Bacharelado em Administração (UAST)
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Resultados da Pesquisa
Item Governança da educação básica no Brasil: Uma revisão sistemática da literatura(2022-10-14) Oliveira, Janaína Melo de; Brandão, Suiane Valença; http://lattes.cnpq.br/9055757760457782; http://lattes.cnpq.br/2933377365386425A educação é a base para o indivíduo se tornar um cidadão provido de discernimento para exercer seu papel na sociedade. A Governança Pública na área educacional deve seguir as premissas constitucionais, as quais determinam os direitos fundamentais dos cidadãos. O objetivo da pesquisa é analisar o Estado da Arte voltado à associação temática entre a governança pública e a educação básica no Brasil, a partir de uma Revisão Sistemática de Literatura no Portal de Periódicos da CAPES. A pesquisa é do tipo descritivo, adotando-se a abordagem qualitativa. Foi inicialmente realizada uma busca sobre a temática de Educação Básica no Brasil para a construção da seção de fundamentação teórica. Após o filtro de revisados por pares restaram 20 trabalhos, os quais serviram de base para o estudo. Cada artigo mostra as peculiaridades dos problemas gerados na área educacional, reforçando que a temática ainda tem múltiplos desafios a serem vencidos e fenômenos a serem estudados, desnudando a ineficiência do sistema de Governança Pública na Educação no Brasil. Como continuidade nos estudos sobre o tema, tendo em vista que as falhas da Governança na Educação Básica do Brasil têm se mostrado crônicas e carecem de reparos urgentes, sugere-se que estudos futuros sejam focados em Pesquisas Quantitativas sobre a Governança Pública e Políticas Públicas Educacionais. A sociedade precisa de resultados na área educacional com mais consistência, com escolas públicas ofertando ensino de qualidade e que estejam aptas a formar indivíduos capazes de mudar a realidade do país.Item Processo de comunicação em organizações privadas: um estudo na empresa Jodibe João Duque distribuidora de bebidas LTDA(2021) Leite, Mateus Pereira; Ferreira, Leonardo Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/9845689877157123Item As expectativas acadêmicas dos ingressantes do Curso de Bacharelado em Administração da UFRPE/UAST(2021-07-17) Viana, Káthylla Mayara Alves Santos; Farias, Ana Paula da Silva; http://lattes.cnpq.br/9195858306109701A presente pesquisa pode ser inserida no campo de estudo sobre expectativas acadêmicas, na qual busca investigar os anseios dos alunos ingressantes no ensino superior. Diante disso, o objetivo deste trabalho é responder a seguinte questão de pesquisa: quais são as expectativas acadêmicas dos ingressantes do curso Bacharelado em Administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST)? Para atender ao objetivo, essa pesquisa se caracteriza como descritiva e exploratória, com abordagem quantitativa e tem como procedimento técnico, o estudo de caso. Na coleta de dados foi utilizado o Questionário de Percepções Acadêmicas: Versão A – Expectativas – Versão brasileira (QPA-E/B) - criado por Deaño et al. (2015) e adaptado por MarinhoAraújo et al. (2015). Notou-se que os discentes veem o curso de Administração da UAST como uma ótima oportunidade de obter um bom emprego e estabilidade em uma profissão valorizada pela sociedade. Além disso, foi possível identificar a autocobrançItem Administração estratégica na contabilidade: o modelo inovador das startups de contabilidade on-line(2021-12-03) Santos, Maria Gisele Batista dos; Machado, Luiz Cláudio Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/6359712741593257Em um mundo cada vez mais globalizado e competitivo, é de extrema importância que as organizações busquem estratégias para se manterem no mercado. No setor contábil não é diferente, é necessário buscar formas de inovar neste tipo serviço, que apesar de já ter se reinventado diversas vezes, ainda é bastante burocrático. No início da última década com a internet cada vez mais forte, começaram a surgir startups de contabilidade on-line, que visam oferecer os mais diversos e importantes serviços contábeis às empresas. Este artigo buscou discutir sobre as estratégias utilizadas por esses escritórios inovadores, mostrando como diferem dos escritórios tradicionais, e apresentando índices de satisfação de seus clientes. Diante dos dados obtidos foi possível observar que esses escritórios são capazes de igualarem-se ou talvez ultrapassarem os escritórios tradicionais nos próximos anos, pois são eficientes, mesmo em seus pacotes de serviços mais básicos, ajudam a reduzir os custos da organização, pois o valor é bem mais baixo que o de escritórios tradicionais, e com isso aumentaram o poder de barganha dos clientes, que agora possuem mais poder de escolha.Item Análise dos planos de gestão de logística sustentável das universidades federais de Pernambuco(2022-10-13) Lima, Ivanise Pereira Leite; Farias, Ana Paula da Silva; http://lattes.cnpq.br/9195858306109701O Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) é uma ferramenta utilizada pelos órgãos públicos federais para estabelecer práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos no desenvolvimento de suas atividades. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi responder a seguinte questão: quais são as diferenças e semelhanças existentes nas práticas de sustentabilidade e racionalização do uso de materiais e serviços planejadas por universidades federais localizadas no Estado de Pernambuco? Trata-se de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa e documental. Os resultados de pesquisa indicam que, em geral, as práticas de sustentabilidade e racionalização do uso de materiais e serviços são semelhantes entre as instituições, diferenciando apenas em quantidade e no estágio de desenvolvimento. Algumas práticas estão em fase de planejamento ou conscientização, outras na fase de ampliação, como é o caso da energia elétrica.Item Percepção e grau de satisfação dos clientes de uma empresa de climatização em Serra Talhada-PE.(2022-10-13) Teles, Danilo Granja de Souza; Farias, Ana Paula da Silva; http://lattes.cnpq.br/9195858306109701O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a satisfação dos clientes da RefrigelarST e identificar as principais características com relação a qualidade em serviços. Além da preocupação com definições relativas à satisfação de clientes, fez-se um embasamento teórico sobre usabilidade, já que, o principal produtos comercializados pela empresa são seus serviços, e assim, considerou-se importante levantar a percepção dos clientes, em função desse sistema específico.Os procedimentos metodológicos neste estudo foram de abordagem quantitativa, e para viabilizá-lo foram adotadas a pesquisa bibliográfica e (descritiva e/ou exploratória), tendo como instrumentalização a aplicação de questionárioque foi aplicado aos clientes da empresa. Os dados foram coletados durante o mês de abril de 2022. Os resultados indicam uma amostra formada preponderantemente por pessoas de renda elevada e com satisfação geral extremamente elevada.Item Relatório de estágio supervisionado obrigatório: descrição de atividades realizadas no setor de alimentação escolar da prefeitura municipal de Lajedo - PE(2022) Silva, Maria Raíza Venancio da; Brandão, Suiane Valença; http://lattes.cnpq.br/9055757760457782Item Pesquisa de clima organizacional no contexto de pandemia: um estudo em uma escola pública da Bahia(2022-10-14) Leite, Ayslan Matias Barbosa; Perdigão, João Gabriel de Lima; http://lattes.cnpq.br/8575230612982202A pesquisa de clima organizacional é vista como uma ferramenta essencial para compreender a percepção dos colaboradores em relação ao ambiente de trabalho. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre o clima organizacional no contexto de pandemia da covid-19. Para tanto, foi realizada uma pesquisa em uma instituição pública de ensino no estado da Bahia, com o intuito de medir a percepção dos docentes sobre o clima organizacional no seu ambiente de trabalho. Para viabilizar o estudo, realizou-se uma pesquisa de levantamento (survey) através de um questionário com 25 perguntas objetivas que avaliaram os fatores internos que influenciam o clima organizacional da instituição. O questionário foi disponibilizado para os 56 docentes da instituição, dos quais 15 aceitaram participar voluntariamente do estudo, ou seja, uma amostra correspondente a 26,78% do quadro docente. Conforme os resultados do estudo, destacam-se como pontos positivos a satisfação dos docentes quanto ao orgulho de trabalhar e de desempenhar suas atividades na instituição. Como pontos negativos que precisam de mais atenção destacam-se os cursos e treinamentos fornecidos pela instituição que na opinião dos docentes não são suficientes para o exercício das suas atividades, os docentes também relataram que a pandemia afetou diretamente seu desempenho e o clima organizacional da instituição.Item O ciclo de serviços de uma escola técnica localizada no sertão do Pajeú(2022-10-13) Silva, Kamila Grasiele Nascimento; Farias, Ana Paula da Silva; http://lattes.cnpq.br/9195858306109701O ciclo de serviços funciona como uma ferramenta gerencial que ajuda as organizações a acompanhar processos intangíveis e voláteis, assim como os critérios que o cliente utiliza para avaliar os serviços prestados. Esta pesquisa teve como objetivo construir o ciclo de serviço de uma escola de cursos técnicos e mapear os pontos críticos dos processos que podem influenciar a satisfação do cliente considerando as cinco dimensões da qualidade propostas por Zeithaml e Bitner (2003). É um estudo de natureza exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa do problema e tem o estudo de caso como método. Em termos de resultados, identificou-se que o ciclo de serviços da escola apresenta como pontos críticos as atividades de prospecção dos alunos, de atendimento pedagógico e de fornecimento do material didático.Item Empreendedorismo feminino e seus desafios: um estudo com empreendedoras oriundas do sertão do baixo pajeú pernambucano(2022-10-04) Gomes, Janinne da Silva; Silva, Danúzio Weliton Gomes da; http://lattes.cnpq.br/2772521108714384Diante da trajetória ascendente do empreendedorismo feminino nos últimos anos, intensifica-se a importância de estudos que contribuam a cerca do tema e possibilitem visualizar aspectos relacionados a sua trajetória e desafios enfrentados no negócio. Em vista disso, a presente pesquisa tem como objetivo analisar as principais dificuldades apresentadas por mulheres empreendedoras residentes nas cidades de Triunfo e Serra Talhada, localizadas no sertão do baixo pajeú em Pernambuco. Como recurso metodológico para alcance dos resultados, utilizou-se da pesquisa qualitativa e exploratória, coletando-se os dados por meio de roteiro semiestruturado de entrevista aplicado a dez mulheres empreendedoras de diferentes ramos de negócio. Notou-se na decorrência do estudo que, apesar da evolução ao longo dos anos, muitos são os entraves enfrentados pelas mulheres empresárias, estando estes relacionados principalmente à conciliação da dupla jornada de trabalho, decorrente da divisão entre maternidade, tarefas domésticas e carreira profissional, defrontando-se ainda, com a persistente desigualdade de gênero presente no âmbito empresarial.
