01.1 - Graduação (Sede)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Redes sociais como ferramenta para se destacar no mercado de serviços de saúde: fenômeno psicólogos no Tik Tok
    (2025-02-14) Silva, Girlene Salvador da; Falcão, Carolina Cavalcanti; Regino, Fabiane Alves; http://lattes.cnpq.br/3088176522044224; http://lattes.cnpq.br/9887570122994623; http://lattes.cnpq.br/3666864818485487
    O trabalho tem como objetivo compreender a produção de conteúdo sobre saúde no Tik Tok voltados a diagnósticos, levando em consideração os perfis melhor ranqueados na plataforma. Parte-se de uma revisão bibliográfica na qual debateremos o papel do Tik Tok na cultura digital, seus principais usos e fenômenos, levando em conta a interação dos profissionais de saúde com a plataforma. A pesquisa propôs uma exploração desses conteúdos, tendo como grupo de análise profissionais de saúde com relevância na plataforma, atuando, sobretudo na área de saúde mental. Dessa forma, observamos uma amostra de cinco profissionais, no período de janeiro a novembro de 2024, com o objetivo de analisar e compreender quais são as ferramentas disponíveis na plataforma e como esses profissionais as utilizam para se destacar e viralizar os seus conteúdos. Além disso, busca-se compreender por que o Tik Tok tem sido escolhido como principal plataforma para distribuição de informação sobre saúde. Com essa análise, espera-se compreender melhor as dinâmicas de produção e consumo de conteúdo sobre saúde mental na internet, de modo a contribuir para um melhor esclarecimento e uso mais equilibrado dessas plataformas.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    As percepções dos professores de Educação Física sobre a influência do TikTok no ensino de dança na escola
    (2023-04-26) Santos, Marcos Vinícius dos; Pirauá, Natália Barros Beltrão; http://lattes.cnpq.br/1778511907021100
    Dance has been present in human life since the beginning, and its relationship society has promoted mutual transformations, until today we arrive in a more connected world. Technology has been increasingly used as a pedagogical including in Physical Education at school. TikTok is a social media platform that become popular among young people and can be a useful tool for teaching dance. But it can still be thought of as a challenge in the school setting. Therefore, present study investigated how Physical Education teachers perceive the influence Tiktok in Dance classes in Physical Education at School, and how they face Media Dances in their teaching methodology. 20 school Physical Education teachers, from different parts of Brazil and with insertion in public and/or private schools, answered digital questionnaire about their experiences with dance, their methodologies their personal and professional relationship with Tik Tok. The results of the study show that teachers perceive the influence of Tiktok, not only in Dance classes, but Physical Education in general. In addition, some teachers make use of bringing students closer to Media Dance to carry out provocations about some aspects Media Dance. The data set allows concluding how teachers perceive the influences of Tiktok in Dance classes and exploring teaching and research on topics like this innovative and important for educational debates about the importance and potential that technological tools have for advancement of the teaching-learning process.