01.1 - Graduação (Sede)
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2
Navegar
3 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Docência em construção: representações sociais sobre o ser professor dos licenciandos em Pedagogia(2025-02-25) Araujo, Samuel Soares de; Sales, Michelle Beltrão Soares; http://lattes.cnpq.br/1145653737118181; http://lattes.cnpq.br/4455917076320649Este estudo tem como objetivo principal analisar as representações sociais sobre o ser professor da educação básica de estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), buscando compreender como essas representações se relacionam com a construção da identidade docente. A partir das contribuições de Paulo Freire, Tardif e da Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici, o trabalho destaca que a identidade docente é construída por meio de experiências, saberes acumulados e práticas pedagógicas, refletindo a visão de mundo e as vivências dos educadores. A pesquisa investiga como estudantes de pedagogia, nos períodos iniciais e finais do curso, constroem suas percepções sobre a docência e como essas percepções influenciam sua formação e prática pedagógica, utilizando como instrumento de coleta entrevista semiestruturada e o TALP (Teste associativo de palavras). Os resultados sugeriram que, apesar de descrita como um desafio, a profissão docente para os sujeitos ainda é marcada pela ideia de “sacerdócio”. Os discursos indicaram que para os estudantes, apesar do desafio, o professor tem uma missão ou um compromisso moral com seus alunos, distanciando-o do lugar de profissional. Assim, espera-se contribuir para a compreensão e valorização do processo formativo docente, que, como descrito por Freire, perpetua-se nos indivíduos que são educados.Item Interseções entre a literatura, a história e a identidade Latino-americana em Cem anos de solidão(2023-04-14) Góes, Ana Beatriz Amorim; Moreno, Amanda Brandão Araújo; http://lattes.cnpq.br/0149408155954168; http://lattes.cnpq.br/1217626626676563Centrándose en el libro Cien años de soledad (1967), del escritor colombiano Gabriel García Márquez, este artículo busca hacer algunas reflexiones acerca de la relación entre la historia de latinoamérica, la construcción de la identidad latinoamericana y la literatura, partiendo del supuesto de que esta última aprehende aspectos de los contextos sociales e históricos en los que se encuentra y a los que en ocasiones se refiere, como es el caso de la obra analizada. Para la construcción de esta reflexión, hicimos también un breve recorrido por la biografía de García Márquez y del realismo mágico (corriente literaria en la que se inserta la obra) y su aporte político, histórico e identitario y del boom de la narrativa latinoamericana. Forman parte del marco teórico las contribuciones de Dasso Saldívar (2000), Eric Nepomuceno (2016), Ángel Rama (1987), Francine Iegelski (2021), Alberto Manguel (2017), Tatiana Bensa (2005), Tomaz Tadeu da Silva (2000), Fernando Aínsa (1986), entre otros.Item Subjetividade sitiada: o Instagram e a construção de identidades e hábitos de consumo na sociedade de sedução em massa(2021-03-03) Souza, José Matheus Melo de; Faria, Maurício Sardá de; http://lattes.cnpq.br/1513772085737367; http://lattes.cnpq.br/6244561601189722The phenomenon of digital media has been integrated into people's daily lives in recent decades, resulting in an endless informational movement, associated with continuous virtual interactions. This study seeks to discuss about Instagram, which has approximately 1 billion active users per month, especially relating it to the processes of building identities and habits of consumption. For this, it is essential to mobilize and discuss theories that allow access to the meaning of this reality, covering multiple approaches: the approach on the mass media, the themes of sociability and the representation of the individual in society-society and, especially, the discussion about the concepts of identity and consumption. The use of the algorithm tool by this network, as a way of directing personalized content and advertising, was a fundamental aspect discovered in the research exercise, since it helped in the composition of the central argument and allowed an understanding of the studied phenomenon.