01.1 - Graduação (Sede)

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    Estabilidade térmica e qualidade seminal de ovinos Dorper submetidos ao resfriamento adiabático evaporativo no semiárido brasileiro
    (2025-07-17) Rodrigues, Victor Batista; Pandorfi, Héliton; http://lattes.cnpq.br/7981297368478991; http://lattes.cnpq.br/7753696667481371
    Objetivou-se analisar os efeitos da climatização artificial sobre os indicadores fisiológicos, a temperatura escrotal, o gradiente térmico entre a temperatura corporal central e a testicular, bem como a qualidade seminal de carneiros da raça Dorper. Os dados foram coletados por meio do monitoramento de 20 machos Dorper, com idade média de 18 ± 2 meses e peso corporal médio de 70 kg, criados no município de Garanhuns, Pernambuco, entre abril e junho de 2023. Os animais foram mantidos inicialmente por 22 dias em instalações sob condições ambientais naturais e, posteriormente, por 43 dias sob climatização por sistema de resfriamento adiabático evaporativo. Realizaram-se coletas de sêmen em intervalos de três semanas, ao longo de todo o período experimental, para avaliação de parâmetros seminais. Foram registrados, a cada 21 dias, às 9h, 13h e 17h, os seguintes parâmetros: frequência respiratória (movimentos por minuto), temperatura retal (°C) e imagens termográficas da região escrotal, do globo ocular e da região lateral dos animais. Para as análises das características seminais, dos indicadores fisiológicos e das associações entre a temperatura corporal central e a testicular, adotou-se um delineamento experimental inteiramente casualizado, composto por dois tratamentos (condições ambientais naturais vs. climatização artificial) e 20 repetições, com comparação de médias via teste de Tukey (p < 0,05). Os dados de temperatura escrotal, umidade relativa do ar e temperatura ambiente foram submetidos à análise estatística descritiva. Observou-se menor variabilidade térmica na superfície escrotal durante o período de climatização artificial, com redução nas temperaturas de todas as regiões analisadas (temperatura das porções escrotais, temperaturas de pelame e de globo ocular e temperatura retal). A análise de componentes principais (ACP) revelou variância acumulativa de 60,00% na componente principal 2, indicando correlação negativa entre a integridade da membrana plasmática (IMP) dos espermatozoides e os indicadores fisiológicos e temperaturas escrotais. Destacou-se que a IMP apresentou valores 16% superiores durante a climatização artificial, período marcado por menores valores de frequência respiratória, temperatura retal, temperatura do globo ocular, do pelame e da região escrotal, além de redução na diferença entre a temperatura corporal central e a testicular. Esses resultados permitiram a elaboração de modelos de regressão com coeficientes de determinação (R²) de 0,681 e 0,740 para a IMP, demonstrando a influência positiva da climatização artificial na manutenção da qualidade espermática. Conclui-se que o sistema de resfriamento adiabático evaporativo promoveu estabilidade térmica e melhorias nos parâmetros fisiológicos e seminais dos ovinos Dorper, reforçando sua relevância para a produção animal em regiões semiáridas.
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    Plasticidade fenotípica e respostas comportamentais de novilhas Girolando em pastejo contínuo no semiárido pernambucano
    (2023-09-11) Bezerra, Ingrid do Nascimento; Almeida, Gledson Luiz Pontes de; http://lattes.cnpq.br/2328849810614673; http://lattes.cnpq.br/4518487877353767
    Os indicadores de estresse térmico para ruminantes são descritos de acordo com a magnitude dos elementos meteorológicos, ajustes fisiológicos, comportamentais e resposta produtiva. Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de avaliar o comportamento ingestivo e a plasticidade fenotípica de novilhas Girolando submetidas a pastejo contínuo no semiárido de Pernambuco. Foram avaliadas três novilhas da composição genética Holandês-Gir 7/8, submetidas a um piquete com braquiária de 40 x 40 m, por 21 dias. As variáveis meteorológicas registradas no ambiente de produção foram a temperatura do bulbo seco (° C) e a umidade relativa do ar (%), o que permitiu a caracterização térmica através do índice de temperatura e umidade (ITU). O comportamento das novilhas foi quantificado através da observação através da varredura instantânea das atividades, caminhada, bebida, alimentação, ruminação, deitada, lazer e em pé. As respostas fisiológicas registradas foram temperatura retal (° C) e frequência respiratória (movimento min-1). O delineamento experimental foi inteiramente casualizado em esquema fatorial 2 × 3 (turnos x período de avaliação). As variáveis comportamentais foram submetidas ao teste do qui-quadrado e de probabilidade. Os parâmetros fisiológicos foram submetidos à análise de variância e aplicação do teste de Tukey ao nível de 5% de significância. O THI não excedeu 89 unidades, o que caracteriza o limite crítico de estresse moderado para os animais. As novilhas mostraram-se adaptadas ao clima da região, pois, durante o período do estudo, apresentaram capacidade de alteração fisiológica e comportamental suficiente para manter a homeotermia.
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    Influência do desconforto térmico no espaço intraescolar no processo de aprendizagem
    (2021-12-23) Caminha, Vitória Praciano Karst; Costa, Veridiana Alves de Sousa Ferreira; http://lattes.cnpq.br/8623894938993142; http://lattes.cnpq.br/9482529082487484
    O processo de aprendizagem pode ser influenciado por vários fatores, tanto internos quanto externos ao sujeito. Neste trabalho, refletimos sobre o desconforto térmico no espaço intraescolar e sua influência no processo de aprendizagem de estudantes. Especificamente, buscamos investigar fatores que constituem o desconforto térmico, analisar a relação entre o desconforto térmico e o processo de aprendizagem de estudantes e refletir sobre soluções que possam auxiliar a gestão escolar a fim de minimizar possíveis problemas de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza teórica, onde através de um trabalho de revisão bibliográfica sobre o tema abordado, discutimos sobre como as condições térmicas de uma sala de aula podem interferir no desempenho de professores e no processo de aprendizagem de estudantes. Também abordamos o estudo do Gráfico Psicrométrico de Givoni para conhecer métodos de obtenção do conforto térmico em espaços internos e o estudo do conforto térmico, para que seja conhecida a sua influência na cognição. As reflexões indicaram que quando um ambiente térmico não se situa na zona de conforto, há comprometimentos no processo de aprendizagem, por isso a medição da temperatura do ar e da umidade são importantes para intervir quando essas condições térmicas não se encontram em nível adequado. A partir disso, sugerimos medidas que podem ser tomadas pela gestão escolar a fim de buscar métodos que diminuam o desconforto térmico no espaço intraescolar, ressaltando a importância de uma gestão dialogada e “mediada” na busca de um ambiente propício à aprendizagem, incluindo um ambiente confortável e adequado do ponto de vista térmico.