01.1 - Graduação (Sede)
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2
Navegar
14 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Experiências formativas: memórias permeadas pela música(2025-07-15) Pereira, Argissa de Andrade; Luna, Ewerton Ávila dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/0502123155013190; http://lattes.cnpq.br/2042432866209820Item Percurso acadêmico de Selma Alecsandra Xavier: os altos e baixos dos seus 10 anos de UFRPE no curso de Letras(2025-03-10) Xavier, Selma Alecsandra; Teixeira, Renata Pimentel; http://lattes.cnpq.br/1789141041884024O presente Memorial faz parte dos requisitos para a obtenção do título da graduação em Licenciatura Plena em Letras Português e Espanhol e tem como objetivo percorrer a trajetória acadêmica da discente Selma Alecsandra Xavier, sob uma perspectiva de natureza autobiográfica; reavendo lembranças do início tumultuado, do período pandêmico, em meados do percurso, do encontro com a sala de aula durante os estágios, em suma, dos desafios e das descobertas pessoais no decurso destes 10 anos de Universidade Federal Rural de Pernambuco, até a atual etapa, a de conclusão, apresentando considerações e reflexões pertinentes acerca destas proposições, bem como as projeções dos passos seguintes à obtenção do diploma.Item Tecendo memórias, construindo saberes: meu percurso até a docência(2025-07-30) Ferreira, Ranyah Gabrielle Vieira; Luna, Ewerton Ávila dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/0502123155013190; http://lattes.cnpq.br/6104354986540614Este memorial tem como principal objetivo refletir sobre os processos vivenciados no desenvolvimento da minha identidade docente. O texto está dividido em seis partes, abordando memórias escolares e universitárias, e como essas vivências influenciaram minha trajetória acadêmica e profissional. São destacadas as dificuldades enfrentadas ao longo do percurso, as descobertas e os desafios vividos nas etapas de prática pedagógica. Assim, as considerações se desenvolvem a partir da rememoração de, por exemplo, figuras docentes que exerceram grande influência na minha formação. As experiências nos estágios obrigatórios também são apresentadas, destacando o papel da vinculação entre teoria e prática na construção da identidade docente.Item Memorial descritivo-reflexivo: um relato de aprendizado e crescimento(2025-03-12) Silva, Cristiana de Carvalho; Gomes, Valéria Severina; http://lattes.cnpq.br/8893406062883304; http://lattes.cnpq.br/8219967947132060Este trabalho é um relato pessoal da minha trajetória acadêmica, com foco nos desafios enfrentados durante a graduação. A partir de uma análise introspectiva, busco desmistificar a ideia de que o sucesso acadêmico está atrelado exclusivamente a excelência e a alta performance. Ao longo do relato, compartilho minha experiência como uma aluna considerada "mediana" e como essa percepção inicial me motivou a desenvolver estratégias de aprendizado personalizadas e a superar minhas próprias expectativas. Destaco a importância da resiliência, da persistência e da busca por um aprendizado significativo, mesmo diante de dificuldades e obstáculos. Por meio de exemplos concretos, exploro os desafios enfrentados durante a graduação, como dificuldades em determinadas disciplinas, problemas de organização do tempo e questões relacionadas à saúde mental. Para cada desafio, descrevo as estratégias utilizadas para superá-lo, evidenciando a importância do apoio de professores, colegas e familiares.Item Memorial descritivo: a jornada de formação de Nathalia Cardoso na Licenciatura em Letras(2025-03-11) Cardoso, Nathalia Júlia Couto de Lima; Paes, Iêdo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3281218394136739Item Memória descritiva: percorrendo um trajeto e concretizando um sonho(2025-03-12) Santos, Ricardo Firmo dos; Gomes, Valéria Severina; http://lattes.cnpq.br/8893406062883304; http://lattes.cnpq.br/3588526826136371Em conformidade com a exigência do curso e como requisito para a obtenção do título de licenciada em Letras, este trabalho tem como objetivo resgatar memórias que compõem minha trajetória pessoal e acadêmica. Através deste relato autobiográfico, proponho reflexões e tópicos pertinentes para a construção do corpo, a preparação do educador e o desempenho dessa profissão. Neste trabalho, discutimos temas ligados à experiência na universidade, incluindo os períodos anteriores, durante e após a pandemia de Covid-19, além das experiências nos estágios supervisionados. Ao relatar minhas vivências e reflexões, busco despertar uma compreensão mais profunda sobre o valor da educação como ferramenta de transformação social e de desenvolvimento pessoal. Este trabalho reafirma meu compromisso ético e profissional de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa. Durante minha formação, enfrentei desafios significativos e vivenciei experiências acadêmicas e pessoais que foram determinantes na construção de minha identidade profissional como educador. Este documento não apenas descreve as etapas da minha formação, mas também reflete a forma crítica sobre o papel central da educação em minha trajetória.Item Movimento e agroecologia: caminhos de construção do eu-educadora(2025-04-15) Brasileiro, Amanda Kelly Gonçalves; Silva, Ana Cláudia de Lima; http://lattes.cnpq.br/1254542675743579; http://lattes.cnpq.br/7451479145200832Este memorial apresenta a minha trajetória durante a formação no Bacharelado em Agroecologia, Campesinato e Educação Popular, da Universidade Federal Rural de Pernambuco no período de 2019-2024. Por meio de uma análise reflexiva e utilizando de registros escritos/fotográficos por mim sistematizados durante aulas, pesquisas de campo, imersões e culminâncias, desenvolvo minha caminhada no curso a partir do enfoque nos etnoagroecossistemas adotados. Para aprofundar o percurso de formação, busco passar por cada eixo temático do curso, destacando os acontecimentos mais importantes e em formato de linha do tempo, contemplo todos os períodos, do primeiro ao oitavo, refletindo acerca das temáticas abordadas: extensão rural agroecológica e movimentos sociais e agroecologia. A partir dos caminhos que encontrei, faço a relação entre as temáticas de aprofundamento e a minha construção enquanto agroecóloga-educadora, trazendo para o texto a minha participação no movimento social e em projetos de extensão universitária.Item Memorial descritivo. Entre letras e caminhos: a escolha pelo curso e o retorno à Rural(2025-03-13) Nascimento, Thiago Santos do; Borba, Vicentina Maria Ramires; http://lattes.cnpq.br/4023907282886164; http://lattes.cnpq.br/9008409947219752Item Construção de conhecimentos em agroecologia: memórias dos caminhos que percorri e das transformações que vivi(2025-03-17) Sampaio, Malu Rocha; Andrade, Horasa Maria Lima da Silva; http://lattes.cnpq.br/4314101991387960; http://lattes.cnpq.br/3812230754378461Desde que ouvi falar em agroecologia, me senti profundamente encantada pelos seus princípios e diretrizes, tendo como ideal a busca por formas de existir em consonância e respeito com as naturezas e seus ciclos, os territórios e suas particularidades, as culturas nas suas inúmeras expressões, as tradições com seus ensinamentos e a sociedade e toda sua diversidade. O objetivo deste trabalho é descrever o meu percurso, enquanto estudante do curso de Bacharelado em Agroecologia, com ênfase em Campesinato e Educação Popular – BACEP, e como ele foi se moldando a partir do que eu sou, dos territórios que frequentei, das práticas, descobertas, relações, afinidades e inúmeros aprendizados que fui construindo ao longo dessa intensa caminhada. Foi utilizada a metodologia imersiva, tendo em vista os processos educativos vinculados sempre às práticas reais do cotidiano, sejam elas durante as atividades em campo, as imersões, os estágios, os programas que fiz parte, entre outros. Observando todo esse caminhar, percebo o quanto mergulhei nas relações de produções que buscam formas mais autônomas e sustentáveis; escoamento da produção e garantia de melhores rendas; acesso a políticas públicas; e processos de cooperação e autogestão.Item O manejo da agrobiodiversidade e estratégias de conservação de sementes vegetais na Agroecologia(2025-03-18) Silva, Ângela Rossana Costa da; Silva, Ana Cláudia de Lima; http://lattes.cnpq.br/1254542675743579; http://lattes.cnpq.br/2097284574561161Este memorial apresenta a minha vivência e experiências durante os quatro anos de formação no curso de Bacharelado em Agroecologia, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que iniciou no ano de 2021 e terminou no ano de 2025. O objetivo deste memorial é relatar a minha trajetória acadêmica por meio de uma análise reflexiva e sistemática dos principais aprendizados, desafios, eixos e temas abordados ao longo dos semestres. A metodologia utilizada baseou-se nas memórias acadêmicas revisitadas a partir do processo vivido, dos materiais produzidos e textos indicados durante o curso, possibilitando a construção de uma narrativa que integrasse os aspectos mais marcantes da formação. Os principais instrumentos utilizados foram os relatórios produzidos, as viagens de imersão, os arquivos audiovisuais, as aulas remotas, os cadernos e os registros das culminâncias. Este memorial é composto por três partes: na primeira parte, apresento a minha identidade, na qual descrevo de forma sintetizada os momentos da minha vida pessoal, tanto no estado no Rio Grande do Norte, como em Pernambuco, e a trajetória educacional, onde relato o início da minha vida educativa, a realização dos cursos técnicos e a minha entrada na universidade. Na segunda parte, trago a linha do tempo, destacando os desafios, os principais aprendizados, eixos e temas mais relevantes do primeiro ao oitavo período; os estágios supervisionados obrigatórios, realizados no primeiro e oitavo período; e os dois temas de aprofundamento, em diálogo com as experiências vividas e com os diferentes pontos de vista acerca dos temas. Na terceira e última parte, apresento o fechamento da minha trajetória acadêmica, retomando os desafios e os aprendizados, concluindo essa trajetória afirmando que a minha caminhada como agroecóloga e educadora continua no aprendizado, na partilha e na contribuição para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável.
