01.1 - Graduação (Sede)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Sociedades Anônimas do Futebol (SAF) no Brasil: uma análise dos casos Cruzeiro e Botafogo
    (2025-07-28) Souza, Lucas Cavalcanti Fernandes de; Silva, Letícia da Costa e; http://lattes.cnpq.br/5662863685960286
    Esse trabalho tem como objetivo avaliar os impactos da adoção do modelo de clube-empresa, ou Sociedade Anônima do Futebol (SAF) no gerenciamento de dois dos principais clubes do futebol brasileiro. Três eixos são abordados, partindo de uma abordagem qualitativa e tendo como base artigos acadêmicos, fontes jornalísticas e a análise documental de demonstrações contábeis de dois clubes brasileiros: o Botafogo e o Cruzeiro. Foram analisados três classe de dados desses documentos: 1) receita líquida, 2) resultado financeiro e 3) endividamento. Além disso, foi trazido aos dados analisados o contexto de cada ano, de forma a evidenciar os efeitos imediatos da mudança de modelo administrativo. Apesar do curto período, os dados indicam que o modelo SAF tem contribuído na profissionalização da gestão esportiva, atraindo investimentos de dentro e fora do país, e ajudando na recuperação econômica dos clubes. Por fim, a pesquisa também destaca que, no longo prazo, a qualidade e sustentabilidade dependem de gestores eficientes e um bom planejamento, assim como em qualquer empresa de outros ramos não ligados ao futebol.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Evolução recente do mercado esportivo no Brasil: análise do impacto financeiro do programa sócio torcedor em clubes brasileiros
    (2024-10-04) Jordão, Francisco Maia; Maia Filho, Luiz Flávio Arreguy; http://lattes.cnpq.br/2508376486299377
    O trabalho intitulado "Evolução recente do mercado esportivo no Brasil: análise do impacto financeiro do programa sócio torcedor em clubes brasileiros" tem como objetivo investigar a relação dos torcedores com os clubes de futebol no Brasil, especialmente no contexto dos programas de sócio torcedor. Este estudo busca entender como esses programas influenciam o consumo dos torcedores e o impacto financeiro dos clubes participantes das Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro. O futebol no Brasil vai além de ser apenas um esporte; é um fenômeno sociocultural profundamente enraizado na identidade nacional. A paixão dos torcedores desafia as premissas da economia neoclássica, onde as decisões de consumo são guiadas por fatores emocionais e simbólicos, e não apenas por uma análise racional de custos e benefícios. A metodologia envolve a análise de um clube de cada região do Brasil, considerando desempenho recente, base de fãs e história. A pesquisa examina as diferenças de preços dos programas de sócio torcedor em relação à renda per capita de cada estado, explorando como a economia comportamental pode decifrar os mecanismos que impulsionam as decisões de consumo no futebol. Através deste estudo, busca-se fornecer uma compreensão mais profunda sobre como a paixão pelo futebol influencia o comportamento do consumidor e como os clubes podem otimizar seus programas de sócio torcedor para maximizar o impacto financeiro.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O perfil de gestão de diretores dos clubes de futebol da série A1 do Campeonato Pernambucano de 2022
    (2022-10-07) Leandro, Marcus Oliveira Martins; Costa, Marcos André Nunes; http://lattes.cnpq.br/2739394540779281; http://lattes.cnpq.br/1787961233939804
    Esta pesquisa buscou investigar sobre a formação acadêmica de diretores de clubes de futebol pernambucano que disputaram a série A1 do campeonato pernambucano de futebol do ano de 2022, no sentido de evidenciar as falhas que existem nessas formações. O estudo pretende apresentar as práticas de governanças corporativas dentro do clube, centradas nas áreas da gestão econômico-administrativa, gestão de recursos humanos, manutenção e marketing e promoção. O estudo se caracterizou como uma pesquisa descritiva exploratória, tendo em vista que é um tema pouco pesquisado até o momento dentro desses clubes, envolvendo as áreas abordadas. Além disso, compreende uma investigação aplicada que utilizou a abordagem qualitativa dos dados (DELGADO; MARÍN; SANCHEZ, 2011). A coleta de dados foi realizada através de um questionário enviado para os clubes, e aplicados para que os diretores de futebol pudessem responder perguntas sobre o perfil pessoal e de formação acadêmica, englobando questões sobre quatro áreas da gestão esportiva: gestão econômico-administrativa, gestão de recursos humanos, manutenção e marketing e promoção. O instrumento, adaptado de Beaton, et al. (2000), possui seis perguntas sobre cada área e foram respondidas em uma escala de 1 a 5, onde 1 significa “Com frequência muito menor do que o necessário” e 5 “Com frequência muito maior do que o necessário”.