01.1 - Graduação (Sede)

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    Participação de estudantes do turno noturno das escolas públicas nas aulas de Educação Física: um estudo transversal
    (2023-04-27) Bezerra, Danilo de Araújo; Tenório, Maria Cecília Marinho; http://lattes.cnpq.br/5822053911842534; http://lattes.cnpq.br/9392370997609182
    A Educação Física (EF) é para muitos estudantes uma das principais oportunidades para a realização de atividade física. O objetivo geral deste estudo foi analisar a participação dos estudantes de escolas públicas no turno noturno nas aulas de Educação Física e descrever os fatores associados. Os objetivos específicos foram verificar a prevalência da participação dos estudantes de escolas públicas do turno noturno nas aulas de Educação Física e descrever os fatores demográficos e de saúde associados à participação desses estudantes. A literatura consultada incluiu bases de dados como Scielo, Pubmed e Portal de Periódicos da CAPES, além de trabalhos de monografia. Para coletar os dados, foi utilizada a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do ano de 2015. O estudo transversal apresentou resultados relevantes sobre a participação dos estudantes do turno noturno nas aulas de Educação Física, contribuindo para o debate sobre a qualidade da educação física nas escolas. 1.208 estudantes do turno noturno participaram da pesquisa, sendo que a proporção de estudantes do sexo masculino (52,2%) foi superior à proporção de estudantes do sexo feminino (47,8%). A grande maioria tem mais de 17 anos (69,1%), se autodeclararam pardos (44,0%) e a maior proporção dos alunos é da região sudeste, com cerca de 29,5%. Com relação à escolaridade materna, 47,1% não possuem formação no ensino fundamental. Metade dos estudantes (50,8%) trabalhava enquanto a maioria frequentava o ensino médio (95,3%). Foram observados que 64% da amostra afirmou participar das aulas de Educação Física, enquanto 44,2% sequer têm aula. Em relação ao tempo de aula, 84% dos estudantes possuíam uma única aula por semana. Quanto à autopercepção de saúde, a maioria (65,8%) classificou como muito boa ou boa. A respeito do estado nutricional, 73% dos estudantes apresentaram eutrofia e 95,9% acreditam que a prática de atividade física é benéfica. Entretanto, em relação ao tempo total de atividade física, mais da metade da amostra (72,6%) não atingiu a recomendação mínima de 300 minutos ou mais. Quanto ao tempo gasto em frente às telas, a maioria (55%) afirmou passar até 120 minutos por dia, enquanto para o tempo gasto sentado, 58,7% afirmaram ficar sentados por até 120 minutos. Entre os hábitos alimentares, 62,9% dos estudantes afirmaram comer frutas e 62,2% afirmaram comer verduras. Os resultados indicaram que os estudantes que relataram ter uma boa saúde geral e praticar atividades físicas fora da escola têm maior probabilidade de participar regularmente das atividades físicas escolares.