01.1 - Graduação (Sede)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Muitas são as saídas de jogo: experiências de capoeira em uma escola da Rede Municipal do Recife
    (2024-09-24) Lôbo, Maria Eduarda César; Paiva, Andréa Carla de; Cordeiro, Izabel Cristina de Araujo; http://lattes.cnpq.br/0905745064754853; http://lattes.cnpq.br/1546386833032185
    Apesar da nítida relação entre a formação da sociedade brasileira e a capoeira, ainda são escassos os estudos acadêmicos e, mesmo com os projetos da Secretaria de Educação e as Leis que garantiriam o acesso à arte, raros são os espaços formais de educação que se permitem ou conseguem abrigar tal manifestação cultural para dentro dos seus muros. O presente trabalho teve como objetivo geral analisar as contribuições da capoeira na educação escolar para a formação humana, e os objetivos específicos de identificar a capoeira como manifestação cultural, apresentar as experiências vividas com a capoeira sob o olhar da animação cultural e discutir procedimentos didáticos para o ensino da capoeira para as crianças. Trilhando o caminho da sistematização da experiência vivida numa escola municipal da cidade do Recife, tal experiência norteou procedimentos didáticos diferentes, cobertos de ludicidade. Levando-nos a concluir que da mesma forma que a academia não valoriza os saberes populares, os adultos não valorizam os saberes infantis, e quando um saber cala o outro, temos um saber empobrecido, logo, incompleto. Neste sentido, a pesquisa se desdobra em fomentar não apenas procedimentos didático-metodológicos para ensinar capoeira para crianças, mas também nos ajuda a refletir sobre como podemos engrandecer nossos saberes sem perder o brilho no olhar.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Capoeira: a expressão de luta e resistência nas aulas de educação física
    (2024-10-03) Silva Filho, Dimas Joaquim da; Silva, Eduardo Jorge Souza da; http://lattes.cnpq.br/5214370124132694
    This research work aims, through a literature review, to rescue the historical and cultural essence of capoeira; martial art of African origin, developed and improved in the slave quarters of Brazil as a form of struggle and resistance for enslaved black people. As a research problem, we raise the question: How is capoeira treated in academic productions as an expression of struggle and cultural resistance? The general objective of this research is to analyze the treatment of capoeira in School Physical Education as a manifestation of struggle and resistance, aiming to understand its pedagogical implications, its benefits for the integral development of students and the challenges faced by educators. It is concluded that capoeira as a teaching content for Physical Education is shown to be powerful knowledge, in line with the objectives outlined in the National Common Curricular Base (BNCC). It bridges the gap between cultural heritage and modern educational needs, offering a dynamic and meaningful approach that goes beyond the traditional boundaries of Physical Education.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A importância da manifestação de cultura popular (a capoeira) e a perspectiva furtadiana de cultura
    (2022) Silva, Raphael Fernandes Xavier da; Sousa, João Morais de; http://lattes.cnpq.br/9057718684364301; http://lattes.cnpq.br/2822376827933592
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A capoeira como conteúdo de ensino da educação física escolar
    (2022-10-10) Silva, Gean Pereira da; Mello, Rachel Costa de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/8749101676171464
    The present study seeks to bring new perspectives on Capoeira as a teaching content pertaining to the theme Fights, in Physical Education classes at school, addressing its cultural and historical meaning and meaning, expressed from its historical origins in its relationship with African culture. We ask as a research problem: what knowledge is treated in Capoeira as teaching content in Physical Education at school in academic productions? To this end, we have as a general objective: to analyze Capoeira as a teaching content of school Physical Education in Elementary School in academic productions. And we define as specific objectives: to identify the importance of Capoeira as knowledge in school Physical Education from its history, and to analyze the content related to Capoeira treated in curricular policies in Elementary School of state public schools in Pernambuco. To this end, we did a bibliographic research on Capoeira at school. As conclusions, the theoretical framework and the analyzed research informed us about the validity of Capoeira in its multiple dimensions, to be experienced as a content of school Physical Education, considering: its sense and meaning, its codes of values and rituals, its historicity , its contribution to integral education, its relationship with sport, with games, with dance.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A invenção do vadio: entre ausência e emergência, a capoeira no jogo da vida
    (2020-11-06) Espírito Santo, Lindinaldo do; Andrade, Fábio Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/9407924493644881; http://lattes.cnpq.br/1869579112256947
    La invención del holgazán fue una forma de producir la ausencia de capoeira y capoeirista en Brasil. La categoría “holgazán” fue un medio de descalificar, invalidar el conocimiento antiguo y antiguo utilizado como resistencia por los hombres negros traídos a las Américas durante el período de colonización. Este trabajo fue el resultado de una investigación sobre la capoeira de los siglos XIX y XX, su criminalización y persecución que resultó en su prohibición en 1890. El interés aquí es comprender qué fue la colonización y cuáles fueron las consecuencias para la capoeira en este escenario. El objetivo fue estudiar la relación entre colonización y capoeira y qué elementos de enfrentamiento se utilizaron en esa relación. El aporte del pensamiento del sociólogo peruano Aníbal Quijano (colonialidad del poder), así como del sociólogo portugués Boaventura de Sousa Santos (sociología de las ausencias y sociología de las emergencias), fue de fundamental importancia en La dirección de este trabajo. Pudimos ver que la lógica occidental, con sus formas de descuidar El conocimiento alternativo, produce la ausencia de otros conocimientos posibles. Encontramos que La ausencia y el surgimiento de la capoeira están relacionados con el resultado de las “heridas” provocadas por el proceso de colonización (colonialidad) en las Américas. La capoeira reaccionó y reacciona a este patrón de poder rescatando tradiciones ancestrales, como la colectividad, la oralidad en la transmisión del conocimiento, por ejemplo. A pesar de ser un patrimonio inmaterial, hoy en día, La capoeira sigue estando marcada como una práctica periférica. La colonialidad todavía constituye um marco de silencio para los negros en Brasil. El reconocimiento del Instituto Nacional do Patrimonio Histórico e Artístico (Iphan) no impidió acciones racistas y truculentas contra el capoeirista negro que aún se caracteriza como marginal.