lattes.cnpq.br/7146250311132598
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    Desenvolvimento de mídias digitais na educação do campo: o Projeto DEMULTS em escolas municipais de Vicência - PE
    (2020-11-03) Queiroz, Shany Lira de; Faria, Andréa Alice da Cunha; http://lattes.cnpq.br/9061416520602275; http://lattes.cnpq.br/8239910414586501
    As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) vêm expandindo seu domínio e se tornam progressivamente mais presentes no cotidiano das sociedades do mundo contemporâneo. Entretanto, nas regiões rurais do Brasil, os números relativos ao acesso a bens tecnológicos digitais ainda são significativamente inferiores aos das regiões urbanas do país. Evidenciadas as potencialidades destas tecnologias em produzir e compartilhar conteúdos aponta-se a necessidade de sua inserção nas escolas do campo, levando em consideração, essencialmente, os princípios da educação do campo, estabelecidos após décadas de esforço dos movimentos sociais em prol de sua construção. Compreendendo esta problemática, em 2019, o grupo de pesquisa DEMULTS (Desenvolvimento Educacional de Multimídias Sustentáveis), elaborou um projeto voltado para o contexto da educação do campo. Este grupo, em atividade desde o ano 2011, visa favorecer a aprendizagem através do desenvolvimento de mídias digitais utilizando uma metodologia participativa/cooperativa na qual o/a estudante ocupa papel de agente ativo/a na construção do seu conhecimento. A pesquisadora passou a integrar a equipe do projeto, participando de todo o seu desenvolvimento, no município de Vicência-PE, razão pela qual o estudo organiza-se como pesquisa participante. O objetivo do presente estudo foi compreender os fatores que motivaram as modificações na metodologia do DEMULTS decorrentes da sua aplicação no contexto da educação do campo. Como principais resultados da análise dessas modificações foi possível identificar um alinhamento com os princípios da educação do campo, além da inclusão de técnicos agrícolas, efetivando uma rede de aprendizagem participativa/colaborativa no processo de construção de artefatos digitais, voltados para a valorização dos saberes e da cultura campesina. A análise profunda das modificações acima descritas acrescenta reflexões pertinentes sobre o uso de TDICs no contexto da educação do campo.
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    PRONERA: educação no campo e a experiência da UAST no Sertão do Pajeú - PE
    (2021-07-28) Silva, Milena Luiza da; Faria, Maurício Sardá de; http://lattes.cnpq.br/1513772085737367; http://lattes.cnpq.br/5131774491102232
    O presente artigo possui como tema geral a educação voltada para os trabalhadores e trabalhadoras do campo, especialmente o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) enquanto política pública conquistada pelos movimentos sociais do campo através das suas lutas durante os anos 1990. A compreensão da importância e abrangência do PRONERA será buscada através do estudo da experiência recente do Curso Técnico em Agropecuária com Ênfase em Agroecologia para Jovens e Adultos em Áreas da Reforma Agrária na Região do Sertão do Pajeú - PE, realizado pela Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST) da UFRPE. Destaca-se, dentre os resultados, que mesmo com algumas dificuldades, o curso realizado pela UAST representa uma vitória para os movimentos camponeses de Pernambuco e para a universidade pública brasileira, aproximando ainda mais a academia da sociedade.