01.1 - Graduação (Sede)
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Item Técnicas de aprendizado de máquina para descoberta de conhecimento sobre dados abertos do ensino superior público brasileiro(2021-12-10) Rodrigues, Ebony Marques; Gouveia, Roberta Macêdo Marques; http://lattes.cnpq.br/2024317361355224; http://lattes.cnpq.br/5929185711837204Este trabalho trata do uso de técnicas dos métodos de Knowledge Discovery in Databases — KDD — e Cross Industry Standard Process for Data Mining — CRISPDM — sobre bases de dados educacionais disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira — INEP — visando à descoberta de conhecimento que permita a identificação, assim como a compreensão, do contexto de formação de discentes de Instituições de Ensino Superior — IES — públicas brasileiras. Três cenários de mineração de dados são observados, tendo em vista métodos do Aprendizado de Máquina Supervisionado e do Aprendizado de Máquina Não Supervisionado, abrangendo experimentos de classificação, agrupamento e associação de dados. O primeiro cenário, que contempla dados de concluintes de cursos de graduação de graus bacharelado e licenciatura, objetiva prever o tempo aproximado de conclusão da graduação, considerando informações socioeconômicas dos estudantes, por meio de 16 modelos de classificação construídos com o emprego de algoritmos de Árvore de Decisão, Floresta Aleatória, XGBoost e Rede Neural Perceptron Multicamadas. Os modelos XGBoost tiveram os melhores resultados em todos os experimentos. Por sua vez, o segundo cenário utiliza o algoritmo KMeans para a execução de um agrupamento de IES públicas que, a partir da análise de quatro grupos obtidos com a consideração de informações sobre despesas, quantidades de docentes e técnicos, localização e categoria administrativa das IES, entre outras, possibilitou a identificação de similaridades e dissimilaridades entre as instituições. Os grupos em questão, além de dados utilizados no primeiro cenário, que incluem informações sobre os estudantes, como faixa etária, tempo de graduação e forma de ingresso na graduação, observando se esse ocorreu por meio de políticas de ação afirmativa ou de inclusão social, entre outras, são considerados nos experimentos do terceiro cenário, com o uso do algoritmo Apriori, para a geração de regras de associação que podem suportar a descoberta de conhecimento no âmbito do ensino superior público brasileiro.
