01.1 - Graduação (Sede)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 12
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Processos de inter-formação cultural na quadrilha junina Zé Matuto da cidade de Lagoa de Itaenga na Zona da Mata de Pernambuco
    (2025-08-08) Lima, Raphaely Elza Maria da Silva; Spenillo, Giuseppa Maria Daniel; http://lattes.cnpq.br/4350911353530987; http://lattes.cnpq.br/8082578012155266
    Esta pesquisa analisa a quadrilha junina Zé Matuto, do município de Lagoa de Itaenga - PE, como um território simbólico de formação, resistência e criação coletiva. A partir da pesquisa participante realizada em 2024 e 2025, foram observadas práticas que ultrapassam a lógica do espetáculo, revelando a quadrilha como espaço de inter-formação, onde saberes populares e memória local se entrecruzam. O estudo mostra como os ensaios, os temas e a convivência cotidiana entre os integrantes produzem experiências formativas marcadas pela escuta, pelo afeto, pela memória e pela resistência. Com base em autores como Paulo Freire, Gadotti, Brandão, Canclini e Rita Amaral, a pesquisa destaca a potência educativa das festas populares e sua função política na afirmação de identidades e na crítica às desigualdades sociais e culturais.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A literatura de cordel como ferramenta didática no ensino de ciências e biologia: uma revisão bibliográfica
    (2025-03-18) Soares, Luan José Sobral; Burgos, Fábia Regina Nascimento Fernando; Diniz Júnior, Edgar Ferreira; http://lattes.cnpq.br/7780006703783231; http://lattes.cnpq.br/3776642205741967; http://lattes.cnpq.br/7417060571971210
    Este trabalho de conclusão de curso aborda a utilização da literatura de cordel como ferramenta didática no ensino de ciências e biologia, visando identificar suas contribuições para a aprendizagem dos alunos. A pesquisa, realizada por meio de uma revisão bibliográfica, analisa a relevância do cordel no contexto educacional brasileiro, especialmente em relação à cultura popular nordestina. A literatura de cordel é discutida como um recurso inovador que pode dinamizar as aulas, promovendo maior engajamento e participação ativa dos estudantes. A metodologia envolveu a pesquisa e análise de trabalhos acadêmicos sobre o uso do cordel no ensino, além da implementação de oficinas que integraram a produção literária com conteúdo científico, facilitando a compreensão e apropriação da linguagem científica pelos alunos. Os resultados indicam que o cordel se apresenta como uma estratégia pedagógica eficaz, enriquecendo o processo de ensino-aprendizagem e contribuindo para uma educação mais contextualizada e significativa.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Maracatu Nação de Pernambuco: pesquisas e perspectivas para a cultura popular de tradição nas Ciências Humanas
    (2024-10-03) Souza, Karen Adrielly Aguiar de; Silva, Lucas Victor; http://lattes.cnpq.br/0058476610695399; http://lattes.cnpq.br/5178419813945067
    Este trabalho apresenta os resultados do levantamento bibliográfico sobre o Maracatu Nação de Pernambuco, de 2013 a 2023. O Inventário cultural dos maracatus nação, organizado por Isabel Guillen (2013), foi o último trabalho produzido que realizou um levantamento da trajetória do maracatu enquanto objeto de pesquisa, além de agrupar outros nove trabalhos sobre o mesmo tema. Foram selecionadas 14 produções para a pesquisa, e 13 destas foram analisadas conforme a metodologia adotada. As discussões foram elaboradas acerca dos aspectos de gênero, território, tipos e métodos de pesquisa e tipos de fontes observadas no levantamento bibliográfico. Os resultados apontam para mudanças no perfil dos pesquisadores/as com o ingresso de maracatuzeiros/as na universidade. Há um crescimentos na quantidade de produções advindas de pesquisadoras pernambucanas. Nossas conclusões apontam para a necessidade de maior controle e rigor no que diz respeito aos aspectos éticos da pesquisa com a cultura popular de tradição. Aspectos estes que deveriam ser tematizados na formação de pesquisadores e pesquisadoras e na regulamentação da atividade científica nacional.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Percepção dos professores sobre a tematização do bregafunk nas aulas de educação física
    (2024-03-06) Paz, Patricia Santana da; Pirauá, Natália Barros Beltrão; http://lattes.cnpq.br/1778511907021100; http://lattes.cnpq.br/7698571094019394
    A presente pesquisa tem como tema “Percepção dos professores sobre a tematização do bregafunk nas aulas de educação física”. O bregafunk é um estilo de dança genuinamente pernambucano, que surgiu da hibridização de dois estilos mais antigos, o brega e o funk. O estilo musical vem movimentando o mercado musical e mobilizando as populações periféricas do estado de Pernambuco, região nordeste do Brasil. Entendemos que o bregafunk é de grande relevância social, pois é um estilo de dança que está presente no contexto social dos estudantes das escolas públicas de Pernambuco, e neste sentido, é possível questionar: "Será que o bregafunk é tematizado nas aulas de educação física? Se não, por que ele tem sido negado? Se sim, de que forma ele vem sendo apresentado?". Essas questões motivaram esse estudo, que tem como objetivo verificar se o estilo de dança bregafunk é tematizado nas aulas de educação física, e de que forma ele vem sendo trabalhado com os alunos do ensino médio. Participaram da pesquisa 31 professores de Educação Física, do estado de Pernambuco, onde o bregafunk é mais presente, respondendo a um questionário digital sobre o bregafunk enquanto conteúdo, suas metodologias de ensino e relação pessoal com o estilo de dança bregafunk. Os resultados dos estudos evidenciam que o bregafunk vem sendo tematizado como conteúdo nas aulas de Educação Física, apesar da resistência de alguns professores, por não conhecer esse estilo de dança ou por achar que é um estilo de dança que não condiz com a prática de ensino da Educação Física. Ainda assim, ele vem sendo trabalhado por meio da valorização do contexto social dos jovens ou pelo reconhecimento da diversidade cultural nas aulas de Educação Física.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    “Que a sua sede não precise só de água, nem sua fome necessite só de pão”: um olhar sobre o significado dado à arte pelos estudantes e funcionários da Escola Municipal de Arte João Pernambuco
    (2024-02-26) Alves, Mariana da Conceição; Sousa, João Morais de; http://lattes.cnpq.br/9057718684364301; http://lattes.cnpq.br/9994777527111627
    Este trabalho discorreu sobre o olhar dado à arte e a importância do espaço da Escola Municipal de Arte João Pernambuco a partir da perspectiva das pessoas que dão vida a essa escola, funcionários e estudantes. Considerando a escola em seu papel de promotora de inclusão social e democratização do ensino das artes em contribuição para uma formação cidadã, esse trabalho se concretizou através da realização de uma pesquisa qualitativa in loco, fazendo uso da observação participante, observação direta e de entrevistas. Entre os achados da pesquisa foi evidenciado que em referência à significação dada à relação com a arte e o espaço escolar pelos entrevistados se destacam a visão terapêutica do ambiente artístico, seu vínculo com o caráter religioso e a sensibilidade de despertar neles uma visão mais ampla e crítica da realidade social. Além da realização profissional, da concretização de sonhos e da elevação da autoestima.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Entre o campo e a arte: experiências agroecológicas culturais
    (2024-03-04) Pinto, Anna Guilhermina de Abreu; Vasconcelos, Gilvânia de Oliveira Silva de; http://lattes.cnpq.br/3816764037807462; http://lattes.cnpq.br/7506637718136783
    Durante a minha caminhada no curso de Bacharelado em Agroecologia na Universidade Federal Rural de Pernambuco, tive a oportunidade de vivenciar uma trajetória acadêmica enriquecedora. Ao longo desses anos, pude adquirir conhecimentos teóricos e práticos que me permitiram compreender a importância da agroecologia como ciência transdisciplinar. Desde o início do curso, percebi que a agroecologia vai além de uma simples técnica de produção agrícola. Ela engloba aspectos sociais, econômicos e ambientais, promovendo a sustentabilidade e a preservação dos recursos naturais. Essa visão holística despertou em mim a vontade de aplicar os princípios da agroecologia no meu dia a dia, tanto no meu Sítio quanto na minha comunidade. Ao longo dos anos, produzi diversos projetos no meu Sítio, buscando unir a arte e a educação com a conservação do meio ambiente. Através de eventos e da utilização de técnicas artísticas e educativas, como oficinas de pintura, escultura e aulas de educação ambiental com materiais recicláveis e barro, consegui obter resultados tanto em termos de criatividade quanto de consciência ambiental dos participantes. A arte tornou-se uma ferramenta poderosa para transmitir mensagens sobre a importância da preservação da natureza, ao mesmo tempo em que proporciona uma experiência enriquecedora e inspiradora para todos envolvidos. Além disso, percebi que a educação e a cultura desempenham um papel fundamental no processo de difusão da agroecologia. Por meio de oficinas e trocas de experiências, pude compartilhar os meus conhecimentos com outras pessoas, incentivando-as a adotar práticas sustentáveis em suas propriedades. Em síntese, a minha formação acadêmica em Agroecologia foi essencial para o meu crescimento pessoal e profissional. Através dela, pude compreender a importância da agroecologia como uma alternativa viável para a produção de alimentos saudáveis, mas para além disso, ela também valoriza o modo de vida sustentável, a cultura, a arte e a educação como elementos fundamentais para a construção de uma sociedade mais equilibrada e consciente. Também, pude aplicar os conhecimentos adquiridos no meu Sítio e na minha comunidade, contribuindo para a construção de um futuro mais justo e equilibrado.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Madeiras nativas para a fabricação da rabeca nordestina: descrição dos processos mecânicos das madeiras envolvidas na produção e seu impacto na manifestação cultural cavalo marinho
    (2024-02-06) Silva, Lais Deosdede da; Nogueira, Marcelo; http://lattes.cnpq.br/3921855854247393
    Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo documentar os processos mecânicos de desdobro das madeiras de espécies nativas utilizadas como matéria prima na construção artesanal de rabecas e o impacto do instrumento na manifestação cultural do Cavalo Marinho. Foram utilizadas como referência para a elaboração desse trabalho, pesquisas realizadas por órgãos públicos, artigos científicos, livros, reportagens, teses e dissertações produzidas que abrangem a descrição do processo de confecção da rebeca pelo artesão Zé de Nininha, residente da cidade de Ferreiros, Zona da Mata Norte Do Estado de Pernambuco, além de bibliografias que detalham as madeiras nativas utilizadas, onde o objetivo é compreender a relevância e o impacto social causado pelo uso do referido artefato na manifestação da cultura popular do Estado de Pernambuco conhecida como Cavalo Marinho. Complementarmente, foram identificadas as singularidades nos procedimentos de entalhe utilizados pelo artesão, estritamente relacionados ao tipo de madeira disponível na região. Observou-se que algumas espécies arbóreas são valorizadas devido às propriedades físicas e mecânicas da madeira que interferem diretamente nas características acústicas e nas técnicas de confecção da rabeca. A produção desse instrumento é passada do mestre para aprendiz, desde a escolha da madeira dentro dos parâmetros ideais até os ajustes finais de entalhe e afinação. Através de levantamento bibliográfico dos processos mecânicos de desdobro das madeiras nativas, e da identificação das espécies florestais utilizadas na confecção desse instrumento, será possível fornecer informações para pesquisas futuras, principalmente na área de Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais e na valorização do conhecimento popular.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A importância da manifestação de cultura popular (a capoeira) e a perspectiva furtadiana de cultura
    (2022) Silva, Raphael Fernandes Xavier da; Sousa, João Morais de; http://lattes.cnpq.br/9057718684364301; http://lattes.cnpq.br/2822376827933592
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Cocos de roda em Igarassu: saberes, práticas e resistências presentes na cultura popular
    (2023-09-13) Silva, Natasha Hevelyn Oliveira da; Sousa, João Morais de; http://lattes.cnpq.br/9057718684364301; http://lattes.cnpq.br/1376953044534321
    Situada no campo dos estudos culturais, a partir de um recorte sociológico, essa pesquisa aborda a manifestação do coco de roda no município de Igarassu. Tangenciado os aspectos de identidade e memória, este trabalho tem como objetivo identificar quais as práticas e saberes dos fazedores e fazedoras do coco de roda em Igarassu que contribuem para a construção de identidades culturais que resistem à dominação da cultura de massas, da indústria cultural e as imposições do poder político local. No aporte teórico, a cultura é compreendida como um sistema de símbolos (Geertz, 1978) construído mediante o processo de socialização, ou seja, trata-se dos costumes, hábitos, códigos e crenças que são aprendidos pelos sujeitos a partir da sua inserção na sociedade (Laraia, 2020). Ainda para compreender a cultura é preciso compreendê-la como um processo social e material, de modo que as questões relativas à economia não estão separadas da cultura, compondo uma totalidade indissociável. Nessa ótica, a acepção da cultura está intimamente conectada aos conflitos sociais, às questões políticas e todo arcabouço das relações de poder presente nas sociedades (Canclini, 1983; Williams, 2011). E a cultura popular como referente às tradições, costumes, usos e memórias das classes populares (Bosi, 2000), onde também prepondera o conflito e se estabelece um limiar entre agência e estrutura, a estrutura de dominação produzida por uma identidade legitimadora e a agência produzida por uma identidade de resistência (Castells, 1999). Nesse sentido, compreendemos a cultura popular como tenaz e com capacidade para resistir e construir alternativas contra-hegemônicas (Gramsci, 1995; Thompson, 1998). No que tange a metodologia, utilizamos o método qualitativo, tendo como arcabouço teórico-metodológico o interacionismo simbólico. Para coleta de dados, foram utilizadas técnicas de observação direta, participante, e entrevistas semiestruturadas. Como técnica de análise, foi utilizada a análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa apontaram que os grupos culturais do coco de roda sofrem com ampla desvalorização por parte do poder público, mas que vêm resistindo e contribuindo para a formação de identidades participativas, solidárias e contra-hegemônicas. Portanto, o impacto social dessa pesquisa está em desvelar essas realidade, promover visibilidade para temática e fortalecer a construção de outros trabalhos e políticas públicas que valorizem a cultura popular como parte do desenvolvimento de uma sociedade humana, integrada e diversa.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Virada afetiva e invisibilidade social: (r)existência, criatividade e potencial de desenvolvimento local no Maracatu Nação Estrela Brilhante de Igarassu/PE
    (2020-10-30) Maia, Tiago Macedo Bezerra; Sousa, João Morais de; http://lattes.cnpq.br/9057718684364301; http://lattes.cnpq.br/0108189730040447
    Esta monografia tem um duplo objetivo. Desvelar afetos e emoções que mobilizam e motivam, subjetiva e intersubjetivamente, as práticas e ações coletivas, que direcionam comportamentos e decisões que influem na vida pública, diante de situações de sofrimento social, como nas de déficit de reconhecimento, que provocam e naturalizam uma invisibilidade a ser enfrentada, e, também, melhor evidenciar o potencial endógeno de desenvolvimento advindo da criatividade e resistência, própria das manifestações da cultura popular de Pernambuco. Para isto, numa mão e primeiramente, se buscou refletir sobre o papel que os afetos e emoções assumem, existencial e socialmente, nos sujeitos e nas suas relações intersubjetivas, dentro das ciências sociais, após a recente “Virada Afetiva”. A partir disso, se adentrou na compreensão dos fenômenos das patologias do sofrimento social, tal como sofrem comunidades marginalizadas na invisibilidade social e que não são contempladas por políticas públicas que as reconheçam, na agenda da arena de construção dos problemas sociais, na contemporaneidade. Na outra mão, se desenhou e articulou uma perspectiva cultural do desenvolvimento endógeno local, com foco nas potencialidades e possibilidades da criatividade na cultura popular pernambucana, exemplificada, neste trabalho, com o Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu/PE. Para atingir os objetivos acima expostos, foi escolhida uma pesquisa qualitativa com a utilização das técnicas de observação direta, observação participante, entrevistas semiestruturadas e revisão bibliográfico-documental, tudo isto iluminado pelas ideias da pesquisa social interpretativa, a fim de poder fazer dialogar a realidade social da comunidade negra deste Maracatu Nação, o seu sentido religioso e celebrativo, sua tradição e a memória de sua ancestralidade com a necessidade e urgência de apoio aos mesmos, através das reivindicações de políticas culturais que quase inexistem por parte do poder instituído local. Nas análises das falas dos integrantes desta manifestação/fenômeno de cultura popular da característica da “pernambucanidade”, se verificam uma gama de afetos e emoções que delas emergem e que marcam as percepções e vivências das relações das pessoas que compõem o Maracatu Nação aqui estudado e canalizam o esforço coletivo comunitário para a manutenção e sobrevivência desse patrimônio da cultura negra de matriz africana e afro-brasileira, bem como para, a partir do potencial de criatividade e de resistência que abre caminhos de um desenvolvimento endógeno local, transformar esta realidade social que historicamente os seus participantes segrega e invisibiliza e que a esses impõe e expõe, nas margens da sociedade, a constante sofrimento social.