01.1 - Graduação (Sede)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A importância da experimentação no enfoque demonstrativo no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de eletroquímica de forma contextualizada
    (2023-04-17) Silva, Suelani Marques da; Silva, Suely Alves da; http://lattes.cnpq.br/3497194749381919
    A falta de contextualização do ponto de vista histórico, cultural, econômico e tecnológico, como também a falta de experimentação em sala de aula, muitas vezes por falta de estrutura e laboratório nas escolas, tem sido alguns dos diversos problemas enfrentados no ensino da química. Assim, a utilização de contextos que interagem com a realidade do aluno pode contribuir significativamente para o aprendizado de conceitos científicos. Diante disso, o objetivo desta pesquisa foi analisar a utilização de experimentos com enfoque demonstrativo no processo de ensino e aprendizagem da eletroquímica de forma contextualizada. O desenvolvimento desta pesquisa se deu na turma do terceiro ano de uma escola de referência localizada em Paulista/Pernambuco, contando com a participação de 35 alunos. A sequência didática utilizada se dividiu em 5 momentos, distribuídos em 5 aulas e foram aplicados três questionários utilizados como instrumentos de coleta de dados. Quando comparadas as respostas dos questionários percebeu-se um índice considerável de acertos nas questões relacionadas a contextos tecnológicos, sociais e ambientais, como também com relação ao conteúdo e eletroquímica, porém, a maioria não construiu argumentos desenvolvidos acerca do conteúdo científico. Os resultados obtidos revelam a importância de se trabalhar o conteúdo de eletroquímica a partir de uma prática contextualizada. Os resultados obtidos destacam a importância de se trabalhar o conteúdo eletroquímico a partir do enfoque demonstrativo de forma contextualizada mostrou-se uma alternativa relevante por auxiliar a compreensão do conteúdo pelo aluno sob contextos que influenciam a realidade dos alunos, como concepções tecnologias, sociais e culturais que traz significado à aprendizagem de conceitos científicos.