Progressões Acadêmicas para Professor Titular
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/5224
Navegar
Item A memória, a história, o ensino: didática da disciplina escolar de história(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2024) Pacheco, Ricardo de Aguiar; http://lattes.cnpq.br/1888823708270264O debate sobre as formas de organização didática do Ensino de História tem percorrido trilhas que se cruzam e se afastam em sucessivos pontos. O presente estudo traz uma contribuição a esse amplo debate, apontando a importância de incorporar elementos da epistemologia do conhecimento histórico acadêmico no planejamento do Ensino de História. Revisando a literatura que trata sobre a memória, a história e o ensino, destacamos fundamentos epistêmicos que incitam o estudante da Educação Básica a compreender o tempo histórico: a organização temporal; a memória coletiva; a fonte histórica; a historiografia e a representação narrativa do passado. A partir desses, formalizamos uma proposta de Sequência Didática de História que orienta a sua incorporação no contexto da sala de aula. Com isso, evidenciamos que esses elementos estão presentes em atividades didáticas já conhecidas. Ao final, apresentamos exemplos de planejamentos de ensino que seguem essas orientações, com a intenção de evidenciar a validade prática da proposta.Item Memorial(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2018) Lima, Irenilda de Souza; http://lattes.cnpq.br/2794423545895911Item Memorial acadêmico: uma feminista das margens(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022-05-05) Nascimento, Alcileide Cabral do; http://lattes.cnpq.br/0117492153657559Item Memorial descritivo(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022) Santana, Moisés de Melo; http://lattes.cnpq.br/3373237780862014Item Memorial descritivo analítico(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2023-06) Perrier, Gerlane Romão Fonseca; http://lattes.cnpq.br/6088602931263440Apresento este Memorial de minha Trajetória Acadêmica, como requisito necessário para a obtenção da promoção à Classe V, da Carreira de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). Inicialmente, identifico-me e apresento minha titulação acadêmica. Em seguida, na forma de narrativa, exponho a sequência de fatos dos quais consegui recordar, que se mostram relevantes, com ênfase a partir da graduação, à medida que, de alguma forma, contribuíram para meu EU atual. São relacionados fatos planejados ou fortuitos, que resultaram na trajetória percorrida desde o dia 24 de dezembro de 1968 até ontem. O hoje simplesmente vivo e o amanhã a Deus pertence. Busquei associar aos fatos evidenciados suas consequências, para a configuração do currículo vivenciado, alguns possíveis de comprovação documental, outros por evidências e memórias, os quais o tempo ainda não foi capaz de apagar. Finalizo atendendo à necessidade de relacionar o máximo de documentos que possam comprovar os fatos narrados, talvez por considerarem que o tempo e a idade sejam inimigos da memória.Item Memorial descritivo para promoção à classe de professor titular da carreira de magistério superior(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022-11) Santos, Carmi Ferraz; http://lattes.cnpq.br/2322696001671542Item Memorial: um olhar inacabado do mundo. diversidade, complexidade e movimento(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2021) Lima, Jorge Roberto Tavares de; http://lattes.cnpq.br/7869246790295927; Bergamasco, Sônia Maria Pessoa Pereira; http://lattes.cnpq.br/8863899187043019; Lima, Albenise de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7796825725927994; Pereira, Henrique dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7796825725927994; Callou, Ângelo Brás Fernandes; http://lattes.cnpq.br/9224131416590265Item Por uma memória dos vaga-lumes: o exercício de escrita de si em tempos sombrios(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2022) Barbosa, Lúcia Falcão; http://lattes.cnpq.br/5667594441132627Item Trajetória acadêmica: memorial descritivo analítico(Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2016) Almeida, Ceres Duarte Guedes Cabral de; http://lattes.cnpq.br/2868282040590288O processo de Promoção para a Classe Titular, nível I, da Carreira do Magistério de Ensino, Básico, Técnico e Tecnológico, em conformidade com a Resolução nº 086/2014 do Conselho Universitário da Universidade Federal Rural de Pernambuco, é composto por duas etapas: 1) aprovação na avaliação de desempenho no interstício de 24 meses no último nível da classe DIV e 2) aprovação na defesa do Memorial Descritivo Analítico da trajetória acadêmica. Na primeira etapa, onde é exigido obter no mínimo 200 pontos na Avaliação de Desempenho Docente, obtive aprovação neste processo pela Comissão de Desempenho Acadêmico com pontuação de 526,8 pontos. Para cumprir a segunda e última etapa deste processo, apresento este Memorial Descritivo Analítico que relata minha trajetória acadêmica, até o presente momento. Neste memorial, após cada atividade, está indicado o número da folha correspondente ao respectivo documento comprobatório. Todos os documentos estão anexo a este memorial, num volume separado, devidamente autenticados.